Últimas histórias

  • Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró

    Em mais uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) para promover a cultura potiguar, a exposição fotográfica ‘Caboclos’ chega até Mossoró. O trabalho fica instalado na unidade do Sesc na cidade e ficará disponível para visitação de segunda a sexta, a partir do dia 15 de julho, no horário das 08h às 17h, até 16 de agosto.

    A mostra é composta por 35 fotografias e é fruto do Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural. Os paraibanos Kécia Andrade e Diógenes Mendonça buscaram apresentar um registro fotográfico e poético do grupo Caboclos, natural de Major Sales/RN. O objetivo é sensibilizar o público em relação a essa manifestação cultural única, que oscila entre o medo e a admiração fantástica, bem como fomentar e valorizar as manifestações da cultura popular do nosso estado.

    Já o projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural tem como objetivo salvaguardar memórias e patrimônios culturais por meio de pesquisa e difusão dos conhecimentos.

    Além da exposição, na unidade também acontecerão sessões de cinema do filme “Uma Pisada Diferente, na Trilha dos Caboclos do Mestre Bebé”, de Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna, produzido pelo mesmo projeto.

    Neste ano, a exposição ‘Caboclos’ ainda está prevista para passar por Caicó, São Paulo do Potengi e Nova Cruz.

    Serviço:

    O que? Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró

    Quando? De 15 de julho a 16 de agosto de 2024

    Onde? Sesc Mossoró (R. Dr. João Marcelino, 4000 – Abolição, Mossoró/RN)

    Horário de visitação? 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

    Agendamento de Escolas: (84) 3312-9811

    Valor: Gratuito

  • Jornalista Muriu Mesquita lança livro de memórias, histórias como repórter de TV e escritos do avô poeta

    O jornalista potiguar Muriu Mesquita, que vive desde 2017 em Los Angeles, na Califórnia, lança no próximo dia 04 de Julho, em Natal, o livro “Mirante do Alagamar”. O evento acontecerá no Temis Clube Bar, na sede social do América, na Avenida Rodrigues Alves, Tirol. A programação terá música ao vivo, com o cantor e multi-instrumentista Diogo Das Virgens, a partir das 18 horas, e uma mostra de trabalhos do artista plástico Túlio Ratto. Toda a renda da venda do livro será destinada à Comunidade Terapêutica Nova Aliança, que desenvolve há 20 anos, em Pium (RN), atividades de apoio a pessoas que lutam contra o vício e a dependência química.

    “Mirante do Alagamar” é o primeiro livro do jornalista Muriu Mesquita, que nasceu em Pium. A obra reúne memórias da infância do autor no bairro Ponta Negra dos anos 90, histórias de seu trabalho como repórter de TV no Rio Grande do Norte, crônicas reflexivas, e um encontro subjetivo em homenagem ao seu avô, o poeta, jornalista e escritor potiguar Luís de Paula e Sousa (em memória).

    A capa do livro traz uma pintura de Ponta Negra com a praia de Alagamar retratada em vista aérea pelos pinceis do artista plástico Túlio Ratto. O prefácio é assinado pelo advogado e professor Joanilson de Paula Rêgo. A edição dos textos é do jornalista Osair Vasconcelos, responsável pela Z Editora, e o projeto gráfico de Vitor Marinho.

    “Mirante do Alagamar” tem 214 páginas com histórias leves e temas diversos, ambientadas em lugares diferentes, como Natal, praias de Caraúbas, Pititinga, Cotovelo e Pipa, Olinda, Manaus, São Paulo, Hollywood, Veneza, Saint-Tropez e Paris. Os personagens dos escritos de Muriu e do avô, Paula e Sousa, são reais, e vão desde gente simples e quase anônima, como porteiros e vendedores ambulantes na praia, aos amigos de infância, parceiros de mesa de bar, crianças brincando à beira mar e bichos de estimação, como o cão Zeus e o gato Gudinho. O livro também inclui registros de interações jornalísticas de Muriu com personalidades, como a estrela da MPB, Elza Soares, o jornalista Ricardo Boechat, e o ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Marinho Chagas.

