Últimas histórias

  • 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher será tema de debate na ALRN

    A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” será tema de um debate promovido pela Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O evento ocorrerá nesta terça-feira (10), a partir das 14 horas, e foi proposto pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT).

    A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher tem seu início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, e traz reflexões sobre as diversas formas e expressões de violência de gênero contra meninas e mulheres, demarcando as diversas situações de vulnerabilidade social, assim como, os determinantes de raça, classe, sexualidade, corpo e território.

    “É fundamental a realização desta Audiência Pública pela compreensão da relevância desta campanha e pela sua necessidade enquanto instrumento de enfrentamento das violências de gênero e da misoginia no Rio Grande do Norte em concordância com as metas e objetivos da Frente Parlamentar das Mulheres e da Procuradoria da Mulher, ambas instituídas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, somando-se as diversas ações realizadas no Estado”, disse Divaneide na justificativa da proposta.

    A campanha foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça, buscando a sensibilização desta temática na sociedade e reunindo ativistas, movimentos sociais, instituições e organizações na defesa da vida das mulheres. A iniciativa se destaca por reunir experiências de enfrentamento às violências de gênero e por inaugurar novas políticas públicas, assim como, mais recentemente ter como central: o enfrentamento Intersetorial e interinstitucional do feminicídio no Brasil.

  • Sarau Insurgências Poéticas celebra 9 anos e homenageia Ana Cláudia Viana e Carlos Fialho nesta quarta-feira (23) no Bardallos

    Eu sempre quis muito/Falo de quantidade e intensidade/Mas eu nunca pensei que houvesse tanto coração brilhando no peito do mundo…  A temporada primavera, do Sarau Insurgências Poéticas é uma celebração aos nove anos e, nesta quarta-feira, o coletivo composto pelos artistas Nunis, Marina Rabelo, Michelle Ferret, Rozeane Oliveira e Thiago Medeiros, homenageiam a bailarina Ana Cláudia Viana e o escritor e editor Carlos Fialho, ambos da maior importância para a formação humana e artística dos integrantes e de uma significativa parcela de público por onde passaram.

    Os homenageados:

    Carlos Fialho: Publicitário, flamenguista, canceriano. Há exatos 20 anos, em 2004, fundou junto com outros artistas e escritores, a editora Jovens Escribas, hoje apenas Escribas, por motivos óbvios, que já publicou dezenas de livros desde então. Entre os seus títulos mais recentes estão Não peça nudes, papai e A noite que nunca acaba.

    Ana Cláudia Viana, cearense, chegou ao Rio Grande do Norte antes dos 20 anos de idade. Em 2020, a artista realizou um projeto que conta com um ebook, um vídeo dança lançou um site que reúne a documentação de sua trajetória nas últimas três décadas, com depoimentos, fotografias, linha do tempo, através da publicação do livro dança e também videodança, na intenção de registrar e deixar para as próximas gerações todo seu legado construído e sustentado com dedicação e coragem. Viana tem é gestora do Centro Cultural Casa da Ribeira e do Espaço A3.

    As Insurgência Poéticas celebram 09 anos de ações ininterruptas e resistentes, que o fizeram um dos projetos mais importantes para o fomento da literatura do Estado do Rio Grande do Norte, inspirando outros projetos e artistas. Participando dos principais festivais de arte e cultura da cidade, do RN, CE, PB; realizando mais de duzentas apresentações em teatros, espaços alternativos, bares, temporadas no Bardallos Comida e Arte no Bar da Meladinha.

    A temporada primavera 09 anos de Insurgências Poéticas, conta com o justo patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte; Fundação José Augusto e Mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio, com apoio cultural do Bardallos Comida e Arte e Funcern.

    Serviço

    O que? Sarau Insurgências Poéticas – homenagem Carlos Fialho e Ana Cláudia Viana

    Quando? Quarta, 23 de outubro de 2024

    Onde? Bardallos Comida e Arte, acesso livre, o espaço conta com acessibilidade arquitetônica

    Contato: (84) 99850-0524 Thiago Medeiros

  • Tem cinema na Casa da Ribeira nesta semana com a “Mostra Florescer nas Telas”

    A Casa da Ribeira recebe nesta semana, dias 24 e 25 de outubro, a Mostra “Florescer nas Telas: Mulheres em Ação”. O evento é presencial e conta com várias atividades, composta por mesa-redonda, oficina e exposições de fotos still. As obras selecionadas pela curadoria serão exibidas nos dois dias do evento. A Mostra tem início às 15h (conferir programação) e a entrada é gratuita.

    Os filmes eleitos para fazer parte da programação possuem até 20 minutos de duração e têm mulheridades e dissidentes de gênero nas funções de diretoras e roteiristas na ficha técnica da produção das obras – as diretoras dos filmes participam da mesa-redonda. 

