Últimas histórias

  • Orquestra Sinfônica do RN abre temporada 2024 nesta quarta-feira no TAM (27)

    Em clima de comemoração ao aniversário de 120 anos do Teatro Alberto Maranhão (TAM), nesta quarta-feira (27), às 19h30, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), gerida pelo Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA), apresenta o concerto oficial de abertura da temporada de 2024. O espetáculo celebra as festividades de Páscoa e também os 180 anos de nascimento do compositor clássico Nikolai Rimsky-Korsakov. Os ingressos gratuitos serão distribuídos em dois lotes. O primeiro lote foi disponibilizado via link do Sympla, nessa segunda-feira (25). O ingresso virtual deverá ser trocado pelo bilhete físico, no TAM, entre 18h e 19h, horário em que o virtual perde a validade. O segundo lote será distribuído por ordem de chegada, no dia do concerto, na bilheteria do Teatro, uma hora antes do evento.

    Sob a direção artística e regência de Linus Lerner, o concerto abre com a famosa abertura da ópera “Guilherme Tell”, obra-prima de Gioachino Rossini, peça que marca as trilhas sonoras de filmes e animações. A segunda obra apresentada será o concerto para trompa de Reinhold Glière, com o solista Radegundis Feitosa, professor da Escola de Música da UFRN e fundador da Associação de Trompistas do Brasil (ATB). Este concerto é a mais aclamada obra de Glière, escrita no estilo neoclássico e com fortes influências do romantismo. O espetáculo segue com a “Grande Abertura da Páscoa Russa”, de Nikolai Rimsky-Korsakov, que segundo o compositor representa uma “transição entre o sombrio e misterioso ambiente do Sábado da Paixão, ao júbilo sem limites do Domingo da Ressurreição”.

    O programa segue com a OSRN interpretando  as comemorações da Páscoa: o intermezzo da Ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, cuja ação se passa num domingo de Páscoa em uma aldeia da Sicília no século XIX, e “Pie Jesu”, do compositor britânico Andrew Loyd Weber, que será apresentada com a participação dos coros Harmus do Instituto de Música Waldemar de Almeida (IMWA) o Coral do CEI, ambos regidos pelo maestro Janilson Batista. A interpretação desta peça conta com a participação especial da soprano Alzeny Nelo e da solista mirim Júlia Costa. Pie Jesu é geralmente apresentado como parte da missa de “réquiem”, e seu texto se traduz: “Piedoso Jesus que tirais o pecado do mundo, dá-lhes a paz”. O concerto finaliza com “Capriccio Espagnol”, do homenageado da noite, Korsakov, considerado um dos melhores exemplos de orquestração já escritos na história da música.

    “Este é mais um concerto da nossa OSRN, que marca o início de uma temporada de música de alta qualidade, repleta de energia e emoção. É uma oportunidade não só para alimentar nossas almas com melodias envolventes, mas também para refletir sobre o renascimento que a Páscoa nos inspira a cada ano”, ressalta o maestro Linus Lerner. O convite para apreciar esse momento único é reiterado por Maryland Brito, secretária extraordinária de cultura do RN: “assistir a um espetáculo da OSRN é poder sentir a potência da música, e o ambiente mágico do Teatro permite uma imersão nas expressões e sonoridades que acessa uma sensação única”.

    Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto, reforça a importância deste concerto, que marca os 120 anos do Teatro Alberto Maranhão. “É uma honra para a FJA garantir a abertura da temporada 2024 com um evento que enaltece o talento dos musicistas potiguares, num lindo concerto preparado pelo Governo do RN e toda equipe da FJA e OSRN”. A produção da OSRN é assinada pela MAPA Realizações Culturais.

    No mesmo dia do concerto a OSRN realizará um ensaio aberto para escolas no TAM a partir das 15h.

    SOBRE A OSRN

    A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado. A Temporada OSRN de 2024 tem realização do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, com produção da Mapa Realizações Culturais e apoio do Teatro Alberto Maranhão.

    SERVIÇO: OSRN – Concerto Oficial de Abertura da Temporada 2024

    27 de março de 2024 (quarta-feira)

    19h30 – entrada franca!

    Teatro Alberto Maranhão. Ribeira. Natal (RN).

    Reservas:

    Lote internet: App Sympla (25/03):

    https://www.sympla.com.br/concerto-abertura-temporada-osrn-2024—120-anos-tam__2393246

    Troca dos Ingressos: Bilheteria do Teatro Alberto Maranhão – TAM, Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal – RN.

