Últimas histórias

  • Parque Ecológico de Capim Macio terá programação gratuita neste domingo

    Neste domingo (10), o Parque Ecológico de Capim Macio realizará a última edição do ano do projeto Domingo Cultural no Parque. O projeto é organizado pela Associação de Moradores Amigos de Capim Macio, nesta edição em parceria com o Bloco Sassarico no Capim.

    O Parque, espaço revitalizado, é uma opção de lazer para os moradores de toda a cidade do Natal, com quadra esportiva, brinquedos infantis, espaço pet, mantendo ainda uma área de vegetação nativa.
    Neste domingo o projeto contará com aula de Pilates, além de uma apresentação musical Natalina Escola de Música Violovoz e participação do cantor Rodrigo Lacaz.

    O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.


    SERVIÇO:
    Domingo Cultural no Parque
    Dia 10 de dezembro, a partir das 17h
    Local: Parque Ecológico de Capim Macio
    Rua Missionário Joel Carlson, Capim Macio

    Programação:
    – Aula de Pilates
    – Apresentação Musical da Escola de Música Violovoz e participação do cantor Rodrigo Lacaz.

  • Contribuinte tem desconto de 16% sobre o IPTU pagando até 05 de janeiro

    Os contribuintes de Natal podem quitar o IPTU 2024 com 16% de desconto. O Decreto assinado pelo Prefeito Álvaro Dias, publicado no Diário Oficial do Município, na última sexta-feira (1), assegura o benefício, desde que o pagamento seja efetuado até o dia 5 de janeiro de 2024.

    Os interessados em obter o desconto precisam pagar através do boleto constante no carnê de IPTU/Taxa de Lixo ou de Documento de Arrecadação Municipal emitidos pela internet, no site da Semut (Secretaria Municipal de Tributação), no endereço: https://www.natal.rn.gov.br/Semut/.

    “Para facilitar a vida dos cidadãos, emitimos 105 mil carnês e postamos nos Correios, que já devem ter começado a distribuir. Ou seja, o interessado pode esperar o carnê ou já emitir o boleto na internet. Até porque, se o contribuinte está se regularizando só agora, ele não vai receber o carnê, pois o mesmo foi impresso com base na lista dos que estavam adimplentes antes”, explicou o secretário.

    Ludenilson afirma que os contribuintes que parcelaram os débitos e aqueles que regularizarem a situação de pendências até o dia 3 de janeiro poderão ser beneficiados pelo desconto de 16% no pagamento à vista do IPTU 2024.

    Os pagamentos poderão ser efetuados utilizando-se as ferramentas do sistema PIX, através da leitura do QR-Code presente nos Carnês ou nos Documentos de Arrecadação Municipal, em qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central ou com a leitura do código de barras convencional nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários dos mesmos.

    TERCEIRA FASE DO REFIS

    A Prefeitura de Natal também publicou um novo decreto que trata sobre o parcelamento de dívidas do contribuinte com o Fisco Municipal (terceira fase do Refis). Até 28 de dezembro os interessados em parcelar débitos podem dividir em até 13 parcelas mensais, incluindo débitos de 2023, cujo fato gerador tenha ocorrido até 30 de outubro. Os interessados podem fazer todo procedimento no site da Prefeitura/Semut, via WhatsApp ou presencialmente.

    “Muitos contribuintes estavam esperando por isso. Sendo assim, todo IPTU e taxa de lixo de 2023 estão contemplados e o cidadão pode incluir no seu parcelamento. Se o contribuinte pagar à vista tem desconto de 100% nos juros (futuros e passados), ou parcelar em 13 vezes com entrada de 10% do valor do débito, lembrando que a última parcela não pode ultrapassar dezembro de 2024. Ou seja, quem faz agora em dezembro tem 13 meses, se deixar para janeiro só terá 12 parcelas e assim sucessivamente”, explicou o secretário Ludenilson Lopes.

