Últimas histórias

  • Carnaval enxuto ou fraco?

    No início de fevereiro, a secretária municipal de Cultura de Natal, Iracy Azevedo, afirmou que o Carnaval da capital em 2025 seria “muito mais enxuto” do que o do ano passado. E, ao que parece, será muito mais do que o anunciado.

    Há pouco tempo, vocês devem se lembrar, muita gente deixou de ir curtir o carnaval em Olinda ou Recife porque aqui tínhamos praticamente as mesmas atrações dos pernambucanos, incluindo os destaques nacionais. Agora, perguntem o que teremos esse ano em Natal?

    Tentaram um carnaval enxuto e vão entregar um carnaval seco – de tudo.

    Prisão. Quando?

    O que você diria de um deputado que trama contra a democracia do seu próprio país? Temos um que se destaca:  Eduardo Bolsonaro. Estava na última semana pelos States propagando mentiras com a ajuda do presidente da Argentina, Javier Milei, e pedindo sanções em um evento nazista. A cadeia seria o caminho adequado quando pisasse no Brasil novamente.

    Prisão. Quando? II

    O programa Fantástico, da Rede Globo, divulgou no último domingo, áudios vazados que deixa todo mundo a se perguntar: por que o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não foi preso?

    À espera de uma cadeia

    Rolou muitos áudios inéditos nos últimos dias sobre a minuta do golpe. Mas um chamou muito a atenção do brasileiro que odeia fascistas e atos golpitas, o que Mauro Cid diz que Bolsonaro havia editado a minuta do decreto golpista para ganhar apoio dos militares. O documento autorizaria o cancelamento da eleição e a sustentação jurídica ao golpe. “Ele entende as consequências”.

    Para quem não sabia de minuta o rolabosta-golpista está bem enrolado, né?

    Álvaro agora é réu

    Aconteceu o que o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, não esperava. A Justiça Eleitoral decidiu incluí-lo como réu em uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O caso investiga denúncias de abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024. Além de Álvaro Dias, o atual prefeito da capital, Paulinho Freire (União Brasil), e outros agentes públicos também estão envolvidos. Segundo o MPRN, há indícios de que servidores comissionados e terceirizados foram pressionados a apoiar candidatos aliados, sob risco de perderem seus cargos, e que recursos públicos teriam sido usados para beneficiar campanhas eleitorais.

    Enrolado

    Dizem que quem está bem enroladinho também no caso investiga denúncias de abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024, em Natal, é o vereador Daniell Rendall, do Republicanos, que foi eleito com 7.417 votos.

    Líder

    O filme “Ainda Estou Aqui” ultrapassou a marca de R$ 150 milhões de arrecadação em bilheterias no mundo. O site Box Office Mojo, especializado no monitoramento do cinema, divulgou os dados inclusive colocando a produção brasileira na frente de “Animais Mágicos”, “Grand Maison Paris” e outros.

    Alguém me responda

    O que muitos se perguntam é por que o Governo Federal concede centenas de bilhões de Reais em isenções ao agro e eles colhem os alimentos e jogam fora alegando o preço baixo?

    Louvado seja o MST

    O MST doou mais de uma tonelada de alimentos saudáveis no último sábado em Juiz de Fora (MG). O Plantio Solidário do MST vem fazendo sempre essa ação pelo Brasil.

    Enquanto o agro desperdiça alimentos para aumentar os lucros, o MST se engaja na luta contra a fome.

    Banditismo

    De uma maldade sem tamanho a agressão sofrida pelo escritor e músico Marcelo Rubens Paiva, bastante festejado agora pela obra, durante o desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, realizado na tarde do último domingo (23), no centro de São Paulo.

    Paiva, que é porta-estandarte do bloco há 16 anos, chegou ao evento utilizando uma máscara com o rosto da atriz Fernanda Torres, protagonista da adaptação cinematográfica do filme que concorre a três estatuetas no Oscar deste ano, “Ainda Estou Aqui”, foi surpreendido por uma lata de cerveja arremessada em sua direção. Em seguida, teve seu rosto atingido por uma mochila  lançada por um marginal. Só marginal pode fazer algo tão escroto.

    Incrível

    A coisa anda feia no Brasil, a barbárie anda de mãos dadas com o bolsonarismo. Estudante se formando com suástica no rosto. Bandidos queimando mendigos na rua. Cadeirantes agredidos. Incrível!