    Sem pretensões ou amarras aos formatos e gêneros literários tradicionais, Muriu Mesquita revela o jornalista acostumado a observar e relatar os acontecimentos ao seu redor, durante a pouco mais de uma década em que atuou nas emissoras de TV afiliadas da Band e Globo no RN. O jornalista, cujo nome de batismo é uma homenagem à praia de Muriú, no litoral Norte potiguar, começou a escrever este livro em um período de transição pessoal e profissional, durante a pandemia do COVID-19. Para descrever percepções sobre a vida, refletir e resgatar memórias, Muriu observou o mundo a partir de um mirante imaginário, no alto de uma das dunas entre a isolada Praia de Alagamar e o Morro do Careca, em Ponta Negra. Uma das propostas dos escritos de Muriu é manter viva a esperança na humanidade: “Enquanto houver pessoas interessadas em livros, poesia, artes e preservação ambiental, nosso futuro comum tem potencial sustentável e promissor”, acredita o jornalista. “Decidi escrever e publicar histórias de amor, de amizade, exemplos de superação e reflexões para estimular, no coração das pessoas, atitudes e sentimentos positivos”, explica o jornalista.

    Sobre o autor:

    O jornalista Muriu Mesquita é potiguar, nascido em Pium, no ano de 1982. Trabalhou por 15 anos como repórter, editor-chefe e apresentador nas afiliadas das emissoras de TV Band e Globo no RN. É formado em Comunicação Social pela UFRN e fez Pós-Graduação/Especialização em Ética pela UFRN. Em 2017, Muriu mudou-se para os Estados Unidos. Lá, concluiu Mestrado em Ciências da Educação pela Florida Christian University e tornou-se enfermeiro. Desde 2023, Muriu é professor de enfermagem na cidade de Santa Mônica, California.

  • “Bando: dança que ninguém quer ver” tem apresentações gratuitas esta semana em Natal

    A companhia de dança contemporânea Giradança apresenta nos dias 27 e 28 de junho o espetáculo “Bando: dança que ninguém quer ver”, uma experiência estética que pode ser vista no Espaço Cultural Gira Dança. As sessões contam com intérpretes de Libras e acontecem às 19h30 nos dois dias. Com distribuição gratuita, os ingressos podem ser reservados através da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/giradanca).

    Esta é a segunda apresentação da peça para o público de Natal neste ano. A montagem foi sucesso de público e crítica no mês de fevereiro, com casa cheia nos dois dias de apresentação, sendo realizada pelo Programa Funarte de Ações Continuadas 2023 com ações continuadas de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos da companhia.

    O espetáculo traz um elenco formado pelos bailarinos, com e sem deficiência, Álvaro Dantas, Jânia Santos, Joselma Soar, Ana Vieira, Marconi Araújo, Wilson Macário e Francisca Angélica, e tem como linguagem cênica a improvisação. 

    De acordo com Alexandre Américo, diretor de coreografia do espetáculo, o público encontra em “Bando” uma peça de improvisação, a partir de situações coreográficas, com a pretensão de se distanciar da ideia de que a dança é movida por passos de dança e que tende a ser um acontecimento cênico. 

    O espetáculo “Bando: dança que ninguém quer ver” está sendo realizado com patrocínio da Lei de incentivo à cultura, Banco Itaú, Ministério da Cultura e Governo Federal.

    SERVIÇO

    Bando: dança que ninguém quer ver

    (Classificação 14 anos)
    Dias: 27 e 28 de junho
    Horário: 19h30
    Onde: Espaço Cultural Gira Dança (R. Frei Miguelinho, 100 – Ribeira, Natal)
    Entrada gratuita – Para retirar os ingressos acesse: https://www.sympla.com.br/produtor/giradanca

  • 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” começa dia 07 de julho

    Considerado um dos principais eventos de valorização da música instrumental do Rio Grande do Norte, a 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”, já tem data marcada! O evento acontece entre os dias 07 e 14 de julho, na cidade de Carnaúba dos Dantas, a “Terra da Música”. Serão oito dias de atividades com a presença de talentos potiguares e da região nordeste, com a presença de músicos, bandas, orquestras e apaixonados pelos mais variados estilos da música instrumental.

    Sob a direção do maestro João Batista, conhecido como João da Banda, o Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” tem como objetivo democratizar e valorizar a música instrumental, por meio de apresentações culturais e atividades de formação. “Dizem que o Seridó é uma civilização, talvez sejamos civilizados porque estudamos música desde que nascemos. Se há uma linguagem universal no planeta, eu te garanto: é a música!”, disse o organizador do evento.