    Com relação ao reparcelamento, a Semut informa que há a possibilidade de realizar a operação. “Nesse caso a entrada é de 20% e pode ser parcelado em 13x com a última até dezembro de 2024. Ou seja, de uma maneira geral, as regras se mantiveram, a gente apenas ampliou possibilitando incluir os débitos de 2023, que até então não era permitido”, comenta. Os débitos anteriores a 2023 seguem podendo ser parcelados em até 48 vezes.

    A Tributação comemorou o sucesso da segunda fase do REFIS em Natal. “Na segunda fase, em novembro, tivemos o dobro das negociações em relação à fase inicial do programa, que aconteceu em outubro. Além disso, a procura dos contribuintes que receberam as cartas em parceria com a Sejusc (para evitar o ajuizamento) foi muito boa. Todos querendo se regularizar e aproveitar o desconto do IPTU em 2024”, finalizou o secretário da Semut, Ludenilson Lopes.

  • Potiguares agora podem ajudar Hospital Infantil Varela Santiago com doação em conta de energia; veja como fazer

    Para ajudar no tratamento de crianças de todo o Rio Grande do Norte e ajudar o Hospital Infantil Varela Santiago a colocar em prática o projeto do Núcleo de Intervenção Neurofuncional Integrado (NINI) que tratará crianças com autismo de todo o Estado, clientes da Neoenergia Cosern já podem aderir ao projeto Conta do Bem.

    A ideia da iniciativa é que todos os meses, na fatura de energia, o cliente pague um valor que será repassado à instituição. Para aderir à Conta do Bem, o doador deve acessar o site www.hospitalvarelasantiago.org.br/contadobem, preencher formulário de adesão e informar o valor a partir de R$ 10 que será adicionado, automaticamente, às contas de energia dos meses seguintes. A adesão pode ser feita também através do telefone (84) 3209-8220. Ligue, autorize e doe!

    “Estamos muito felizes em contribuir com essa iniciativa pois dialoga com alguns de nossos principais pilares, que é contribuir com instituições que promovam saúde e qualidade de vida para as pessoas. Contamos com todos e acreditamos em uma participação maior a cada mês no número de doações para o Hospital Infantil Varela Santiago, visto que a ação permite que os clientes doem de forma simples e na comodidade de sua casa”, afirma Fabiana Lopes, Diretora Presidente da Neoenergia Cosern.

    Com 106 anos de serviços prestados às crianças potiguares, o Hospital Infantil Varela Santiago é uma instituição filantrópica que precisa da colaboração da sociedade para poder conseguir oferecer o serviço de saúde.

    “Parcerias como essa com a Neoenergia Cosern são fundamentais para continuarmos oferecendo tratamento de excelência aos nossos pacientes. Confiamos que a população abrace essa causa e com as doações possamos colocar em prática o nosso projeto do Núcleo de Intervenção Neurofuncional Integrado (NINI) que tratará crianças com autismo de todo o Estado, e o melhor, 100% pelo Sistema Único de Saúde – SUS”, afirma Dr. Paulo Xavier Trindade, diretor superintendente.

    O Conta do Bem também converge para a estratégia empresarial da Neoenergia Cosern em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), números 3 (saúde e bem-estar) e 17 (parcerias e meios de implantação). O projeto existe desde 2002 e o Hospital Infantil Varela Santiago é a sétima instituição a ser beneficiada. Em 2023, até o mês de outubro, foram cerca de 8 milhões repassados às instituições pela Neoenergia Cosern.

  • Árvore de Mirassol será acesa nesta sexta-feira (1º)

    O prefeito Álvaro Dias acenderá nesta sexta-feira (1º) a tradicional Árvore de Mirassol, a principal atração das festividades do Natal em Natal.  O evento, um dos mais aguardados da programação natalina, acontece a partir das 18h. 

    A programação natalina de 2023, que tem como tema Festa da Paz e Alegria, teve o pontapé inicial semana passada com o acendimento da árvore de Ponta Negra.