    Lote Bilheteria: Distribuição no dia 1 hora antes do espetáculo na Bilheteria do TAM.

  • Projeto do Sesc RN levará ações culturais gratuitas para Major Sales

    Na quarta-feira, 27, O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), por meio do Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural, uma iniciativa inédita, levará ações culturais gratuitas para a cidade de Major Sales, a 400km de Natal. A programação contará com abertura da exposição Caboclos, às 9h, no Museu Cultural “Francisca Dantas de Morais” e exibição do filme “Uma Pisada Diferente: Na Trilha dos Caboclos de Mestre Bebé”, às 20h, na praça de eventos do município.

    A exposição Caboclos é composta por 35 fotografias e recebe a assinatura de Kécia Andrade (PB) e Diógenes Mendonça (PB) e busca trazer um registro fotográfico e poético desses grupos, aproximando por meio da fotografia as dimensões da festa coletiva e das impressões individuais. Ela permanece em Major Sales/RN até o dia 30 de abril, com visitação gratuita, sempre das 7h às 17h.

    Enquanto que o filme possui direção e roteiro dos produtores audiovisual Carito Cavalcanti (RN) e Fernando Suassuna (RN) e aborda uma vivência cultural realizada no município de Major Sales/RN, com o grupo de cultura popular “Caboclos do Mestre Bebê” que tem como objetivo valorizar e difundir as manifestações culturais locais, preservando a memória e o patrimônio cultural por meio de pesquisas e difusão de conhecimentos.

    O Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural tem o objetivo de pensar em ações voltadas para a valorização e divulgações de manifestações e expressões culturais, tendo como foco as perspectivas da territorialidade e a relação com os detentores do conhecimento naquela localidade, na qual estão inseridos.

    O diretor regional do Sesc, Gedson Nunes, explicou que o Sesc RN tem uma abrangência estadual, podendo chegar em todas as microrregiões, respeitando as tradições, conhecimentos e demais aspectos culturais. “Com isso, o Sesc muitas vezes ajuda a divulgar o trabalho de artistas locais e trabalhos desenvolvidos no RN, sobretudo, dando espaço para criadores de conteúdo que, muitas vezes, estão em cidades do interior. Além disso, promovemos a troca de conhecimento entre os profissionais da economia criativa”, disse. 

    Serviço:

    O que: Projeto do Sesc RN levará ações culturais gratuitas para Major Sales/RN. 

    Abertura: 27 de março de 2024, 9h.

    Local: Major Sales/RN

    Programação gratuita:

    9h – Exposição Caboclos – Local: Museu Cultural “Francisca Dantas de Morais” (Visitação de 27 a 30 de abril, das 7h às 17h).

    20h – Exibição do filme “Uma Pisada Diferente: Na Trilha dos Caboclos de Mestre Bebé” – Local: Praça de Eventos do Município de Major Sales.

  • Coleção “Dez Mulheres Potiguares” lança amanhã a sétima edição com mulheres importantes para a história e cultura do RN

    A sétima edição da coletânea de cordéis “Coleção Dez Mulheres Potiguares”, que exalta a memória de mulheres que deixaram sua marca na cultura e na história do nosso estado, será lançada amanhã, 23 de março, às 16h, no Box da Casa do Cordel, localizado no Shopping Potiguarte. 

    Cada um dos dez livros narra, em versos, os perfis biográficos de figuras femininas que construíram e constroem a história do Rio Grande do Norte. “Somos a publicação em cordel de maior destaque em solo potiguar, uma iniciativa única que visa fomentar e promover a participação das mulheres neste campo, além de ser um convite para que mais vozes femininas sejam ouvidas e mais talentos sejam reconhecidos e celebrados. A Coleção “Dez Mulheres Potiguares” traz a energia criativa e a sensibilidade artística das escritoras e ilustradoras envolvidas na sua construção, captando não apenas a essência das homenageadas, mas também a diversidade e a riqu eza da arte produzida no RN”, afirma Vani Fragosa, idealizadora e coordenadora da coleção.