    O Festival da Música Carnaubense vai oferecer mais de dez oficinas formativas na área musical. A ação é voltada para a população e será realizada na Sede da Filarmônica Onze de dezembro e na Escola Estadual João Cândido Filho, ambas localizadas no centro de Carnaúba dos Dantas.

    O evento também se destaca por oferecer à população apresentações musicais gratuitas de bandas e orquestras convidadas. Treze cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, estarão participando do evento com suas bandas filarmônicas e/ou orquestras locais. Além disso, o evento vai contar com a presença do Maestro Forró, criador da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) e um dos maiores embaixadores da cultura brasileira pelo mundo afora.

    O artista pernambucano vai se apresentar junto com o Maestro João da Banda no dia 13 de Julho, reunindo a Big Band Dantas da cidade de Carnaúba dos Dantas e Big Band Jerimum Jazz da Escola de Música da UFRN. No dia 14 de julho, durante o encerramento do evento, o Maestro Forró se apresenta com a banda de Música do V Festival Tonheca Dantas. A praça de eventos Caetano Dantas vai receber a programação musical gratuita, a partir das 20h. As apresentações vão poder ser acompanhadas pelo canal do youtube (https://www.youtube.com/@FestivalTonhecaDantas) e outras informações através do instagram oficial do evento – instagram.com/festival.tonheca .

    A 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” é uma produção da JBS Produções Artísticas e Associação Musical e Cultural 11 de dezembro. Conta com patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e Massas Real Sabor, além de apoio cultural da Escola De Música da UFRN, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, Senadora Zenaide Maia e do Deputado Federal Vicentinho (SP).

    Carnaúba dos Dantas – A cidade da Música

    Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Hermano Morais foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em maio de 2021, e concedeu a cidade de Carnaúba dos Dantas o titulo de “Cidade da Música”. O título é um reconhecimento à vocação musical do município, em especial a duas pessoas que levaram o nome do Rio Grande do Norte para o mundo: Tonheca Dantas e o seu primo Felinto Lúcio Dantas. A cidade localizada na região seridó é considerada um celeiro de música.

    Quem foi Tonheca Dantas?

    Nascido em 13 de junho de 1871, em Carnaúba dos Dantas, Antônio Pedro Dantas, conhecido como Tonheca Dantas, faleceu em 07 de fevereiro de 1940 em Natal. Foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de uma obra de mais de mil peças musicais até hoje executadas pelas bandas filarmônicas do Brasil afora e até mesmo no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal.

    Seu repertório autoral é formado principalmente pelo gênero musical valsa, mas também dobrados, maxixes, hinos, xotes, polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a Valsa Delírio, a suíte Melodia do Bosque, Valsa A Desfolhar Saudades, a marcha solene Republicana, dobrado Tenente José Paulino, Embaixador na Paraíba, Correio do Norte.

  • Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, anuncia atrações do Arraial Multicultural 

    O Centro Cultural Casa de Taipa, localizado em Sagi, promove uma programação com muito forró, fogueira, quadrilha,arte urbana e exposições na 10ª Edição do Arraial Multicultural no dia 29 de junho, com entrada gratuita. Entre as atrações confirmadas estão: Caburé (PB),  Priscila Matos (RN) e Selminha e Elton Lins (RN). 

    Idealizado pelo jornalista e publicitário Carlos Rubens Alves de Araújo, o Arraial Multicultural tem como objetivo principal promover e valorizar a rica cultura popular nordestina. O evento busca preservar e difundir as tradições juninas, ao mesmo tempo em que abre espaço para a criatividade e inovação. Além disso, o arraial exerce um impacto positivo na economia local, oferecendo oportunidades para produtores e vendedores de gastronomia típica junina, contribuindo para a movimentação econômica da comunidade.

    “O projeto visa reafirmar a paixão pela rica cultura popular nordestina que temos vivenciado ao longo da última década. Em dez horas de festa, vamos celebrar São Pedro e renovar nosso amor pelo Nordeste, com a apresentação de um trio de forró pé de serra, a tradicional dança de quadrilha junina e a culinária à base de milho. A cultura popular será enaltecida também através do resgate de brincadeiras que marcaram a história das festas juninas, como o pau de sebo e o quebra-pote”, declara Carlos Rubens.