    Situada na BR 101, ao lado de shopping centers, universidades e importantes áreas residenciais, a árvore de Mirassol deste ano possui um projeto inovador de alta tecnologia. O material que compõe a iluminação é em RGB G30. Com isso, toda a extensão terá uma infinita possibilidade de cores. O uso da nova tecnologia vai apresentar ao público um verdadeiro espetáculo de cores natalinas em suas mais diversas formas.

    Além da árvore, a Praça de Mirassol irá contar com túnel natalino com  30 metros de extensão. A novidade deste ano é que o equipamento terá um portal inspirado no Forte dos Reis Magos. Além disso, a tradicional Casinha do Papai Noel estará aberta todos os dias para o público. 

    Por meio de um trabalho integrado entre as secretarias de Assistência Social, Turismo e Cultura, o público presente também poderá aproveitar as feiras de artesanato e de gastronomia, o parque de food truck e apresentações culturais. 

    Semelhante à árvore de Mirassol, a de Ponta Negra também possui um projeto inovador utilizando equipamentos em RGB, que tem tecnologia mais eficaz e econômica.  

    Decoração contempla demais regiões

    A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) irá instalar decoração em todas as regiões da cidade. O natalense poderá contemplar árvores de Natal e uma bela decoração natalina não apenas em Mirassol ou Ponta Negra, mas também no Parque dos Coqueiros, Petrópolis, Panatis, Bairro Nordeste e Bom Pastor.

    Na zona Norte, a Área de Lazer do Panatis e o Parque dos Coqueiros receberão árvores de 30 metros de altura. A região contará ainda com os tradicionais Três Reis Magos do Potengi (Av. João Medeiros Filho) e iluminação da Av. Itapetinga. Na zona Oeste, as praças Arapuã (Bairro Nordeste) e dos Beijoqueiros (Bom Pastor), além da nova Av. Felizardo Moura, receberão decoração natalina – incluindo árvores de 10 metros de altura nas praças dos Beijoqueiros e Arapuã.

    Além disso, a Prefeitura fará iluminação especial do Palácio Felipe Camarão, Instituto Histórico e das igrejas que fazem parte da área histórica da cidade (Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do Galo, Matriz, Santos Reis, Bom Jesus e Catedral Metropolitana). Também receberão decoração as avenidas Café Filho, Presidente Vargas, Roberto Freire, Ladeira do Sol e Via Costeira. Também serão contempladas com árvores as praças Gentil Ferreira, Passo da Pátria e Pedro Velho, assim como a escadaria de Mãe Luiza.

  • Graffiti Expo Natal segue aberta para visitação até o dia 4 de dezembro

    A  maior exposição coletiva de arte urbana da cidade do Natal, a Graffiti Expo Natal segue aberta para visitação até o dia 4 de dezembro na Galeria Newton Navarro (sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) com entrada gratuita.

    A Graffiti Expo Natal propõe nesta edição comemorativa de 10 anos a inspiração em linguagens artísticas que transitam pela cultura popular, como a xilogravura, a tradição dos cordéis com o grafite, expressão urbana e transgressora, fazendo encontro um imaginário da madeira ao spray, dos impressos aos muros, do sertão às grandes cidades. 

    “Celebrar 10 anos da Graffiti Expo Natal proporcionando esse diálogo entre a arte urbana, a xilogravura e o cordel é fortalecer e desafiar o potencial criativo de cada participante. Pela primeira vez realizamos leilão das obras e mais de 30 foram vendidas. Isso mostra que o resultado foi positivo para público e os artistas ”, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador da exposição coletiva. 

    Fortalecendo a cultura hip-hop

    Desde 2013, a Graffiti Expo Natal reúne dezenas de artistas visuais da cidade e apresenta seus trabalhos dentro de uma galeria de arte, mas sem perder a essência das ruas, fortalecendo a cultura hip-hop. 