    Nesta tão aguardada edição as homenageadas e escritoras são: 

    • Professora Ângela Paiva, nos versos de Fátima Régis; 
    • A cacica Lúcia Paiacu Tabajara, na lírica de Guadalupe Segunda; 
    • A calungueira Dona Dadi, na poesia de Rita Cruz; 
    • Dona Sônia, do grude de Extremoz, na métrica de Dorinha Timóteo; 
    • A indígena Luiza Cantofa, no versejar de Vani Fragosa; 
    • Professora Maria Eufrosina Fernandes, na poética de Jardia Maia; 
    • Coronel Margarida, única mulher com esta patente na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, nas rimas de Célia Melo (Bombom); 
    • Odaíza Pontes Galvão, do boi de reis, no versar de Geralda Efigênia; 
    • A escritora e professora Salizete Freire Soares, na poética de Jussiara Soares; 
    • A promessa do tênis brasileiro, a jovem Victoria Barros, na poética de Gorete Macêdo. 

    As capas dos cordéis também ressaltam a importância da arte e da cultura visual feminina e são adornadas com gravuras feitas pelas artistas plásticas: Eliane Melo, Cecília Guimarães, Socorro Araújo, Bia Alecrim, Célia Albuquerque, Goreti Santos, JanaWan Wanderley, Mickaelly Fernandes e Cowmila Wanderley.

    A sétima edição da coleção “Dez Mulheres Potiguares” é uma iniciativa da Associação Cultural Casa do Cordel e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, Gráfica Manimbu e da Contexto Comunicação.

    Serviço:
    Lançamento da sétima edição da coleção de cordéis “Dez Mulheres Potiguares”
    Sábado – 23 de março – às 16h
    No Box da Casa do Cordel – Shopping Potiguarte (Avenida Engenheiro Roberto Freire, 8000, Ponta Negra – ao lado do Praia Shopping
    Mais informações: Instagram – @casa.docordel

  • Circuito Sesc de Corridas oferece treinos gratuitos em Natal/RN

    Os atletas que estão em preparação para a etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas poderão treinar, gratuitamente, com orientação dos profissionais do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), uma instituição do Sistema Fecomércio. Os treinos acontecerão pelas ruas de Natal, a partir deste sábado, 23 de março e seguem até o dia 27 de abril.

    O primeiro treino será em frente ao Parque das Dunas, na avenida Alexandrino de Alencar, às 5h30, se repetindo no mesmo local em 17/04, às 18h15. Nos dias 3, 10 e 24 de abril, a ação se repete no Sesc Cidade Alta, sempre às 18h15. Já nos sábados, 13 e 27 de abril, os treinos serão na Via Costeira, próximo ao Posto Policial, no acesso da avenida Engenheiro Roberto Freire, às 5h30. E no dia 20 de abril, os atletas terão uma preparação especial na Escadaria de Mãe Luiza, às 5h30.

    As aulas são abertas ao público, portanto, para participar basta comparecer ao local identificado e data marcado, e dizer que está se preparando para a etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas. Os treinos acontecerão na rua e sob a supervisão de um profissional do Sesc RN.

    A etapa Natal acontecerá no setor norte da Arena das Dunas, no dia 1º de maio, com corrida adulto e infantil, além da caminhada solidária. Para os adultos, os percursos seguem pela marginal da BR-101 em direção à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), passando pela Escola de Música, para quem vai cumprir os 5 km, e continuando até o setor das piscinas para os 10 km.

    Serão até 4.000 atletas inscritos. Na modalidade infantil – com um percurso reduzido – são 400 fichas de inscrição disponíveis, para crianças com idades entre 2 e 13 anos, com direito a medalha de participação. Já a caminhada solidária tem o objetivo de incentivar a prática esportiva em todas as idades e acontece em parceria com o Programa Sesc Mesa Brasil, que reverterá o valor das inscrições em doações para entidades cadastradas.

    O primeiro lote de inscrições segue até 31 de março, ou enquanto houver vagas, pelo site sescrn.com.br, onde também consta o regulamento. O valor da inscrição é R$45,00 (quarenta e cinco) para os credenciados do Sesc RN na categoria Trabalhador do Comércio ou dependentes, e R$90,00 (noventa reais) para o público geral. Já a caminhada terá taxa de inscrição de R$30,00 (trinta reais), enquanto que a corrida infantil será de R$25,00 (vinte e cinco reais). Todos os valores devem ser acrescidos 10% da taxa de serviço de vendas.

    Cada atleta inscrito na Corrida terá direito ao kit competidor, composto por camiseta, sacola, chip e número, frutas, massagem e hidratação. O Circuito Sesc de Corrida se consolidou como uma das maiores do Brasil quando se fala em corrida de rua, pois em 2024 está com 130 etapas planejadas, sendo duas delas no RN, uma em Natal e outra prevista para Mossoró. Esta edição conta com o patrocínio da Inter TV, Dore, CDA Distribuidora, Freegelo, Café Santa Clara, Frisco, Nossa Fruta Brasil, Rede Mais, Nutri Saúde, Aqua Coco, Slup Sorventes e Freeway.