    Uma das novidades desta edição é a exposição “Uma Década de Puro Nordeste”, montada em uma área coberta especialmente construída para o evento. A exposição celebra os 10 anos de história do Centro Cultural Casa de Taipa, relembrando momentos marcantes e contribuindo para a valorização da cultura nordestina.

    A programação do Arraial Multicultural inclui uma intervenção de grafite com o artista Martim Onirismo. Martim atua como multiartista, e no evento,prestará duas homenagens: uma ao Chorinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e outra a Ziraldo, cartunista, chargista e jornalista brasileiro que faleceu em abril.

    Outra atração é a cantora, pianista e compositora Priscila Matos. Potiguar de coração, Priscila promete emocionar a todos com uma linda homenagem a Pixinguinha, um dos maiores representantes do choro brasileiro.

    Selminha e Elton Lins também integram a programação do Arraial trazendo o melhor do forró pé de serra. A banda Caburé, da Paraíba, por sua vez traz muitos  timbres pops e uma mistura de guitarradas africanas com ritmos tropicais do Norte e Nordeste brasileiro. A DJ Euterpe, natural de Baía Formosa,  também estará presente, garantindo a animação do público com um epertório de músicas regionais remixadas.

    Com essa rica e diversificada programação, a 10ª Edição do Arraial Multicultural promete ser um evento imperdível para quem deseja vivenciar e celebrar a cultura nordestina em toda sua plenitude.

    Este projeto recebeu apoio através do Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, na categoria Movimentos Juninos, na edição de 2023. Mais informações no perfil do Instagram @centroculturalcasade.
     

    Sobre o Centro Cultural Casa de Taipa 


    Desde 2015, o Centro Cultural Casa de Taipa tem sido uma referência e um bastião de resistência no litoral Sul potiguar, fomentando as artes e promovendo eventos culturais ao longo do ano. Sua agenda anual é repleta de atividades diversas, como o Desfile do Bloco da Cobra do Cabeludo, o Arraial Multicultural e o Forró do Candieiro, além do Cine Casa de Taipa, que proporciona exibições cinematográficas para a comunidade local. Essas iniciativas não só enriquecem a vida cultural da região, mas também fortalecem sua identidade e tradições.

    SERVIÇO 

    10ª Edição do Arraial Multicultural 

    Local: Centro Cultural Casa de Taipa – Rua Antonia Maria da Concei o, SN – Sagi – Baia Formosa/RN

    Dia 29 de junho a partir das 19h 

    Entrada gratuita. 

  • Musical “O Admirável Sertão de Zé Ramalho” dias 18 e 19 no Teatro Alberto Maranhão

    Com mais de 40 anos dedicados à composição, poesia e música, o artista paraibano Zé Ramalho terá sua extensa obra cantada e contada na mais nova produção idealizada por Eduardo Barata“O Admirável Sertão de Zé Ramalho”, que estará em cartaz nos dias 18 e 19 de junho, no Teatro Alberto Maranhão. As apresentações encerram a turnê que percorreu desde abril sete capitais do Norte e Nordeste. O musical, que tem patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural, festeja o cancioneiro do cantor e compositor, a literatura e os lugares retratados em sua trajetória. Eles ganham vida no palco através da dramaturgia de Pedro Kosovski e a direção de Marco André Nunes, mas não de forma tradicional e biográfica.

    Nele, Zé, o personagem, existe somente nos números musicais, criando algo totalmente inédito. O elenco é diverso, possibilitando, desta forma, a abordagem de vários pontos de vista, contando muitas histórias dentro de uma só. “O espetáculo é uma homenagem a um grande brasileiro que levou para o mundo a força artística do Nordeste, com qualidade em sua realização e enorme potência criativa. Com argumento simples, mas poético e reflexivo, assim como a música de Zé Ramalho, o texto apresentará personagens de referência na obra do homenageado – os retirantes, a seca, o vilão, os palhaços, etc.”, conta o produtor e idealizador do projeto, Eduardo Barata.

    Adriana LessaCeiça MorenoCesar Werneck, Diego Zangado, Duda BarataMarcello Melo,  MuatoNizaj e Tiago Herz compõem o elenco do musical que se divide em 5 módulos: “Brejo da Cruz”, que apresenta as origens do artista; “Campina Grande”, sobre a cidade onde começou o interesse de Zé pela música; “João Pessoa” retrata momento lisérgico da vida do músico, quando ele começou realmente a compor; “Rio de Janeiro” apresenta a batalha por um lugar ao sol, passando pela fome até a prostituição, e “Popstar” representa o sucesso e a consagração do autor de clássicos como “Admirável Gado Novo”, “Garoto de Aluguel”, “Pedra do Ingá” e “Chão de Giz”, entre outros.