    Participam do evento os artistas visuais: Blue, Click, Conde, Dark, Dote, Enaz, Erva Doce, FB Osmo, Flip, Gato preto, Gil, Gis, Led,Lut, M Souto, Nescau, Onirismo, Oxente, Primo, Sam, Stomp, Val, Xipag, Werneck e Yas. Entre os convidados estão: Abaeté do Cordel, Borges, Erick Lima, Estação do Cordel (acervo), Evan, Felipe Bezerra, Neura, Pedro Balduino, Rafa Santos (Pipa), Sou Púrpura, Veio Art (PE). 

    Para Blue, a  Graffiti Expo Natal é um evento importante que abre as portas para os artistas. “A Graffiti Expo Natal soma muito na nossa cidade, pois abre portas de um espaço de galeria para os artistas da rua, sempre dando oportunidades para novos artistas, o que é muito importante.”

    “Me sinto privilegiada em estar representando as mulheres artistas da nova escola do Grafitti. Desde a primeira exposição que fui convidada sinto que estou ocupando um espaço que é nosso. Sinto muita alegria e orgulho”, declara a artista Val. 

    A 9ª Edição do Graffiti Expo Natal conta com apoio cultural da Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) através do  Edital da Economia Criativa 2023  e Pito Azul Graffiti Shop Natal RN. Realização da MV Projetos Criativos.;

    SERVIÇO: 

    9ª Edição Graffiti Expo Natal

    Local: Capitania das Artes- Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-280

    Dia: Até 04 de dezembro 

    Horário de visitação: 8h às 14h de segunda a sexta-feira

    Entrada gratuita

  • Marca potiguar Sem Etiqueta realiza black bazar neste sábado (02)

    A marca potiguar Sem Etiqueta realiza neste sábado (02) a 4ª edição do seu bazar. Nos últimos anos o bazar foi um sucesso, com grande participação dos clientes, e esta edição também promete agitar a loja da marca em Petrópolis!

    A Sem Etiqueta se preocupa com a moda sustentável e produz 60% das suas peças no modelo de negócio on demand (produzidos a partir da demanda), diminuindo o desperdício. Porém, algumas peças, de troca por tamanho ou modelo, ou com pequenos defeitos, geram estoque, e esse estoque é vendido no bazar, com preços a partir de R$ 19,90 (com pagamento em dinheiro ou PIX). Com o bazar, a marca diminui o descarte de produtos, chegando a próximo de zero.

    Será uma excelente oportunidade para você adquirir aquela peça que você estava desejando, ou garantir os presentes de fim de ano, com um precinho superespecial, valorizando a economia criativa potiguar e a moda sustentável.

    SERVIÇO
    Bazar Sem Etiqueta – Quarta Edição
    Dia 02 de dezembro, sábado, das 11h às 13h
    Local: STQ Petrópolis
    Rua Potengi, 700

  • Prefeitura de Natal lança programa “Minha Escola Cidadã”

    O programa municipal “Minha Escola Cidadã” foi lançado nesta quinta-feira (30) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pela secretária municipal de Educação, Cristina Diniz. A iniciativa vai funcionar em substituição ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), instituído pelo governo federal, em setembro de 2019, e anunciado para encerrar as atividades em 31 de dezembro deste ano. O programa da Prefeitura atenden aos pedidos das famílias, estudantes e professores das instituições de ensino contempladas, que beneficia a 1.900 alunos das escolas municipais Professor Veríssimo de Melo (Felipe Camarão), João XXIII (Alecrim) e Professora Maria Alexandrina Sampaio (Pajuçara).

    “Não poderíamos deixar de levar adiante esse programa de sucesso que mudou a realidade das escolas, comunidades e vida dos alunos atendidos. Recebi os apelos dos familiares, professores e dirigentes escolares e decidimos continuar com a iniciativa. Tenho a plena convicção de que com o apoio irrestrito da Prefeitura ‘Minha Escola Cidadã’ seguirá conquistando bons resultados”, projetou o prefeito Álvaro Dias.

    Atualmente a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo atende 1.057 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já a Escola M. João XXIII atende 298 estudantes, do 6º ao 9º ano e 1.064 alunos, do 6º ao 9º ano e EJA na Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio. 