    Serviço:

    O que? Circuito Sesc de Corridas oferece treinos gratuitos em Natal/RN

    Cronograma de treinos:

    • Dia 23/03 – 5h30 – Av. Alexandrino de Alencar (Parque das Dunas)
    • Dia 03/04 – 18h15 – Sesc Cidade Alta
    • Dia 10/04 – 18h15 – Sesc Cidade Alta
    • Dia 13/04 – 5h30 – Via Costeira (Posto Policial ao lado do mangai)
    • Dia 17/04 – 18h15 – Av. Alexandrino de Alencar (Parque das Dunas)
    • Dia 20/04 – 5h30 – Escadaria Mãe Luiza
    • Dia 24/04 – 18h15 – Sesc Cidade Alta
    • Dia 27/04 – 5h30 – Via Costeira (Posto Policial ao lado do mangai)
    • Circuito Sesc de Corridas

    Inscrição 1º lotesescrn.com.br

    • Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes – R$ 45 (quarenta e cinco reais).
    • Público externo não associado ao Sesc – R$ 90 (noventa reais).
    • Caminhada Solidária – R$ 30 (trinta reais).
    • Infantil – R$ 25 (vinte reais).

    *Todos os valores devem ser acrescidos 10% da taxa de serviço do site de vendas.

    Data da Corrida: 1º de maio de 2024, a partir das 15h30.

    Onde: Arena das Dunas.

    Saiba mais: sescrn.com.br

  • Escola de Criação da Casa da Ribeira segue com inscrições abertas para os primeiros cursos livres do projeto

    Estão abertas as inscrições para os dois primeiros cursos livres da Escola de Criação da Casa da Ribeira. Um núcleo educativo para artistas e não-artistas criadores, com garantia de acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+, estudantes da rede pública de ensino e egressos. 

    “Um lugar de partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos” vai acontecer de 01 a 05 abril, aulas presenciais, de segunda a sexta, das 14h às 18h. “Você ainda lembra? Oficina de Escrita Poética”,  de 22 a 26 de abril, também de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ambos serão realizados na Casa da Ribeira. Requisitos para participar: pessoas de baixa renda; estudantes de escolas públicas (e quem estudou o ensino médio em escolas públicas); moradores de bairros periféricos do entorno da Casa da Ribeira e cidades vizinhas; pessoas negras e ou indígenas; pessoas trans, travestis e não-binárias – faixa etária a partir dos 16 anos. 

    As inscrições para os primeiros cursos seguem abertas até o dia 25 de março. Os interessados podem acessar o link a seguir e seguir o passo a passo https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5vhjCJcThjPBUGN_2WE2A9dM2oEs2mhbnle2bwPLvVjR5Nw/viewform  

    Escola de Criação Casa da Ribeira

    A Escola vai disponibilizar, neste ano, um total de 07 cursos de formação (4 breves e 3 aprofundados). Serão mais de 160 horas para o fomento à criatividade e o desenvolvimento humano através das artes para um grupo diversificado de 130 pessoas inscritas e, também, com a realização de aulões abertos. 

    Dentre os cursos estão: Um Lugar de Partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos com Ana Cláudia Viana – 20h; Você Ainda Lembra? (Oficina de Escrita Poética com Thiago Medeiros – 20h); Iniciação à Percussão e Sonorização (Alessandro Saraiva e Nando Galdino – 20h); Narrativas Afirmativas no Audiovisual (com Di Gatti – 20h); O Moinho de Ideias (com Clotilde Tavares – 12h); Dramaturgias Clássicas e Documental (com Henrique Fontes – 44h) e, Ancestralidade como Potência (com Alessandra Augusta – 26h). 

    A Escola de Criação é uma realização da Casa da Ribeira, Casa +Negra Diversidade e conta com patrocínio da vereadora Brisa Bracchi (emenda parlamentar), da Prefeitura do Natal, da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura – Governo Federal. 

    Visite o site https://casadaribeira.com.br/ .

