Sobre

STYVENSON, O INDOMADO

O senador Styvenson Valentim (PODE) vem se notabilizando pelas declarações infelizes que têm feito nos últimos dias. Numa delas, ao comentar um vídeo onde um policial militar aparece agredindo uma mulher, disse que era preciso saber o que a vítima tinha feito para merecer aquelas tapas, como se houvesse motivo que justificasse aquela agressão. A reação nas redes sociais foi imediata. O senador, natural de Rio Branco (AC), foi duramente criticado – com razão – pela fala infeliz.

STYVENSON, O INDOMADO 2 – Diante da péssima repercussão, o senador fez um segundo vídeo, tentando se justificar, mas a emenda saiu pior do que o soneto. Na oportunidade, quis jogar com as palavras, mas não convenceu, continuou querendo justificar a agressão do policial.

STYVENSON, O INDOMADO 3 – O senador nem esperou a polêmica esfriar e já lançou outra. Numa live, sugeriu que a agressão sofrida pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) tinha a ver com chifre ou drogas. De imediato, a deputada abriu um boletim de ocorrência em desfavor do senador, além de uma representação no Conselho de Ética do Senado Federal.

STYVENSON, O INDOMADO 4 – Eleito com 745.827 votos em 2018, seu nome vinha sendo ventilado para concorrer ao cargo de governador nas eleições do ano que vem. Depois dessas declarações é muito difícil que ele consiga se viabilizar. O senador já declarou que não será candidato à reeleição.

RETROCESSO – Se a postura do senador Styvenson representa a nova política, eu prefiro então a velha política de José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (MDB), Geraldo Maia (PSDB), entre outros. Nunca os vi fazendo declarações tão absurdas. Isso mostra que mudanças nem sempre são positivas.

ROGÉRIO MARINHO, O SABIDO – O podcast Ecos da Política, disponível no Spotify, divulgou na sua 4ª edição que uma emenda do deputado federal Beto Rosado (PP), inserida no chamado “orçamento secreto”, beneficiou diretamente o ministro do Desenvolvimento, Rogério Marinho. Trata-se de aproximadamente R$ 1,5 milhão destinado à construção de um mirante no município de Monte das Gameleiras (RN), vizinho a um terreno do ministro.

ROGÉRIO MARINHO, O SABIDO 2 – No ano passado, meses antes do deputado Beto Rosado apresentar a emenda, o ministro solicitou um alvará de licença para a construção de um condomínio em sua propriedade. O dinheiro foi liberado e já houve a assinatura do convênio entre o Ministério do Turismo e a prefeitura de Monte das Gameleiras. O caso só veio à tona porque o prefeito do município, Jailton Félix (PP), fez questão de divulgar o feito nas redes sociais da prefeitura, talvez até de forma inadvertida. 

Um caso claro de utilização de recursos públicos para favorecimento pessoal. 

Outros dados e maiores detalhes no podcast Ecos da Política e também nos blogs: rapaduranews.com.br (aqui). tiocolorau.com.br (aqui) e blogdachris.com.br (aqui).

ROBINSON FARIA, O BLINDADO – Na Assembleia Legislativa tramita atualmente duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs), uma para investigar a construção da Arena das Dunas, durante o governo de Rosalba Ciarlini (PP); e outra para escarafunchar as ações do governo de Fátima Bezerra (PT) na condução da pandemia.

Curiosamente, não há nenhuma CPI para analisar o governo de Robinson Faria (PSD), o pior dos últimos anos. Ele conseguiu a “proeza” de não pagar quatro folhas de pagamento, mesmo as obras do estado sendo quase todas bancadas com recursos do Banco Mundial, e mesmo raspando o tacho do fundo previdenciário.

ROBINSON FARIA, O BLINDADO 2 – Não dá para entender o porquê de a Assembleia Legislativa não ter instalado uma CPI para descobrir os motivos que levaram o ex-governador Robinson Faria a deixar quatro folhas do funcionalismo em aberto. No mesmo período, e com os recursos de sempre, os outros poderes pagaram seus servidores – em dia.

Isso só revela o domínio que Robinson tem entre os deputados, muitos dos quais ele já conviveu por muitos anos, e viveu muitas histórias.

AQUECE MOSSORÓ – Já tem data definida a 04ª edição do Aquece Mossoró, iniciativa que busca incentivar o comércio da segunda maior cidade do estado. Será de 30 de outubro a 27 de novembro.

A campanha promete preços diferenciados, vantajosos, e sortear prêmios como bolsas de estudos, compras em supermercados, abastecimento de combustível, eletrônicos e veículos. 

A campanha permite ao consumidor trocar as notas fiscais por cupons. As notas fiscais terão que ser registradas no programa “Nota Potiguar”. Cada R$ 30,00 dá direito a um cupom para o sorteio que acontecerá no dia 04 de dezembro. O consumidor também poderá concorrer aos prêmios do programa Nota Potiguar e beneficiar instituições beneficentes de sua preferência.

DESEMPREGO – Os índices de desemprego neste nosso Florão da América só crescem. Já são 15 milhões de brasileiros sem emprego. Destes, 06 milhões já desistiram de procurar uma ocupação. O Brasil também conta com 34 milhões de pessoas trabalhando na informalidade, o que representa enorme perda de receita tributária por parte da União.

33 milhões de brasileiros estão subutilizados, ou seja, trabalham só parte da jornada diária, na outra ficam ociosos.

Precisamos de um presidente que enxergue essa massa gente. Não me recordo de ter visto o atual comandante da Nação, Jair Bolsonaro, martelando nessa problemática. As prioridades dele são outras, como se encontrar com deputada neonazista, salvar a Igreja Universal na África, negociar apoio com o Centrão, lutar pelo voto impresso etc. 

MENTIRA REPETIDA – O Supremo Tribunal Federal (STF) perdeu a paciência com o presidente da República. No site oficial, um vídeo esclarece que o órgão decidiu pela competência concorrente entre municípios, estados, Distrito Federal e União no combate à Covid-19. 

No vídeo, cujo título, em forma de pergunta, é “Mentira Repetida Mil Vezes Vira Verdade?”, é esclarecido que na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6341 o STF não proibiu o governo federal de atuar no combate à pandemia, apenas não lhe deu exclusividade para tal, dividindo a difícil tarefa entre os demais entes.

Escrito por Erasmo Firmino

Comentários

Comente

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

HUMOR: Entrevista com o vendedor de carros Fabrício Queiroz

Brasil