    A dona de casa e mãe de dois alunos da Escola Municipal João XXIII, Micarla Lima, deu um depoimento emocionante durante a solenidade, relatando o quanto o programa contribuiu para a evolução de seus filhos. “A vida dos meus filhos é uma antes e outra depois do programa. Antes eles sofriam muita descriminação, tiravam notas ruins, eram arredios e pouco participativos. Depois da chegada do programa de educação cidadã, a realidade é outra. Eles interagem com os demais colegas, o desempenho pedagógico é salutar e tenho a segurança de deixá-los em um ambiente de respeito e organizado”, disse.

    Ela aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito pela continuidade do programa: “Quando ouvi a notícia do encerramento do Programa de Escolas Cívico-Militares, entrei em desespero. Quero agradecer ao prefeito Álvaro Dias, que ouviu nossos apelos, mostrou sensibilidade e garantiu a continuidade dessa ação tão importante para todos nós”, concluiu Micarla. 

    O deputado estadual Adjuto Dias participou da solenidade de lançamento, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grade do Norte (AL/RN). O parlamentar parabenizou a gestão municipal por manter o programa de escolas cidadãs vigentes e destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma decisão muito acertada da administração do prefeito Álvaro Dias. O programa de Escola Cidadã reforça junto aos estudantes os valores do respeito, disciplina e amplia conhecimentos em diversas outras áreas tão importantes para a formação dos cidadãos. Não tenho dúvidas de que essa iniciativa vai gerar muitos frutos positivos para todos”.

    No Programa Municipal Minha Escola Cidadã, os militares vão continuar apoiando a gestão escolar, nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com o intuito de contribuir com uma educação básica de qualidade, proporcionando ao corpo discente o desenvolvimento integral, a preparação para o exercício da cidadania e a formação continuada para prosseguir nos estudos posteriores e no exercício da atividade profissional, seguindo princípios como: democracia, cidadania, reciprocidade, civismo e gestão democrática. Quanto aos valores, o programa adotará o civismo, excelência, ética e respeito.

  • Prefeitura consegue apoio do governo federal para recuperar Natal após as chuvas

    Toda a estrutura da Prefeitura de Natal segue mobilizada com o objetivo de apoiar e prestar assistência às famílias atingidas pelo temporal que caiu sobre a cidade entre segunda e terça-feira desta semana e monitorar os danos estruturais em todas as regiões do Município. Em Brasília, o prefeito Álvaro Dias iniciou as tratativas junto ao governo federal em busca de apoio para a recuperação dos estragos da infraestrutura urbana, bem como para a ajuda humanitária. Ele esteve na capital federal na última terça-feira (28) com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Os secretários Carlson Gomes (Infraestrutura), Ana Valda Galvão (Trabalho e Assistência Social) e o consultor do Município, Victor Hugo, acompanharam o prefeito nas audiências em Brasília.

    No encontro com o ministro Wellington Dias, o prefeito Álvaro Dias recebeu a sinalização positiva do gestor federal para o envio de recursos para assistência emergencial dos desabrigados. “Com muita sensibilidade, o ministro ouviu nossos pleitos, tomou conhecimento da realidade enfrentada por Natal em virtude das chuvas e garantiu o apoio para ajudar quem precisou deixar suas casas. Vamos iniciar os trâmites burocráticos para receber esse auxílio, garantindo todo o suporte humanitário emergencial”, apontou o chefe do Executivo municipal.

    Já na audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional, Álvaro relatou ao ministro Waldez Góes a decretação do estado de emergência na cidade por 90 dias e sobre o estado das vias, lagoas de captação, prédios públicos e residências que foram atingidas. Em seguida, solicitou recursos para poder executar a recuperação dessas estruturas.

