Últimas histórias

  • Filme “Ainda estou Aqui”  é indicado ao Globo de Ouro

    Da Agência Brasil

    Dirigido por Walter Salles, o longa Ainda estou Aqui  foi indicado ao prêmio Globo de Ouro de filme de língua estrangeira. A atriz Fernanda Torres também foi indicada a melhor atriz junto com Tilda Swinton, Kate Winslet, Angelina Jolie e Nicole Kidman.

    Ainda estou Aqui narra a vida da família Paiva – a mãe, Eunice, e os cinco filhos – após o desaparecimento do marido de Eunice, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela ditadura militar.

    O longa  é o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para ser o representante brasileiro a concorrer à indicação ao Oscar 2025. O filme foi recebido com comoção pelas plateias e premiado em vários festivais internacionais, levando o prêmio de melhor roteiro no festival de Veneza.

    O filme é baseado no livro biográfico do jornalista Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens Paiva. Lançado em 2015, o livro conta a história da mãe dele, símbolo da luta contra a ditadura, que viveu até 2018, e morreu aos 86 anos, com Alzheimer.

    Eunice Paiva criou os cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos e indígenas após a prisão e o desaparecimento do marido, em 1971, durante a ditadura, no Rio de Janeiro.

  • 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher será tema de debate na ALRN

    A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” será tema de um debate promovido pela Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O evento ocorrerá nesta terça-feira (10), a partir das 14 horas, e foi proposto pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT).

    A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher tem seu início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, e traz reflexões sobre as diversas formas e expressões de violência de gênero contra meninas e mulheres, demarcando as diversas situações de vulnerabilidade social, assim como, os determinantes de raça, classe, sexualidade, corpo e território.

    “É fundamental a realização desta Audiência Pública pela compreensão da relevância desta campanha e pela sua necessidade enquanto instrumento de enfrentamento das violências de gênero e da misoginia no Rio Grande do Norte em concordância com as metas e objetivos da Frente Parlamentar das Mulheres e da Procuradoria da Mulher, ambas instituídas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, somando-se as diversas ações realizadas no Estado”, disse Divaneide na justificativa da proposta.

    A campanha foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça, buscando a sensibilização desta temática na sociedade e reunindo ativistas, movimentos sociais, instituições e organizações na defesa da vida das mulheres. A iniciativa se destaca por reunir experiências de enfrentamento às violências de gênero e por inaugurar novas políticas públicas, assim como, mais recentemente ter como central: o enfrentamento Intersetorial e interinstitucional do feminicídio no Brasil.

  • Sei

    Bolsonaro disse no início desta semana que nunca debateu golpe com ninguém. “Se alguém viesse falar de golpe comigo, eu perguntaria: “E o day after? Como a gente fica perante o mundo?”. A palavra golpe nunca esteve no meu dicionário. Jamais faria algo fora das quatro linhas da Constituição. Dá pra resolver tudo nas quatro linhas”. E aí, você acredita? Não. Até porque os novos fatos que surgiram no relatório do indiciamento dele e mais 36 golpistas  colocam pelo esgoto tudo e qualquer defesa que esse sujeito faz.

    Reportagem espetacular

    Trabalho primoroso de Amanda Audi na Agência Pública.  “Famílias que teriam origem escravocrata mantêm poder há 200 anos” discorre sobre os clãs familiares que mantêm poder e influência no Brasil há mais de 200 anos — em parte conquistados pelo suor de mão de obra escravizada. Recomendo e compartilho basta clicar aqui.

    2026

    O ano é 2026, e a eleição daquele ano já começou, cambada! Basta ver as peripécias do senador Styvenson, do prefeito mossoroense Allyson Bezerra e do senador Rogério Marinho. Claro, com a contribuição de suas assessorias e capachos radiofônicos particulares.

    Vi por aí

    Que o Brasil tem a pintura de meio-fio mais cara do planeta, isso todos já sabem. É uma grande verdade. O problema é que os caras quando não estão com a brocha nas mãos estão arquitetando golpes. Fica fácil demais o brasileiro pedir pelo fim das forças armadas.

    Galera sem noção

    Em outros tempos já teriam cassado o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Vejam que em uma entrevista em canais de extrema-direita dos Estados Unidos ele pede que Donald Trump e Javier Milei pressionem e imponham sanções contra o Brasil. Motivo: “estariam boicotando a Primeira Emenda Constitucional dos Estados Unidos”. E o que é que o Brasil tem com isso? Ora, perguntem ao estúpido filho do estrupício. É de uma sacanagem que não tem como mensurar.