  • ALRN abre oficialmente o ano legislativo de 2025

    Com o tradicional rito formal, que se inicia com a revista às tropas da Polícia Militar, na Praça dos Três Poderes, pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a Assembleia Legislativa (ALRN) retomou os trabalhos legislativos de 2025.  A cerimônia reuniu os deputados e representantes dos três Poderes constituídos. O vice-governador do Estado, Walter Alves (MDB), representou a governadora Fátima Bezerra (PT), que está em viagem oficial à Brasília, compromisso anteriormente agendado. 

    Depois da solenidade em praça pública, houve a abertura da sessão solene no Plenário onde o presidente Ezequiel Ferreira fez um discurso em que agradeceu aos colegas parlamentares e a todos os servidores, pela confiança na sua gestão. O presidente nacional do PSDB, Marcone Perillo, prestigiou a sessão e a posse de Ezequiel, que também é presidente estadual do PSDB. 

    O parlamentar e os colegas que comporão a mesa diretora para o biênio 2025-2027 assinaram o termo de posse. Em seguida, o presidente da Casa fez um breve discurso no qual agradeceu a confiança dos seus pares e servidores. 

    “No início da nossa gestão, quando desenhamos o projeto de uma casa próspera, mais próxima do povo e alinhada com os desejos sociais, tivemos o apoio de todos. Então agradeço a cada deputado e aos servidores pelo apoio unânime e confiança em governar os destinos desta Casa, que passou por mudanças estruturais”, afirmou.

    Ezequiel destacou o compromisso da gestão com o avanço empreendido durante a sua gestão, durante a qual o Legislativo do RN conquistou quatro prêmios consecutivos da Unale, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

    “Agradeço aos meus pares pelo apoio irrestrito, que me trazem para mais um mandato o qual quero concluir e depois passar o bastão ao nosso sucessor, deixando uma Casa pronta, que nos orgulha pelos avanços que teve, como, por exemplo, a nossa tecnologia de informática sendo copiada em outros parlamentos, como o Senado e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina”, encerrou. 

    Mesa diretora 2025-2027:
    Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)
    1º vice-presidente – Kleber Rodrigues (PSDB)
    2º vice-presidente – Eudiane Macedo (PV)
    1º secretário – Tomba Farias (PL)
    2º secretário – Galeno Torquato (PSDB)
    3º Secretário – Francisco do PT
    4° Secretária – Terezinha Maia (PL)

  • Túnel do tempo

    Pelo andar da carruagem, as olimpíadas no Estados Unidos que acontecerá em 2028 serão tipo a Alemanha quando sediou em 1936. Com direito a Heil, Trump, e se lasquem!

    Aplicativo arrasador

    Para quem necessita, O app de IA chinês DeepSeek é uma ótima e poderosa opção no mercado e já ultrapassou o ChatGPT em número de downloads na AppStore. Deixou o Vale do Silício a ver navios com um novo modelo e que derrubou ações de gigantes da tecnologia numa virada espetacular no mercado de inteligência artificial. O prejuízo ultrapahssou U$ 1 trilhão de dólares.

    Planejamento de excelência

    O Mercado Turístico da Redinha, inaugurado há pouco mais de um mês já foi fechado pela Prefeitura de Natal no início desta semana. Quem deu a notícia do “enterro” foi o secretário de Parcerias Público-Privadas de Natal, Arthur Dutra. Segundo Arthur, a decisão do fechamento foi tomada após o edital de licitação para concessão do espaço não ter obtido nenhum interessado. Agora, vão abrir um novo edital para ver aparece alguém interessado. O “rapazinho”, que custou R$ 25 milhões,  ficará fechado por tempo indeterminado.

    Outro serviço de “Excelência” da PMN

    Outra da prefeitura do Natal foi o anúncio da conclusão da engorda de Ponta Negra, e agora avisa que precisará fazer uma nova drenagem da praia no mês de março. Bastou umas gotinhas de chuva no início da semana pra virar um mar de bosta. E não foi a primeira vez. O IDEMA estava certo. Desmoralização para os defensores do “faça do jeito que der certo pra ganhar votos”.

    Walter Alves

    O vice-governador e pré-candidato a governador em 2026, Walter Alves, tem muitos obstáculos para pular com a relação de sua legenda com o PT em Mossoró.

    Segundo o jornalista Carlos Santos, o vereador Deyvison Thalles Martins do Nascimento (MDB) e o “Cabo Deyvison”, confronttaram manifestantes e militantes de esquerda e do PT para a briga, no “bofete.” O eco do episódio é muito ruim.

    O MDB é oposição ao governo Fátima na capital do Oeste.