  • Tanda Macêdo celebra 15 anos de carreira com show gratuito no Teatro Alberto Maranhão

    Já conhecida por realizar e dar voz à Roda Potiguar de Forró, a cantora Tanda Macêdo sobe ao palco do Teatro Alberto Maranhão nesta sexta-feira (15), às 19h, para apresentar o espetáculo musical “Cantorias”. O show acústico traz no repertório canções que marcaram a história musical e pessoal da artista, que comemora 15 anos de carreira. A entrada será gratuita, com distribuição dos ingressos 1 hora antes do evento.

    Acompanhada por Jubileu Filho nas cordas e Lipe Guedes no acordeom, Tanda deve mexer na memória afetiva dos espectadores, passando pela Música Popular Brasileira, e especialmente por canções nordestinas.

    “Este show representa um marco de maturidade, uma síntese da minha jornada na música e das canções que têm sido a trilha sonora de momentos importantes da minha vida. É também um convite para que o público acesse a minha morada nesses 15 anos de jornada, que é o palco. Tenho certeza que a apresentação será repleta de conexão e celebração”, conta Tanda.

    “Cantorias” traz ainda participações especiais de amigos musicais da cantora: Dani Cruz, Daniela Fernandes, Samara Alves e Vinícius Lins são os convidados da noite para compartilhar o palco com Tanda Macêdo.

    O evento é gratuito e para a retirada das senhas na bilheteria do Teatro, a partir das 18h, é sugerida a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó, que será destinado à Casa de Apoio ao Paciente com Câncer Irmã Gabriela, mantida pela LIGA Contra o Câncer.

    A apresentação tem o patrocínio do Governo do RN, através da Fundação José Augusto e da Prefeitura do Natal. Conta ainda com o apoio da Designer Brasil e Vankoke.

    TANDA MACÊDO

    Tanda Macêdo, cantora e multiartista, é conhecida por sua versatilidade e suas contribuições em áreas como literatura, cinema e empreendedorismo criativo. Dedicada ao gênero forró desde 2015, ela é a criadora da Roda Potiguar de Forró, projeto reconhecido por valorizar a música nordestina. Em 2022, lançou seu primeiro álbum autoral “Amor de Barro”, disponível em todas as plataformas de streaming. Em 2023, Tanda foi indicada ao Prêmio Multishow representando o Rio Grande do Norte com a música ‘Nossa Rotina’, na categoria Brasil.

    SERVIÇO:
    Espetáculo musical ‘Cantorias’ com Tanda Macêdo
    15 de março, 19h, Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal)
    Entrada gratuita – (ingressos distribuídos na bilheteria do teatro 1 hora antes do evento)

  • Casa +Negra Diversidade e Escola de Criação são os novos projetos da Casa da Ribeira

    As novidades foram anunciadas durante a noite da quarta-feira (06), na Casa da Ribeira, que celebrou seus 23 anos de existência, sob a presença de convidados especiais e plateia. Com a intencionalidade de ser lugar de protagonismo, visibilidade e acesso à cultura pelos mais diversos públicos, a Casa segue visando o acesso aos bens culturais e artísticos pelos públicos em 2024 e apresenta à sociedade, as novidades da Casa.

    A solenidade de comemoração iniciou com a fala de Henrique Fontes, dramaturgo, diretor e ator brasileiro, que por anos foi presidente da Casa. Relembrando o início desse sonho que foi a criação de um local onde os artistas de Natal pudessem expressar sua arte, Henrique comentou: “Temos um equipamento cultural riquíssimo em nossas mãos, à disposição de todos. Aqui sempre foi um lugar de mil possibilidades, é assim que enxergamos, é assim que os moradores ao redor enxergam, é assim que os potiguares precisam enxergar. Daqui já saíram inúmeros profissionais, para as mais diversas áreas. Portanto,neste dia de celebração, me alegro em ver tantas gerações que por aqui já passaram, alçaram vôos e outros que atuam na própria Casa. Momento muito especial e de grandes expectativas para o futuro”.

    Logo em seguida, o segundo momento da noite, o anúncio da nova presidenta da Casa, cargo assumido, sob fortes aplausos da plateia, pela a atriz e produtora cultural, Alessandra Augusta. Ex-aluna de projetos da Casa, amante do local e uma entusiastas incansável, Alessandra tomou posse do cargo de presidente e falou sobre suas perspectivas. “Primeiro de tudo, é uma honra receber o bastão das mãos de Henrique, alguém que admiro há anos e que me ensinou muito da profissão, ele foi meu primeiro professor de teatro, minha formação começou por ele.  O meu propósito é continuar este lindo trabalho, atuando junto aos nossos mais diversos públicos e colocando o teatro no lugar que ele sempre esteve e que deve permanecer, um lugar de imprescindível função social,  com poder transformador, político, formador de ideias e construtor de histórias”, comenta a presidenta, Alessandra Augusta. 