    “O ministro Waldez Góes também foi bastante solícito com Natal. Disse que o Ministério vai reconhecer de forma sumária nosso decreto de emergência e mobilizou toda a sua assessoria para manter um diálogo franco e aberto com a equipe da Prefeitura para analisar os pleitos e projetos que apresentaremos, não só para normalizar o que foi destruído, como também para ações voltadas à prevenção e combate a enchentes e alagamentos, preparando a cidade para eventuais episódios climáticos de grande porte, que porventura voltem a ocorrer”, afirmou o prefeito.

    Ações

    O comitê de crise criado pelo prefeito de Natal para acompanhar a situação na cidade informa que não foi registrada nenhuma ocorrência na madrugada desta quarta-feira (29). O número de pessoas atendidas pelas equipes de abordagem social e da defesa civil do Município chegou a 185. Ainda existem 58 pessoas abrigadas na Escola Estadual Adelino Dantas. O nível das lagoas de captação, por sua vez, estabilizou em todas as regiões, com a interrupção das chuvas.

    “Seguimos atuando para prestar todo o suporte para as famílias atingidas pelas fortes chuvas. Nossa mobilização é permanente e o trabalho agora é de monitoramento e levantamento de danos. Decretamos o estado de emergência, o prefeito Álvaro Dias já iniciou o diálogo e tratativas junto ao governo federal para buscar recursos. Vamos continuar a postos e vigilantes para reestruturar a cidade, auxiliar a população e restabelecer a normalidade”, informa a coordenadora do gabinete de crise, a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra.

  • Cine Verão anuncia 5ª edição em janeiro e abre inscrições para filmes

    O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol – anuncia a sua 5ª edição, para os dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2024, no Espaço Cultural D’Praia, em Ponta Negra, Natal/RN.

    O Festival busca celebrar o rico cenário cinematográfico regional e nacional, convidando realizadores, entusiastas e amantes da sétima arte a participarem dos três dias de programação gratuita. Com debates, mostras de filmes, workshops, encontro com realizadores e outras atividades, o Cine Verão reforça seu compromisso com a difusão da cultura cinematográfica, proporcionando um espaço vital para trocas de experiências e aprendizado.

    As inscrições para participação de filmes estão oficialmente abertas, podendo participar curtas finalizados a partir de janeiro de 2022. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de dezembro de 2023, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site oficial do festival, www.cineverao.art. Filmes de diferentes gêneros, durações e temáticas são bem-vindos para concorrer nas mostras competitivas: Cine Verão Poti e Cine Verão Brasil.

    “Queremos proporcionar um ambiente agradável de interação, aprendizado e descobertas, promovendo um diálogo essencial entre realizadores e apreciadores do audiovisual independente. Sabemos que os festivais de cinema são plataformas potentes que impulsionam o cenário cultural e promovem formação, difusão, ampliação de plateia, entre tantas outras coisas. Muitas vezes são as únicas janelas de exibição para muitos trabalhos audiovisuais, sendo assim se tornam vitais para a cadeia criativa.” – comenta Nathalia Santana (Idealizadora e Diretora do Cine Verão).

    Para mais informações, inscrições e atualizações sobre a programação, acesse o site oficial do evento (www.cineverao.art) e acompanhe no Instagram (www.instagram.com/cineveraonatal).  

    A 5ª edição do Cine Verão conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Universidade Potiguar (UNP). É uma realização da Pinote Produções.

    SERVIÇO

    Cine Verão – 5ª Edição

    Dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2024, no espaço D’Praia

    Rua Francisco Gurgel, 899 – Ponta Negra

    Acesso gratuito

    Sobre o Cine Verão:

    O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol é um evento cultural que desde 2018 marca presença no calendário potiguar. Busca promover o cinema local e nacional, oferecendo uma plataforma de exibição, intercâmbio e reconhecimento para realizadores e amantes do cinema.

