Últimas histórias

  • Exposição Consciência Negra reúne charges de Brum e convidados no Bar do Pedrinho

    A partir desta quinta, 16, o Bar do Pedrinho, no Centro Histórico de Natal, apresenta a exposição CONSCIÊNCIA NEGRA – CHARGES DO BRUM E CONVIDADOS com artes alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro..

    Além das artes de Brum e de outros 10 premiadíssimos convidados negros que levam à uma reflexão sobre o tema, o público ainda conta com uma das melhores comidas do Centro da Cidade, cerveja gelada, a famosa meladinha, a simpatia e bom humor de Nélio e o clima descontraído e boêmio que o Beco da Lama oferece.

    A exposição segue até o dia 30 e reúne trabalhos de Cau Gomez, Evandro Alves, Geuvar, Jeff Portella, Junião, Nei Lima, Netto, Rico, Vitor vanes e Ykenga.

    O Bar do Pedrinho é ponto de encontro de artistas e pessoas ligadas à cultura potiguar e fica na Rua Vigário Bartolomeu 540, no Centro de Natal, ao lado da Prefeitura, em frente ao Camelódromo. E é aberto de segunda à sexta das 7h30 às 17h30 e aos sábados das 7h30 às 15h.

    Sobre o artista

    Brum é natural de Maricá-RJ. Formado em publicidade pela ESPM com especialização em direção de arte e redação. Discípulo de Daniel Azulay e fã de carteirinha da Laerte, Angeli e Henfil. Começou no mercado de cartuns fazendo caricaturas ao vivo. No RN, passou por diversos jornais do Estado e hoje, é diretor de arte, e faz as charges do jornal do Sindicato dos Bancários do RN. Membro do France Cartoons, participante de diversos salões de humor e exposições nacionais e internacionais. Ilustrador, quadrinista e ex-colaborador da revista MAD, tendo lançado diversos livros de quadrinhos e charges.

    Vencedor dos prêmios: Troféu Angelo Agostini (Melhor Cartunista em 2015), Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (Artes em 2016 e 2018; Prêmio Destaque Continuado #somostodosaroeira em 2020 e Menção Honrosa em 2022), Concurso de Cartum “Nova Previdência Social: Melhor Para Quem?” (2º Lugar: 2019), Concurso de Cartuns Anti-Racistas promovido pela ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos (2020), Salão de Humor Sobre Doação de Órgãos (Menção Honrosa Charge em 2022 e 2º Lugar Charge em 2023) e Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Menção Honrosa Saúde em 2023).

    Conheça o seu trabalho pelo Instagram @rabiscosdobrum e pelo facebook @brumchargista.

  • DEU JACARÉ!

    Sim, deu JACARÉ em mais uma cortina de fumaça do presidente ao tratar de algo tão sério quanto a vacinação. Aliás, esse governo parece uma banca de jogo do bicho.

    ontravenção e bicho pra todo lado.

    Lembro quando a gente sonhava e no dia seguinte um entendido do assunto nos mandava jogar. Sonhou com lama, joga no PORCO, sonhou com lã, joga no CARNEIRO. E ganhávamos! Hoje, desde que o miliciano montou sua barraquinha no Congresso, os jogos são feitos inspirados em pesadelos e com um detalhe: perderemos sempre, em uma maré de azar digna de quem cruzou com um GATO preto, e muitas dessas derrotas por conta da necessidade do presidente em defender os filhos. Mesmo que a banca perca! Não importa, tem que defender os filhotes. E pense numa pessoa cheia de filhos problema, parece um COELHO.

    Perdemos quando deu PAVÃO, pavão misterioso, que fazia a cabeça de seus seguidores, protegido pelo anonimato covarde da internet. Mas que no fim revelou ser um animal que gosta mais de aparecer do que a ave em questão. Era o Zero Dois, que acha que é ÁGUIA nas redes sociais, mas usa textos dignos de um CAMELO.

    Falando em ave, perdemos quando deu AVESTRUZ, e o dono da banca, numa falta de humanidade e respeito aos mortos pela pandemia, resolveu fazer mais uma das suas piadinhas de tiozão do pavê, oferecendo Cloroquina pras emas do Alvorada. A repercussão foi mundial, que vontade de enterrar a cabeça no chão de vergonha.

    E a famosa reunião ministerial do dia 22 de abril? Foi uma festa pros amantes do jogo contraventor. Deu CABRA macho ameaçando STF e depois fugindo a galope feito CAVALO pros EUA. Deu VACA e TOURO quando o Ministro do Meio Ambiente propôs (e vem cumprindo) passar a boiada.

    Deu URSO, ou melhor “amigo urso”, revelando a hipocrisia e falsidade que rola solta no Congresso. Só não deu GALO, pra despertar o Teich que cochilava no meio de tanto absurdo. Se toda reunião for como aquela, ta explicado porque nunca ganhamos.

    Outro bicho sempre dá na cabeça é a BORBOLETA. Volta e meia um aliado cansa de “rastejar” feito lagarta ao lado do dono da banca, cria asas e voa. Mas com um detalhe, esses insetinhos nunca são coloridos, pois basta sair do casulo, que a galera da banca os pinta de “vermelhos”, comunistas, inimigos de Deus, da família e dos bons costumes. E a pintura funciona. Verdade seja dita: os caras são COBRA criada na arte de manipular a opinião dos seguidores. E com isso, continuamos perdendo.

    Já que o assunto é aliado, um importante cambista do governo é o atual Ministro da Saúde. Desde que assumiu, vem dando uma de BURRO nas suas atitudes, ignorando a ciência e o bom senso. O que vale é o que o LEÃO da selva que se tornou Brasília manda. Mesmo que isso faça o ministro, um militar cheio de pose, parecer um CACHORRO adestrado.

    Perdemos novamente e algumas perdas fatais.

    E o MACACO? Claro que deu! Numa cena digna deste animal, quando o bicheiro e um humorista ofereciam banana pros jornalistas, em mais um episódio patético da briga dessa galera contra a imprensa. Perdem todos com esse ódio à informação, inclusive os que estão no cercadinho, aplaudindo.

    E como o assunto é jogo do bicho, encerro o texto “fazendo uma fezinha”. Já que o não aparece ninguém com a coragem de um TIGRE pra fechar a barraquinha do planalto, faço uma aposta, que nesse Natal, que provavelmente nem terá PERU, o nosso presente seja que o povo tenha memória de ELEFANTE e não cometa o mesmo erro nas próximas eleições.

    *

    OBS. Faltou o 24, mas me recuso a fazer piadinhas desse tipo. De homofóbico basta o dono da banca.