    Os filmes selecionados para exibição são: Joias de Orixá (Roteiro e direção de Stéphanie Moreira); Bati da Vila (Roteiro e direção de Raquel Cardozo); Cidades Descobertas (Roteiro de Vivian Moura e direção de Julia Donati); Água Viva (Roteiro e direção de Allana Amâncio); Liberdade sem Conduta (Roteiro e direção de Dênia Cruz); Estação Reboco (Roteiro e direção de Juliana Iyafemí) e Luzidas (Roteiro de Stéphanie Bittencourt e direção de Jaya Pereira e Stephanie Bittencourt). 

    Durante o período de seleção, a curadoria foi formada por mulheres que atuam no cenário audiovisual e na atuação no Rio Grande do Norte. Alessandra Augusta, Geisla Blanco e Rita Machado compõem a equipe que fez a seleção das “flores” que estão brotando no cinema potiguar. 

    O projeto da Mostra foi contemplado no Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo n.º 01/2023, Fomento de Ações Culturais para o Audiovisual, Lei Paulo Gustavo Rio Grande do Norte. Tem parceria do Trampo Audiovisual.

    Programação da Mostra

    Dia 24 de Outubro – Sala Multiuso

    – Das 15h às 18h45 – Workshop Cinema Documental e Suas Narrativas com Dênia Cruz (somente para as pessoas que fizeram a inscrição no período determinado)

    – Às 19h – Vernissage da Exposição Fotografia Still (aberta ao público)

    Dia 25 de Outubro – Sala de Teatro

    – Das 15h às 18h – Masterclass: Uma trajetória Contando Histórias Reais com Dênia Cruz (somente para as pessoas que fizeram a inscrição no período determinado)

    – Às 18h15 – Apresentação da Mostra (aberta ao público – fazer retirada do ingresso no local, a partir deste horário)

    – Das 18h30 às 20h15 – Exibição dos Filmes

    – Das 20h15 às 21h15 – Mesa redonda com as realizadoras dos filmes

  • 6ª edição da Roda Potiguar de Forró celebra a música nordestina com grandes nomes

    Um convite para apreciar, sentir e dançar um dos ritmos mais amados pelos norte-rio-grandenses. Essa é a proposta da 6ª edição da Roda Potiguar de Forró, que pela primeira vez terá uma área no formato pista. A iniciativa, que celebra a música nordestina, chega ao Teatro Riachuelo dia 23 de outubro, às 19h30. Quem puxa a Roda é a cantora e compositora Tanda Macêdo, idealizadora do projeto, ao lado de seis convidados. O show terá acesso gratuito, com distribuição de ingressos nos dias 21 e 22 no Natal Shopping.

    Entre os convidados desta edição está a cantora Eliane, a Rainha do Forró. Ícone do ritmo nos anos 80 e 90, a artista cearense, dona de sucessos como “Brilho da Lua” e “Amor ou Paixão”, que seguem encantando diferentes gerações, promete levar seu swing inconfundível ao palco do Riachuelo. E ela não será a única a fortalecer a presença feminina no forró ao lado de Tanda. As potiguares Deusa do Forró, com mais de 35 anos de carreira dedicados à música autêntica nordestina e a cantora e compositora Dani Cruz também participam desta edição da Roda.

    Completam o time de convidados o cantor e sanfoneiro cearense Nonato Lima, que vem ganhando destaque no país pela sua musicalidade e performance; e o compositor e parceiro musical de Tanda Macêdo, Vinícius Lins. Também de Fortaleza, vem para esta Roda o jovem Matheus Gabriel, de 20 anos, que faz aqui sua estreia como acordeonista ao lado de músicos profissionais.

    Como de costume, o repertório da noite aposta em forrós potiguares e clássicos do gênero musical, de Elino Julião ao forró das antigas. “Queremos apresentar ao público músicas que são nossas, de compositores da nossa terra, e muitos desconhecem que são de potiguares. Posso dizer que 90% do repertório é de canções norte-rio-grandenses, mas que sem dúvida o grande público conhece e vai cantar junto com a gente”, conta Tanda.

    A direção musical do show é assinada por Jubileu Filho, que também integra a banda base nas cordas junto a Darlan Marley (bateria), Mônica Michelly (baixo), Chico Bethoven (zabumba), Lipe Guedes (acordeon), Gilson do Acordeon (acordeon), Lara Maria (voz), Vyda Maria ( voz) e Ramon Gabriel (percussão).

    Os ingressos gratuitos para o show, limitados a dois por pessoa, serão distribuídos presencialmente nos dias 21 e 22 de outubro, a partir das 18h, no Natal Shopping (piso L1 ao lado da Bodytech), enquanto houver disponibilidade. Para a retirada das senhas é sugerida a doação de 2 pacotes de leite em pó ou 1 lata de suplemento alimentar (Sustagem, Sustain, Nutren, Active e Sust’up Mais) que serão doados para a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer Irmã Gabriela, instituição vinculada à Liga Norteriograndense Contra o Câncer.