    Na plateia estavam presentes a Deputada Estadual Divaneide Basílio, a vereadora de Natal Brisa Bracchi, muitos artistas potiguares, poetas, formadores de opinião, funcionários do espaço, ex-educandas/os/es, amantes das artes e a sociedade em geral. Encerrando a noite, um show vibrante com a cantora, compositora, produtora musical e atriz brasileira, Khrystal, no show “Canto para Xangô”. No palco também estavam presentes Ricardo Baya, músico, compositor, arranjador e produtor musical potiguar; Bruno Cirino, músico acordeonista e, o baterista Darlan Marley. 

    Conheça a Casa +Negra Diversidade e a Escola de Criação

    Casa + Negra Diversidade trata-se de uma nova intenção de ocupação da Casa, que amplia o olhar para a negritude e a comunidade LGBTQIAPN+. A ideia é ocupar o espaço com a diversidade, tornando-o meio importante para que as pessoas sejam protagonistas das suas histórias, tenham visibilidade e acesso à educação e desenvolvimento humano e artístico. Serão desenvolvidas inúmeras ações no decorrer do ano junto a esses públicos-alvos. 

    Já a Escola de Criação, será um núcleo educativo para artistas e não-artistas criadores, com garantia de acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos. A Escola vai disponibilizar, neste ano, um total de 07 cursos de formação (4 breves e 3 aprofundados). Serão mais de 160 horas para o fomento à criatividade e o desenvolvimento humano através das artes para um grupo diversificado de 130 pessoas inscritas e, também, com a realização de aulões abertos. 

    Dentre os cursos estão: Um Lugar de Partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos com Ana Cláudia Viana – 20h); Você Ainda Lembra? (Oficina de Escrita Poética com Thiago Medeiros – 20h); Iniciação à Percussão e Sonorização (Alessandro Saraiva e Nando Galdino – 20h); Narrativas Afirmativas no Audiovisual (com Di Gatti – 20h); O Moinho de Ideias (com Clotilde Tavares – 12h); Dramaturgias Clássicas e Documental (com Henrique Fontes – 44h) e, Ancestralidade como Potência (com Alessandra Augusta – 26h). As inscrições para os primeiros cursos já estão abertas e podem ser acessadas através  do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5vhjCJcThjPBUGN_2WE2A9dM2oEs2mhbnle2bwPLvVjR5Nw/viewform 

    A Escola de Criação é uma realização da Casa da Ribeira, Casa +Negra Diversidade e conta com patrocínio da vereadora Brisa Bracchi (emenda parlamentar), da Prefeitura do Natal, da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

    Casa da Ribeira

    Inaugurada dia 06 de março de 2001, a Casa da Ribeira é um espaço independente, de Educação e Cultura, criado no centenário casarão n° 52 da Rua Frei Miguelinho, Ribeira, Natal, RN, Brasil. A Casa já abraçou mais de 280 mil espectadores, abrigou mais 2.700 espetáculos diferentes, desenvolveu mais de 30 projetos, tendo como conceito uma programação inclusiva e diversa com acesso subsidiado para públicos de Natal.

    Visite o site https://casadaribeira.com.br/ ou as redes sociais @casadaribeira para acompanhar e conhecer esse objeto cultural tão importante para o Rio Grande do Norte. 

  • Senado aprova marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura

    O Senado aprovou, nessa quarta-feira (6), o projeto que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Do ex-deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), o PL 5.206/2023 foi relatado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e agora segue para a sanção da Presidência da República.

    De acordo com o relator, o marco regulatório proposto tem o objetivo de garantir os direitos culturais, com a colaboração entre os entes federativos, para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura. Humberto apontou que o SNC busca a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais, sendo regido pelos princípios da diversidade das expressões culturais. Ele ainda informou que acatou apenas emendas de redação para aprimorar o texto do projeto.

    — Este é um dos projetos mais importantes da área cultural nos últimos anos. Criar o Sistema Nacional de Cultura foi um avanço muito significativo. Homenagear a cultura é homenagear o povo do nosso país — afirmou Humberto.

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que acompanhou a votação do projeto no Plenário. Delegados culturais de unidades da Federação e artistas também estiveram presentes nas galerias do Senado.