    Fábrica de fake news

    Quer saber como se espalha uma fake News? Veja o padrão bolsonarista. Joga na rede e quendo percebe que o ato inescrupuloso foi descoberto simplesmente deleta. Vocês entendem a gravidade disso tudo? J.R. Guzzo se diz jornalista, e integra o conselho editorial de uma revista de fake News.

    Essas ações não podem ficar por isso mesmo.

  • Ouvido no chão

    O ministro Alexandre de Moraes informou que vai abrir mão das férias para trabalhar no inquérito do Golpe. Após o anúncio, o Procurador Geral da República, Paulo Gonet, também decidiu fazer o mesmo. A expectativa é que gente importante passará o réveillon na cadeia. Vai ser festão, hein?

    Furada

    A prefeitura do Natal jogou nas rádios propagandas fazendo um balanço da gestão Álvaro Dias na área de saúde. Muito óleo de peroba no tocante a defesa da vacina e negacionismo. Todo mundo sabe que na Pandemia Álvaro não só   distribuiu como prescreveu publicamente a Ivermectina – O famoso vermífugo que não protegia ninguém nem de um peido de uma gata.

    IERN

    O Governo do RN entregou o IERN Professor Otacílio Barreto Neto, em Tangará, com cursos técnicos em Alimentos e Informática, atendendo nove  municípios da região. O investimento foi de R$ 13,2 milhões.

    Paulo Freire

    O ator Wagner Moura vai interpretar o filósofo e educador Paulo Freire nos cinemas. A trama será inspirada no experimento pedagógico promovido, em 1963, no sertão do Rio Grande do Norte, quando Freire alfabetizou cerca de 300 pessoas em apenas 40 horas.

    Reprovado

    A juíza Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, da 34ª Zona Eleitoral de Mossoró, proferiu sentença pela reprovação das contas de campanha do prefeito reeleito Alysson Bezerra (União Brasil) e do seu vice, Marcos Medeiros (PSD). A decisão da juíza seguiu a orientação do Ministério Público Eleitoral, e ainda determina a devolução de R$ 426 mil ao Tesouro Nacional.

    Aposta

    Tinha muita gente apostando e lambendo uma rapadura que a decisão que desaprovou as contas de campanha de Allyson resultasse em cassação da chapa.

    A decisão da juíza seguiu a orientação do Ministério Público Eleitoral, que havia opinado pela desaprovação das contas de campanha da chapa eleita.

    Bolsonarismo

    A bolsonarista bem conhecida por andar com um taco de baseball, Maria Cristina de Lurdes Rocha, de 77 anos, foi presa pela Polícia Federal na semana passada após proferir xingamentos racistas contra agentes quando tentava deixar uma coroa de flores em frente à casa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na capital paulista. O ato gerou tumulto e agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República fizeram uma varredura de segurança no carro.

    Bolsonarismo é tóxico

    Maria Cristina estacionou seu veículo próximo à residência do presidente no final da tarde e tentou deixar uma coroa de flores no local. A ação foi inibida pela segurança da presidência, que retirou o coroa de flores da calçada. A mulher, no entanto, foi impedida de sair do local enquanto a Polícia Federal recolhia suas informações.

    Bolsonarismo mata

    No veículo da mulher, havia fotos críticas a Alexandre de Moraes, mostrando o magistrado atrás das grades e ao lado de um rato. A manifestante chamou Lula de “ladrão”, criticou o petista e foi abordada por policiais federais por atentar contra a honra do presidente. Dentro do veículo, Maria chamou um policial de “macaco”, depois que ele tentou pegar a chave do veículo. “Escuta aqui, eu não vou fugir, seu macaco”. Ao cometer a injúria racial, a bolsnarista Maria de Lourdes foi levada à Superintendência da PF para averiguação.

    Medo de delação?

    O ex-presidente Jair Bolsonaro fez postagem em defesa de Braga Netto; Os senadores Hamilton Mourão e Rogério Marinho pediram autorização ao ministro Alexandre de Moraes para visitar o golpista na cadeia. Braga Netto é acusado de atuar em prol de uma tentativa de golpe. Ele foi preso, segundo a Polícia federal, por tentar atrapalhar as investigações. Já imaginou uma delação de um golpista desse tamanho?

    Natal, Ano Novo, Férias…

    2024 chegou ao final. Dentro daquilo que já estamos acostumados a dizer, complemento com o desejo e esperança da gente se encontrar em 2025 com saúde e paz,  pois o resto a gente voa em busca. Abraço a todos e vamos às férias.

  • Filme “Ainda estou Aqui”  é indicado ao Globo de Ouro

    Da Agência Brasil

    Dirigido por Walter Salles, o longa Ainda estou Aqui  foi indicado ao prêmio Globo de Ouro de filme de língua estrangeira. A atriz Fernanda Torres também foi indicada a melhor atriz junto com Tilda Swinton, Kate Winslet, Angelina Jolie e Nicole Kidman.