    As próprias músicas revelam momentos da vida desse grande artista. Tudo carregado de simbolismo e metáforas, com uma estrutura de texto que complementa as letras do compositor. É uma oportunidade para entrar nas imagens que as canções evocam em cenas que apresentam recortes da trajetória de Zé Ramalho: desde a infância, até ele se tornar conhecido nacionalmente com o lançamento de ‘Admirável Gado Novo’. Tanto quem conhece quanto quem não conhece muito o músico vai poder observar as canções e ser tocado pelas experiências que ele viveu.

    Paraibano de Brejo do Cruz, Zé Ramalho se embrenhou na fonte da literatura de Cordel, do blues, do rock e do melhor do violão nordestino. Também é conhecido por sua contemporaneidade, produzindo poesia dentro da tradição musical nordestina, além de emoções e sentimentos universais na sua obra. Suas composições são tão abrangentes quanto o seu legado de influência sobre músicos e poetas.

    Apelidado de Bob Dylan do sertão, o poeta, cantor, instrumentista e compositor Zé Ramalho foi influenciado pela Jovem Guarda. Misturou o estilo de Roberto e Erasmo Carlos, com a musicalidade do sertão, tendo como referência Pink Floyd, Beatles, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre outros. Uma miscelânea de ritmos, sons, palavras e sensações, sem nenhum tipo de ranço vanguardista e ao mesmo tempo utilizando a tradição nordestina para construir e adaptar suas canções. Do amor ao esotérico, com toque de crítica. Do xote ao rock, sem ter medo da mais romântica balada. Este é Zé Ramalho. Da Paraíba, do mundo, da música. Sua obra se renova sem eliminar nada do que foi usado antes.

    Ficha técnica

    Texto: Pedro Kosovski

    Direção: Marco André Nunes

    Idealização e produção artística: Eduardo Barata

    Produção local: Jorge Elali Produções

    Produção Nacional: Barata Produções

    Elenco:

    Adriana Lessa

    Ceiça Moreno

    Cesar Werneck

    Tiago Herz

    Diego Zangado

    Duda Barata

    Marcello Melo

    Muato

    Nizaj

    Patrocínio: Petrobras, realização da Lei de incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

    SERVIÇO:

    “O Admirável Sertão de Zé Ramalho”

    Dias 18 e 19 de junho, terça e quarta-feira, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão 

    Vendas: https://www.megabilheteria.com/ 

    Valor: A partir de R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira).

    Duração: 01h50min

    Classificação: 12 anos

    Produção local: Jorge Elali Produções

  • Sesc RN leva exposição Caboclos para o Solar Ferreiro Torto em Macaíba

    O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, trouxe para Macaíba, na Grande Natal, a exposição “Caboclos”, pelo Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural. A mostra fotográfica está exposta e pode ser visitada gratuitamente, das 07h às 17h, no Solar Ferreiro Torto, até 21 de junho de 2024.

    A exposição é de autoria dos paraibanos Kécia Andrade e Diógenes Mendonça, e conta com 35 fotografias. Eles buscaram apresentar um registro fotográfico e poético do grupo Caboclos, natural de Major Sales/RN. O objetivo é sensibilizar o público em relação a essa manifestação cultural única, que oscila entre o medo e a admiração fantástica.

    Já o projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural tem como objetivo salvaguardar memórias e patrimônios culturais por meio de pesquisa e difusão dos conhecimentos. A exposição já aconteceu em Natal/RN, no Sesc Rio Branco, e em Major Sales/RN.

    Serviço:

    O que? Sesc RN leva exposição Caboclos para o Solar Ferreiro Torto em Macaíba

    Quando? Até 21 de junho de 2024

    Onde? Solar Ferreiro Torto, em Macaíba/RN

    Horário de visitação? 07h às 17h

    Valor: Gratuito

  • Concerto em Natal celebra 50 anos de relações diplomáticas entre a China e o Brasil

    Natal vai receber no próximo dia 03 de junho, às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, um concerto especial, com a Filarmônica UFRN apresentando obras chinesas e nordestinas. Este concerto, promovido pelo Consulado-Geral da República Popular de China em Recife, com o apoio do governo do Rio Grande do Norte, faz parte das celebrações realizadas na China e no Brasil para celebrar os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os países. O público terá a grande oportunidade de assistir o espetáculo com entrada gratuita.