  • Trabalhos artísticos desenvolvidos pelos convivas do CECCO serão reunidos em mostra

    Incentivar trabalhos artísticos dos convivas tem sido uma das missões do Centro de Convivência e Cultura (CECCO), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal. E para trazer à baila o resultado do processo de trabalho artístico-terapêutico, o Centro promoverá a “Mostra CECCO – A arte vence o manicômio”. A abertura do evento ocorrerá no dia 6 de dezembro, com início às 14h, na Galeria Newton Navarro, abrigada na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes. A Mostra tem curadoria de Jennifer Katarina e Julia Schenkel e seguirá até o dia 08. 

    A Mostra Cecco é uma oportunidade única para o público conhecer mais a história do Centro de Convivência e Cultura de Natal, serviço da Rede de Atenção Psicossocial que opera na interface entre saúde e cultura. A exposição inclui quadros do acervo do antigo Ambulatório de Saúde Mental e do acervo do CECCO, além de trazer diferentes expressões artísticas produzidas ao longo dos seis anos de existência do  serviço. A mediação artística será realizada por grupos formados por convivas (integrantes do CECCO), alunos do Curso de Produção Cultural do IFRN e do Curso de Psicologia da UFRN. Serão três dias de intensa programação na FUNCARTE pelo Coletivo do CECCO, o qual oferece à cidade uma amostra de seu cotidiano, permeado por diversas linguagens artísticas e pela ética antimanicomial no cuidado em saúde mental. 

    A “Mostra CECCO 2023” é mais do que uma simples exposição de arte. Dando visibilidade à potência estética das produções dos convivas, convida a sociedade a desmanchar estigmas em relação à loucura e à saúde mental. Ao apresentar fragmentos da história do serviço a partir da produção artística dos convivas que, no encontro com o CECCO, foram descobrindo sua arte, a Mostra testemunha a potência da relação entre arte e saúde mental, e o quanto é possível e necessário construirmos uma sociedade sem manicômios. A entrada é gratuita.

    Entre os convivas artistas, a Mostra revelará a realizadora audiovisual Katplayer (Katyane Nascimento), responsável pelo curta-metragem “Enfim livres”, em alusão ao Setembro Amarelo; o escultor Alberto Medeiros e a artista visual Luiglen Fagundes. No dia a dia, o CECCO faz diversas ocupações e oficinas de arte e lazer, trabalhando o cuidado em liberdade. “O trabalho em saúde mental está coberto de muito preconceito, com uma visão tortuosa do usuário. Precisamos transformar a arte em antídoto para o ser humano. E no Centro há uma convivência muito boa das pessoas”, ressalta Katplayer. 

    O Centro de Convivência e Cultura existe há seis anos, localizado na avenida Capitão Mor Gouveia,  1214, Cidade da Esperança, ao lado do CAPS Infantil. Atende atualmente a mais de 90 usuários. Qualquer pessoa com algum transtorno mental  pode procurar o Centro e terá acesso a um processo de tratamento artístico-pedagógico, principalmente com os professores José Carlos (dança zumba), Cátia Ribeiro (dança criativa) e Charles Vasconcelos (teatro).

    A programação do evento será no período de 06 a 08 de dezembro. Na abertura, dia 06, haverá, às 14h, apresentação de percussão e dança voltada para ritmos da cultura popular, como ciranda e coco de roda.  No dia seguinte (07.12), ocorre o vernissage da exposição, às 8h, e apresentações de dança, a partir das 9h, que se estenderá durante todo o dia. E no dia 08, a Mostra CECCO programa a exibição do curta “Enfim livres”, na Sala de Balé, às 9h, além de Teatro de Mamulengos, às 14h, apresentações teatrais, a partir de 15h, e o encerramento do evento logo após as récitas.

    Serviço: 
    Organização geral: Julia Schenkel, Natália Campos, Roxane Sales, Jennifer Katarina.
    Realização: CECCO NATAL, IFRN-Centro Histórico e Grupo de Pesquisa Gentileza/UFRN.
    Curadoria: Jennifer Katarina, Julia Schenkel. 
    Colaboradores: Lenilton Teixeira, Kimi Han e César Filho, KurtanaKombi.
    Apoiadores: Prefeitura do Natal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, Funcarte.