    Ainda estou Aqui narra a vida da família Paiva – a mãe, Eunice, e os cinco filhos – após o desaparecimento do marido de Eunice, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela ditadura militar.

    O longa  é o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para ser o representante brasileiro a concorrer à indicação ao Oscar 2025. O filme foi recebido com comoção pelas plateias e premiado em vários festivais internacionais, levando o prêmio de melhor roteiro no festival de Veneza.

    O filme é baseado no livro biográfico do jornalista Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens Paiva. Lançado em 2015, o livro conta a história da mãe dele, símbolo da luta contra a ditadura, que viveu até 2018, e morreu aos 86 anos, com Alzheimer.

    Eunice Paiva criou os cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos e indígenas após a prisão e o desaparecimento do marido, em 1971, durante a ditadura, no Rio de Janeiro.

  • 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher será tema de debate na ALRN

    A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” será tema de um debate promovido pela Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O evento ocorrerá nesta terça-feira (10), a partir das 14 horas, e foi proposto pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT).

    A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher tem seu início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, e traz reflexões sobre as diversas formas e expressões de violência de gênero contra meninas e mulheres, demarcando as diversas situações de vulnerabilidade social, assim como, os determinantes de raça, classe, sexualidade, corpo e território.

    “É fundamental a realização desta Audiência Pública pela compreensão da relevância desta campanha e pela sua necessidade enquanto instrumento de enfrentamento das violências de gênero e da misoginia no Rio Grande do Norte em concordância com as metas e objetivos da Frente Parlamentar das Mulheres e da Procuradoria da Mulher, ambas instituídas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, somando-se as diversas ações realizadas no Estado”, disse Divaneide na justificativa da proposta.

    A campanha foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça, buscando a sensibilização desta temática na sociedade e reunindo ativistas, movimentos sociais, instituições e organizações na defesa da vida das mulheres. A iniciativa se destaca por reunir experiências de enfrentamento às violências de gênero e por inaugurar novas políticas públicas, assim como, mais recentemente ter como central: o enfrentamento Intersetorial e interinstitucional do feminicídio no Brasil.

  • Sei

    Bolsonaro disse no início desta semana que nunca debateu golpe com ninguém. “Se alguém viesse falar de golpe comigo, eu perguntaria: “E o day after? Como a gente fica perante o mundo?”. A palavra golpe nunca esteve no meu dicionário. Jamais faria algo fora das quatro linhas da Constituição. Dá pra resolver tudo nas quatro linhas”. E aí, você acredita? Não. Até porque os novos fatos que surgiram no relatório do indiciamento dele e mais 36 golpistas  colocam pelo esgoto tudo e qualquer defesa que esse sujeito faz.

    Reportagem espetacular

    Trabalho primoroso de Amanda Audi na Agência Pública.  “Famílias que teriam origem escravocrata mantêm poder há 200 anos” discorre sobre os clãs familiares que mantêm poder e influência no Brasil há mais de 200 anos — em parte conquistados pelo suor de mão de obra escravizada. Recomendo e compartilho basta clicar aqui.

    2026

    O ano é 2026, e a eleição daquele ano já começou, cambada! Basta ver as peripécias do senador Styvenson, do prefeito mossoroense Allyson Bezerra e do senador Rogério Marinho. Claro, com a contribuição de suas assessorias e capachos radiofônicos particulares.

    Vi por aí

    Que o Brasil tem a pintura de meio-fio mais cara do planeta, isso todos já sabem. É uma grande verdade. O problema é que os caras quando não estão com a brocha nas mãos estão arquitetando golpes. Fica fácil demais o brasileiro pedir pelo fim das forças armadas.

    Galera sem noção

    Em outros tempos já teriam cassado o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Vejam que em uma entrevista em canais de extrema-direita dos Estados Unidos ele pede que Donald Trump e Javier Milei pressionem e imponham sanções contra o Brasil. Motivo: “estariam boicotando a Primeira Emenda Constitucional dos Estados Unidos”. E o que é que o Brasil tem com isso? Ora, perguntem ao estúpido filho do estrupício. É de uma sacanagem que não tem como mensurar.

    Entre estúpidos

    De parabéns o general Freire Gomes, ex-Comandante do Exército brasileito que ameaçou prender o então presidente Bolsonaro caso ele avançasse com o plano golpista. Esse Senhor, com “S” gigante, merece o reconhecimento de todos os brasileiros. Entra na História com um ato simples para quem respeita as Leis.