    Na programação, a Filarmônica UFRN, sob a regência do maestro André Muniz, interpretará músicas chinesas como “Boas Novas de Pequim chegam aos Vilarejos”, “Dança do Povo Yao”, “Abertura do Festival da Primavera”, “Flor de Jasmim”, “Diálogo de Flores” e “Eu te amo, China”, esta última com a participação do tenor Kaio Morais. O concerto também apresentará obras nordestinas como “Gonzaguiana” e “Suíte Nordestina”, realçando dessa forma o diálogo entre as duas culturas por meio de uma troca de elementos folclóricos e tradicionais.

    A China e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas no dia 15 de agosto de 1974. Desde então, as relações bilaterais vêm crescendo em inúmeros aspectos econômicos, sociais, educacionais e culturais. Um dos maiores parceiros comerciais do Brasil desde 2009, a China importou mais de US$ 100 bilhões de produtos brasileiros em 2023. A parceria estratégica abrangente sino-brasileira vem beneficiando os dois povos e o desenvolvimento de modernização do país.

    O impacto da China ao estado do Rio Grande do Norte também tem sido de grande relevância. Em uma reunião recente com professores da Escola de Música, o Secretário Sílvio Torquato Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), ressaltou a importância dos investimentos de empresas chinesas para o desenvolvimento econômico de nosso estado. Além disso, recentemente houve uma doação de 29 máquinas agrícolas para pequenos agricultores do nosso estado, como parte da Parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, iniciativa coordenada pela SEDRAF.

    Cooperações sino-brasileiras na UFRN

    A história de interações da Escola de Música da UFRN com a cultura chinesa já está se tornando uma tradição. “A Filarmônica UFRN apresentou-se no Festival Cultural da China no início do ano, evento realizado em João Pessoa pela UFPB”, explica o maestro André Muniz. O maestro continua: “Depois do grande sucesso daquela apresentação, fomos convidados a realizar um concerto completo aqui em Natal, para celebrar este momento especial, marcando a amizade sino-brasileira. Essa será mais uma das muitas atividades sino-brasileiras que temos realizado desde 2013”.

    A UFRN possui diversos acordos de cooperação com universidades chinesas, sendo que outro fruto dessas parcerias é o curso online de mandarim e de cultura chinesa que a UFRN tem oferecido desde o ano passado. “A intensa procura por essas ações tem demonstrado que há um grande interesse da população potiguar pela cultura chinesa. Esperamos que este concerto também seja muito bem recebido”, destaca a Profa. Nan Qi, Secretária Adjunta de Relações Internacionais da UFRN.

    Veja neste link algumas apresentações sino-brasileiras promovidas pela Escola de Música da UFRN: bit.ly/musicachinesaUFRN

    Serviço:

    Onde: Teatro Alberto Maranhão

    Quando: 03 de junho, às 19h30

    Quem: Filarmônica UFRN e Maestro André Muniz

    Porquê: Celebração dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil

  • Grupo Estação de Teatro leva contação de histórias infantis a escolas públicas

    Com o objetivo de difundir e incentivar a prática de contar histórias, o Grupo Estação de Teatro está realizando um projeto em escolas públicas da área metropolitana de Natal até o dia 29 de maio. “Contando a gente se encontra” é viabilizado pelo edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia/Cosern e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e percorre diversas cidades da região, incluindo Vera Cruz, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Macaíba e Monte Alegre.


    Idealizado pelas atrizes Nara Kelly e Manu Azevedo, o projeto, que está em sua segunda edição, visa não apenas a contação de histórias, mas também a transmissão de conhecimento, vivências e valores, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem. 


    O projeto inclui oito apresentações de contação de histórias infantis, bem como uma oficina voltada para professores, mediadores de leitura e interessados na arte da contação de histórias, intitulada “Contando a gente se encontra”. As apresentações dos espetáculos “1,2,3… conto outra vez” e “Histórias de uma viajante” proporcionam momentos de imaginação, música e diversão, abordando temas relevantes para as crianças, como amizade, cooperação, coragem e memória afetiva, enquanto fortalecem o vínculo das crianças com o universo literário.


