Sobre

Cine Poty lança filme do RN no Dia do Cinema Nacional (19 de junho)

O audiovisual abre uma janela para infinitos mundos, ao mesmo tempo que eterniza acontecimentos ficcionais ou documentais. Ao reconhecer no filme uma história, um sotaque, um lugar, uma pessoa e outras situações que nos são familiares, ativamos nosso sentido de pertencimento. É empolgante vermos na tela um bairro que conhecemos, uma expressão tipicamente potiguar, uma personagem forte do nosso sertão, caatinga ou litoral. E foi para ativar esse sentimento de pertencimento aliado a difusão e preservação do conteúdo audiovisual produzido no Rio Grande do Norte que existe a plataforma Cine Poty.

Filmes de ficção ou documentário de curta, média ou longa metragem realizados no Rio Grande do Norte podem ser cadastrados na plataforma. Videoclipes, webséries e vídeos sobre o universo do audiovisual no Estado também têm espaço garantido nesse local de exibição e pesquisa. Além de assistir o filme, você encontra informações complementares sobre a obra como equipe, equipamento e realidade de produção.

A plataforma Cine Poty foi criada pelas equipes da Cinemateca Potiguar e do Núcleo de Produção Digital – NPD RN, projetos de extensão do IFRN Natal Cidade Alta. Como estes projetos já realizavam exibições de filmes no formato presencial, a criação da plataforma foi a forma encontrada para continuar atuando com exibição e difusão de conteúdo nacional e potiguar. E neste dia 19 de junho, em que se comemora o Dia do Cinema Nacional, nós do Cine Poty convidamos o público a acessar o cinepoty.org e assistir a produção que o RN realiza, contribuindo diretamente para o fortalecimento do cinema nacional.

E convidamos as realizadoras e os realizadores que atuam no Rio Grande do Norte a cadastrarem os seus filmes e/ou as informações sobre eles e juntos construirmos esse espaço virtual colaborativo e essencial para a preservação das obras e reconhecimento dos profissionais que atuam no estado.

Também é possível realizar o cadastro no Cine Poty como profissional em atuação no RN, de forma que passamos a conhecer quem executa as diversas funções de um filme. Para nós que fazemos a Cinemateca Potiguar e o Núcleo de Produção Digital, difundir e preservar nossos profissionais é também eternizar nosso audiovisual, pois um filme é feito por pessoas.

A fim de complementar as informações trazidas no Cine Poty foi feita parceria com o projeto da UFRN chamado Observatório do Audiovisual Potiguar (https://opa.ufrn.br/), que estuda as empresas produtoras de conteúdo audiovisual no RN.

É importante lembrar ainda que a Lei 13.006/2014 orienta que as escolas de educação básica exibam até duas horas de filmes nacionais mensalmente. Ao se deparar com estes conteúdos, estudantes vão entendendo mais da pluralidade que é nosso país, além das diversas identidades que o formam. E o conteúdo fílmico potiguar vem a somar com criatividade e qualidade nesta cartela de filmes brasileiros que registram diversas faces de nossos povos e histórias. E para curtir e conhecer mais desse conteúdo, além de mostrar ao mundo produtos culturais do nosso estado, te convidamos a acessar o cinepoty.org. A plataforma é gratuita e você ainda pode se cadastrar como usuário, avaliar e comentar nos filmes, além de criar suas próprias playlists.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Milícia no Divã – Desmascarado

CORES DO INTERIOR APRESENTA EXPOSIÇÃO VIRTUAL