    Novo tempo

    Na visão da senadora Augusta Brito (PT-CE), que atuou como relatora da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto é importante por democratizar o acesso à cultura. Para o senador Jayme Campos (União-MT), o projeto é de extrema importância para o país, por prever a colaboração entre os entes para fortalecer a área cultural. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), exaltou o apoio à cultura que o atual governo estaria implementando. Ele reclamou da oposição que “estranha” esse novo tempo de apoio à cultura.

    — O Brasil de verdade, da cultura e da democracia, voltou. E voltou para ficar — registrou Randolfe.

    O senador Weverton (PDT-MA) disse que o projeto ajuda a concretizar um novo tempo na cultura do país. Ele aproveitou para pedir mais atenção com a região Nordeste, com melhor distribuição dos recursos para a área da cultura. Ao recomendar a aprovação da matéria, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que seu estado, com tantos artistas, está bem representado no projeto. Os senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Beto Faro (PT-PA) e Jorge Kajuru (PSB-GO) também elogiaram a iniciativa da proposta.

    A senadora Teresa Leitão (PT-PE) lembrou que o governo do presidente Lula tem o mérito de ter recriado o Ministério da Cultura. De acordo com a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), o projeto vai colaborar com o planejamento de políticas públicas voltadas para a produção cultural. O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) anunciou seu voto favorável e disse que é muito difícil fazer cultura no Brasil. Segundo o senador, a cultura também é importante como vetor econômico, gerando renda e emprego.

    — Quando a cultura entra na veia de um povo, ela muda a história e a realidade. Que o Brasil tenha sua identidade cultural cada vez mais valorizada — declarou Rodrigo.

    Sistema Nacional de Cultura

    O SNC está previsto na Constituição, incluído pela Emenda Constitucional 71, de 2012, e objetiva a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais. O texto constitucional prevê que lei federal regulamentará o SNC e sua articulação com os demais sistemas nacionais e políticas setoriais de governo. É essa lacuna normativa que o projeto busca suprir.

    Fundamentado na política nacional de cultura e suas diretrizes, fixadas pelo Plano Nacional de Cultura (PNC), o SNC rege-se por alguns princípios, como o da diversidade das expressões culturais, da universalização do acesso aos bens e serviços culturais e o do fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais.

     Estrutura

    A sua estrutura é composta, nas respectivas esferas da Federação, de órgãos gestores, conselhos de política cultural, conferências de cultura, comissões intergestoras, planos de cultura, sistemas de financiamento à cultura, sistemas de informações e indicadores culturais, programas de formação na área de cultura e sistemas setoriais.

    Entre os elementos da composição do SNC, os planos de cultura, estabelecidos por lei, são instrumentos de planejamento plurianual que orientam a execução da política pública de cultura e possibilitam a articulação das ações do poder público nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal. O projeto prevê a criação do Sistema Nacional de Financiamento à Cultura (SNFC), que deverá articular os diversos instrumentos de financiamento público da área. O relator incluiu emenda para deixar claro que eventuais despesas decorrentes da nova lei estarão sujeitas à disponibilidade orçamentária e financeira.

     Adesão

    A adesão plena dos estados, Distrito Federal e municípios ao SNC, segundo o texto, acontece por meio de instrumento próprio perante à União, nos termos de regulamento, e pela publicação de lei específica de criação dos sistemas estaduais, distrital e municipais de cultura. Além disso, a adesão é condicionada à criação, no âmbito de cada ente ou sistema, do conselho de política cultural, plano de cultura e fundo de cultura próprio.

     Financiamento

    Entre as iniciativas a serem implementadas pelos entes que aderirem ao SNC, estão as conferências de cultura, que são espaços de participação social nos quais se articulam os poderes públicos e a sociedade civil para analisar a conjuntura do setor cultural e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas. O projeto também prevê a ampliação progressiva dos recursos orçamentários destinados à cultura, em especial ao Fundo Nacional de Cultura (FNC), respeitados os limites fiscais e orçamentários dispostos na legislação pertinente.

    Agência Senado

  • RN inicia vacinação contra influenza no dia 18 de março

    A campanha de imunização contra a influenza, que tradicionalmente iniciava no mês de maio, foi antecipada em 2024. O Rio Grande do Norte vai começar o trabalho de vacinação dos grupos prioritários no próximo dia 18 de março, com mais de 360 mil doses disponíveis neste primeiro lote para atender aos grupos prioritários.