    Além das apresentações, são realizadas oficinas em cada uma das cidades participantes, com o objetivo de aprimorar atividades pedagógicas por meio de elementos corporais e vocais, de forma prática e lúdica. Os interessados em participar dessas oficinas devem procurar as Secretarias de Educação dos municípios participantes do projeto.

    “Contando a gente se encontra” é uma iniciativa do Grupo Estação de Teatro, produzido pela TAYÓ Produções,  e patrocinado pela Neoenergia/Cosern e LCC.

    Sobre o Grupo Estação de Teatro

    O Grupo Estação está comemorando em 2014, quinze anos de atuação em Natal – RN e é referência no cenário teatral e da contação de histórias potiguar. Seus espetáculos já circularam por diversos estados brasileiros com reconhecimento de público, crítica e credibilidade junto às empresas, festivais e editais importantes como o Natal em Cena, Programa Petrobras Cultural, Edital Transformando Energia em Cultura Cosern/Instituto Neoenergia, SESC Palco Giratório, Arte da Palavra SESC, dentre outros.

    SERVIÇO

    “Contando a gente se encontra” do Grupo Estação

    Data: de 20 a 29 de maio 

    Locais: Vera Cruz, São Gonçalo do  Amarante, Parnamirim, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Macaíba e Monte Alegre. 

    Informações: https://www.instagram.com/grupoestacaodeteatro 

    Classificação indicativa: livre

    Programação:

    20/05 – Parnamirim
    Local: E M Jorn. Rubens Manoel Lemos (R. Rio Camaragibe, 215 – Emaús)  e : Biblioteca Municipal Professora Elienai Dantas Cartaxo (Av. Pres. Getúlio Vargas
     

    21/05 – São Gonçalo

    Local: CEMEF Maria Antônia (R. Belchior de Oliveira Rocha

     22/05 – São josé do Mipibu

    Local: E M Cônego Pedro Paulino (Rua Principal S/N Povoado Mendes e Auditório SME (Av. Pres. Getúlio Vargas, 151 – Centro, Parnamirim – RN)

    23/05 -Vera Cruz

     Local:CMEI Teodósia Tomaz (Cobé/Vera Cruz) 

    24/05 – Macaíba

    Local: E M Francisco Falcão Freire (R Olímpio Maciel, Lagoa de Pedras) 

    27/05 – Monte Alegre
    Local: Creche Municipal Eugênia Rocha Alves. (R. Joaquim Gonzaga/ Centro) 

    28/05 – Nísia Floresta

     Local: Escola Juvino Lopes da Silva (Avenida Dr. Severino Lopes da Silva, SN)

    29/05 – Ceará Mirim
    Local: Centro de Eventos Green Valley (R. Heráclito Vilar, 469

  • Viva Promoções, Mestiço e Exclama anunciam show com Mução e Renan da Resenha em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

    A Viva Promoções, em parceria com a Mestiço Produções, Exclama e os humoristas Mução e Renan da Resenha, tem o prazer de anunciar o evento “Humor Solidário”, uma iniciativa beneficente em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

    O evento, que contará com shows de Mução e Renan da Resenha, será dia 25 de maio, às 19h, no hotel Holliday Inn (Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova), em Natal. Uma noite de muitas risadas e solidariedade. Os ingressos estão à venda na Outgo (https://outgo.com.br/humor-solidario-natal).

    No evento, 100% da renda será revertida em doações para ajudar as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Será uma oportunidade para todos se unirem em solidariedade e mostrar o poder transformador do riso e da generosidade.

    Sobre os Humoristas:

    Mução: Com mais de 28 anos de carreira, Mução é reconhecido como o maior nome do humor do rádio brasileiro. Seu talento único, sotaque nordestino cativante e pegadinhas inimitáveis conquistaram milhões de fãs em todo o país. Mução recentemente atingiu a marca de 7 milhões de seguidores nas redes sociais e é conhecido por seus bordões icônicos como “Chaaama!” e “Respeita a polícia!”.

    Renan da Resenha: Nascido em Nova Floresta, Paraíba, Renan da Resenha é um fenômeno da comédia digital que conquistou rapidamente o coração do público com seu humor autêntico e suas histórias engraçadas do interior. Com um estilo único de Stand Up, Renan tem lotado teatros e clubes em todo o Brasil, sendo reconhecido como um dos principais representantes do humor nordestino contemporâneo.