    Simples

    Lugar de golpista é na cadeia. 

    Lugar de golpista é na cadeia

    Segundo o Metrópoles , o general da reserva e deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) teria ido ao Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência, logo depois do resultado das eleições de 2022 para sugerir a Bolsonaro uma ruptura democrática usando o artigo 142 da Constituição Federal. Pazuello não está na lista dos 37 indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado. Merecia estar.

    Novos ares nas redes

    Com a justiça em cima da onda de fakes News e desinformação nas redes, a extrema-direita sofre. Tanto que a cada quatro postagens opinativas sobre o indiciamento do Bolsonaro, três  apoiam o indiciamento do capitão golpista. A extrema-direita vem definhando nas redes sociais.

    Não se enganem

    Mas nem pense em baixar a guarda. Esse povo é perigoso – apesar de ser família, pátria e defensor dos bons costumes.

    Exposição Pulsares

    Neste 5 de dezembro, às 19 horas, o Bardallos Comida e Arte abre a exposição Pulsares (De ontem; de hoje), de Eduardo Alexandre, uma breve mostra do que foi e é a pintura desse artista que iniciou sua militância cultural em 1977, ao criar a Galeria do Povo, na Praia dos Artistas. Desde então, Dunga, como é conhecido, teve e tem participação ativa em atividades culturais da cidade, sendo um dos criadores do festejado e saudoso Festival de Artes do Natal (Festival do Forte) e comemorações do Dia da Poesia no 14 de março, data hoje firmada no nosso calendário cultural. A exposição vai até 20 de dezembro.

  • Segundo turno em Natal

    Paulinho freire, do União Brasil, venceu o segundo turno das eleições de Natal. Paulinho, conhecido por ter sido vice da desastrosa administração de Micarla de Souza, volta à prefeitura.

    Natália

    A campanha no segundo turno de Natália Bonavides foi de debates mostrando sua superiodade na TV, puxando multidões em “piseiros” pelas ruas da capital. Coisa que eu só via pelo interior. Mas, não conseguiu vencer a grande máquina de fake news da campanha de Paulinho. Era tanta mentira que no finalzinho do segundo turno a Justiça concedeu coisa de 30 inserções na propaganda eleitoral para que a candidata se defendesse das mentiras de Paulinho Freire.

    Em Mossoró

    Continua a gestão Allyson Bezerra. O mossoroense deu uma vitória do tamanho da galáxia ao jovem prefeito, que agora, ao que tudo se encaminha, quer voos mais altos. Leia-se governo do estado.

    Melhor já ir se acostumando com a cadeia

    O ex-presidente Jair Bolsonaro anda completamente desesperado e com medo de ser preso, tanto que perguntou recentemente se o presidente Lula não tem coração para ser “O Pai” da anistia. É pra rir.

    Dinheiro nas calças

    O prefeito Airton Souza (PL), eleito em Canoas, no Rio Grande do Sul, aparece em vídeo com dinheiro nas calças. O Ministério Público pediu para a PF investigar o caso. Airton disse que “estava honrando um compromisso pessoal”. E todo mundo acredita, né?

    Toque de Midas ao contrário

    O conhecido e destemido jornalista (?), Allan dos Santos, foragido do Brasil e sem dinheiro nos EUA, está trabalhando de Uber. Tá legal, é uma “viração” digna, um trabalho de muito esforço, diga-se. Porém, o que eu acho interessante nessa história é que tudo que aquele déspota do ex-presidente toca se transforma em desastre. O cara tava indo tão bem como disseminador de fake News…

    Sem corrupção

    Assim, como outros, vejo o Messias vociferando que em seu governo não teve corrupção. Aí, o twitteiro Bohn Gass sapeca os malfeitos: Orçamento secreto, barras de ouro no Ministério da Educação, o roubo das jóias, propina na vacina da Covid. superfaturamento de tratores, ônibus escolares, remédios…

    Mesmo modus operandi

    Como bem disse o jornalista Daniel Menezes em seu O Potiguar, está no jardim da infância quem pensa que as trincheiras da eleição de 2024 serão desarmadas.

    Já começaram, irmãos e irmãs. Os ataques estão no ar em blogues, sites e rádios de aluguel do nosso estado. Leia mais em opotiguar.com.br

    Parnamirim

    O município da grande Natal mandou passear o prefeito Taveira. Quem assume, a partir de 2025, é a professora Nilda. Uma bela resposta do eleitor ao bolsonarismo, já que foi a única cidade do RN onde Bolsonaro venceu em 2022. Vai-te!