    Entre estúpidos

    De parabéns o general Freire Gomes, ex-Comandante do Exército brasileito que ameaçou prender o então presidente Bolsonaro caso ele avançasse com o plano golpista. Esse Senhor, com “S” gigante, merece o reconhecimento de todos os brasileiros. Entra na História com um ato simples para quem respeita as Leis.

    Simples

    Lugar de golpista é na cadeia. 

    Lugar de golpista é na cadeia

    Segundo o Metrópoles , o general da reserva e deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) teria ido ao Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência, logo depois do resultado das eleições de 2022 para sugerir a Bolsonaro uma ruptura democrática usando o artigo 142 da Constituição Federal. Pazuello não está na lista dos 37 indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado. Merecia estar.

    Novos ares nas redes

    Com a justiça em cima da onda de fakes News e desinformação nas redes, a extrema-direita sofre. Tanto que a cada quatro postagens opinativas sobre o indiciamento do Bolsonaro, três  apoiam o indiciamento do capitão golpista. A extrema-direita vem definhando nas redes sociais.

    Não se enganem

    Mas nem pense em baixar a guarda. Esse povo é perigoso – apesar de ser família, pátria e defensor dos bons costumes.

    Exposição Pulsares

    Neste 5 de dezembro, às 19 horas, o Bardallos Comida e Arte abre a exposição Pulsares (De ontem; de hoje), de Eduardo Alexandre, uma breve mostra do que foi e é a pintura desse artista que iniciou sua militância cultural em 1977, ao criar a Galeria do Povo, na Praia dos Artistas. Desde então, Dunga, como é conhecido, teve e tem participação ativa em atividades culturais da cidade, sendo um dos criadores do festejado e saudoso Festival de Artes do Natal (Festival do Forte) e comemorações do Dia da Poesia no 14 de março, data hoje firmada no nosso calendário cultural. A exposição vai até 20 de dezembro.

  • Segundo turno em Natal

    Paulinho freire, do União Brasil, venceu o segundo turno das eleições de Natal. Paulinho, conhecido por ter sido vice da desastrosa administração de Micarla de Souza, volta à prefeitura.

    Natália

    A campanha no segundo turno de Natália Bonavides foi de debates mostrando sua superiodade na TV, puxando multidões em “piseiros” pelas ruas da capital. Coisa que eu só via pelo interior. Mas, não conseguiu vencer a grande máquina de fake news da campanha de Paulinho. Era tanta mentira que no finalzinho do segundo turno a Justiça concedeu coisa de 30 inserções na propaganda eleitoral para que a candidata se defendesse das mentiras de Paulinho Freire.

    Em Mossoró

    Continua a gestão Allyson Bezerra. O mossoroense deu uma vitória do tamanho da galáxia ao jovem prefeito, que agora, ao que tudo se encaminha, quer voos mais altos. Leia-se governo do estado.

    Melhor já ir se acostumando com a cadeia

    O ex-presidente Jair Bolsonaro anda completamente desesperado e com medo de ser preso, tanto que perguntou recentemente se o presidente Lula não tem coração para ser “O Pai” da anistia. É pra rir.

    Dinheiro nas calças

    O prefeito Airton Souza (PL), eleito em Canoas, no Rio Grande do Sul, aparece em vídeo com dinheiro nas calças. O Ministério Público pediu para a PF investigar o caso. Airton disse que “estava honrando um compromisso pessoal”. E todo mundo acredita, né?

    Toque de Midas ao contrário

    O conhecido e destemido jornalista (?), Allan dos Santos, foragido do Brasil e sem dinheiro nos EUA, está trabalhando de Uber. Tá legal, é uma “viração” digna, um trabalho de muito esforço, diga-se. Porém, o que eu acho interessante nessa história é que tudo que aquele déspota do ex-presidente toca se transforma em desastre. O cara tava indo tão bem como disseminador de fake News…

    Sem corrupção

    Assim, como outros, vejo o Messias vociferando que em seu governo não teve corrupção. Aí, o twitteiro Bohn Gass sapeca os malfeitos: Orçamento secreto, barras de ouro no Ministério da Educação, o roubo das jóias, propina na vacina da Covid. superfaturamento de tratores, ônibus escolares, remédios…

    Mesmo modus operandi

    Como bem disse o jornalista Daniel Menezes em seu O Potiguar, está no jardim da infância quem pensa que as trincheiras da eleição de 2024 serão desarmadas.

    Já começaram, irmãos e irmãs. Os ataques estão no ar em blogues, sites e rádios de aluguel do nosso estado. Leia mais em opotiguar.com.br

    Parnamirim

    O município da grande Natal mandou passear o prefeito Taveira. Quem assume, a partir de 2025, é a professora Nilda. Uma bela resposta do eleitor ao bolsonarismo, já que foi a única cidade do RN onde Bolsonaro venceu em 2022. Vai-te!