    Os imunizantes já chegaram ao RN e começam a ser distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) às seis unidades regionais no interior, onde os municípios recolhem seus lotes, a partir desta sexta-feira (8). A previsão é de que até o próximo dia 15/03, todos as 167 cidades potiguares estejam com suas vacinas estocadas e prontas para aplicação.

    O RN vai antecipar em uma semana a data sugerida pelo Ministério da Saúde, que é 25 de março, como o marco oficial de início da Estratégia de Vacinação contra a Influenza para as Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. “Foi pactuado na Câmara Técnica da Vacinação a antecipação da campanha de Influenza 2024 tendo em vista que estamos vivenciando um período de maior circulação dos vírus, e a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, possuindo a capacidade de promover imunidade reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

    A vacina utilizada na campanha é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza em circulação no Brasil e pode ser aplicada em conjunto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Em 2023, foram aplicadas cerca de 961 mil doses da vacina contra a influenza no RN.

    GRUPOS

    De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, os públicos prioritários da campanha de vacinação contra a influenza são:

    •  crianças de 6 meses a menores de 6 anos
    • trabalhador da saúde
    • gestantes
    •  puérperas
    • professores do ensino básico e superior
    • povos indígenas
    • idosos com 60 anos ou mais
    •  pessoas em situação de rua
    • profissionais das forças de segurança e salvamento
    • profissionais das Forças Armadas
    • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
    • pessoas com deficiência permanente
    • caminhoneiros
    • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
    • trabalhadores portuários
    • população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

    Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

  • Casa da Ribeira completa 23 anos e faz evento especial nesta quarta-feira (06)

    Com a intencionalidade de ser lugar de protagonismo, visibilidade e acesso à cultura pelos mais diversos públicos, a Casa da Ribeira chega aos seus 23 anos de fundação no centenário bairro da Ribeira, em Natal. E para comemorar, convida a população a uma noite especial, marcada para esta quarta-feira (06), às 19h30. O evento vai reunir convidados, artistas, ex-educandas/os/es, amantes das artes e a sociedade em geral – programação aberta para todas/os/es. 

    No decorrer desta história, a Casa já abraçou mais de 240 mil espectadores, abrigou mais 2.700 espetáculos diferentes, desenvolveu mais de 30 projetos, tendo como conceito uma programação inclusiva e diversa com acesso subsidiado para públicos de Natal. E, agora, em 2024, segue para novos rumos, com o mesmo propósito: a educação e a cultura. São mais de duas décadas visando o acesso aos bens culturais e artísticos pelos públicos. 

    Sendo um Espaço Cultural Independente bastante conhecido na cidade do Natal, vai lançar, durante o evento da noite do dia 06 de março, a Casa + Negra Diversidade que promete uma nova intenção de ocupação da Casa, que amplia seu olhar para a negritude e a comunidade Lgbtqiapn+, e seu núcleo educativo a partir da Escola de Criação. Todas as novidades e os detalhes de como serão desenvolvidos esses novos projetos, serão anunciados durante o lançamento. 

    Para tornar a ocasião ainda melhor, o público vai poder prestigiar a cantora Khrystal no show “Canto para Xangô”. Cantora, compositora, produtora musical e atriz brasileira, Khrystal possui mais de 20 anos de carreira, discos lançados, participações em programas de TV nacional e encontros marcantes no palco com grandes artistas da música brasileira. Turnês, premiações e parcerias com grandes nomes da música brasileira fazem parte da sua bagagem artística. Para o show, estará acompanhada de Ricardo Baya – músico, compositor, arranjador e produtor musical potiguar e, Bruno Cirino – músico acordeonista. 

    A entrada é através de contribuição voluntária. A lotação estará sujeita a capacidade máxima do local. Construída graças ao apoio da iniciativa privada, com investimentos diretos, através das leis de incentivo à cultura Câmara Cascudo e Rouanet, a Casa da Ribeira é uma Organização Privada sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e como Ponto de Cultura Brasileiro.

    Visite o site https://casadaribeira.com.br/ ou as redes sociais @casadaribeira para acompanhar e conhecer esse objeto cultural tão importante para o Rio Grande do Norte. 

    Serviço – Celebração dos 23 anos da Casa da Ribeira/Lançamento de projetos

    Local: Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira Natal/RN

    Data: 06 de março de 2024

    Hora: 19h30

    Entrada via contribuição voluntária por meio de Pix