    Esta edição da Roda será dedicada ao pequeno Bento, amante do forró, que partiu precocemente aos 4 anos, em decorrência de um câncer. O evento conta com o patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Lei Djalma Maranhão, Ster Bom, Lampadinha, Clan, Unimed Natal, Casa de Saúde São Lucas, UnP, Fecomércio RN, Sesc RN e Grupo Unimetais.

    SERVIÇO

    Roda Potiguar de Forró
    23 de outubro, 19h30, Teatro Riachuelo
    Entrada gratuita
    Os ingressos serão distribuídos presencialmente nos dias 21 e 22 de outubro, a partir das 18h, no Natal Shopping (piso L1 ao lado da Bodytech).

  • O Bote de Teatro (PE) apresenta o espetáculo “SALTO” na Casa da Ribeira nesta semana

    O Bote de Teatro (@botedeteatro), de Recife-PE, dá continuidade à circulação nacional do espetáculo “SALTO”, financiado pelo Governo do Estado de Pernambuco por meio do edital Funcultura. O grupo fará sua estreia em Natal nos dias 17 e 18 de Outubro, com apresentações gratuitas às 20h.

    O Bote de Teatro se configura como um expoente grupo transmidiático nordestino, e destaca-se pela qualidade técnica e por suas parcerias, já tendo executado mais de 18 projetos culturais em diversas plataformas. 

    “SALTO” é uma adaptação distópica da fábula “Os Músicos de Bremen”, que também inspirou a tradução brasileira de Chico Buarque, “Os Saltimbancos”. A peça borra as convenções teatrais ao construir uma atmosfera retrô-futurista para trabalhar uma obra clássica. Ao utilizar da música eletrônica e da dança como elementos narrativos sinestésicos, “SALTO” cria um ambiente imersivo para o desenvolvimento da história, enriquecendo e pluralizando a experiência do público.

    Para Cardo Ferraz, integrante do grupo Bote de Teatro, é uma grande alegria trazer o espetáculo para Natal. “É uma felicidade imensa poder apresentar ‘SALTO’ pela primeira vez no Nordeste, fora de Recife. Estamos muito felizes em levar nosso trabalho para uma cidade que nos lembra muito a nossa, que possui uma cena musical e teatral vibrante. Queremos trocar ideias e crescer juntos, rompendo paradigmas estereotípicos junto com o teatro nordestino”, declara Cardo.

    Elenco e pesquisa de “SALTO” refletem diversidade

    No espetáculo “SALTO”, o elenco é composto por Inês Maia, Una Martins, Daniel Barros, Cardo Ferraz e Pedro Toscano, com a DJ Nadejda Maciel responsável pela operação ao vivo da trilha sonora.

    “SALTO” surge da pesquisa intitulada Fresta, realizada pelo Bote de Teatro (@botedeteatro), que investigou a relação entre BPMs e os movimentos dos corpos em festas LGBTQIAPN+ de Recife. A trilha sonora original, que permeia toda a peça, foi produzida pela DJ olindense IDLIBRA, reconhecida por representar a música eletrônica de Recife em diversos festivais nacionais e internacionais. Durante as apresentações, a trilha é executada ao vivo por Nadejda Maciel, DJ, produtora pernambucana e fundadora da Maddam Music.

    O grupo recifense valoriza profundamente a diversidade e a inclusão como princípios centrais de sua prática artística. “Como um grupo teatral majoritariamente LGBTQIAPN+, nos esforçamos para criar um ambiente onde todas as identidades e experiências são respeitadas e celebradas. Nosso compromisso com a inclusão reflete a composição do elenco, que abrange profissionais de diversas origens e identidades, que desempenham papéis importantes em todas as etapas de nossas produções”, destaca Inês Maia.

    Os ingressos podem ser reservados através da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/salto-eixo-n2-natal-rn/2659857) ou na bilheteira do teatro, 1h antes do espetáculo. As reservas de ingresso também devem ser trocadas na bilheteria, até 15 minutos antes do espetáculo. 10% dos ingressos são reservados para PCDs e 10% para pessoas trans. O espetáculo é acessível por meio de tradução simultânea em LIBRAS e com acessibilidade arquitetônica. A classificação etária é a partir de 16 anos.


    Serviço – “SALTO” do grupo Bote de Teatro 

    Datas: 17 e 18 de outubro de 2024
    Local: Casa da Ribeira
    Horário: 20h
    Classificação etária: a partir de 16 anos (a peça encena uso de entorpecentes, e contém nudez e linguagem imprópria)
    Gratuito (reserve o ingresso online – via Sympla https://www.sympla.com.br/evento/salto-eixo-n2-natal-rn/2659857)
    Observação: 10% dos ingressos são reservados para PCDs e 10% para pessoas trans.

    Acessível por meio de tradução simultânea em LIBRAS e com acessibilidade arquitetônica.

    Ficha Técnica:

    Direção geral e Coordenação de Produção: Bote de Teatro
    Produção: Luiza Fontes
    Elenco: Cardo Ferraz, Daniel Barros, Inês Maia, Pedro Toscano e Una Martins (performer convidade)
    Iluminação: Luciana Raposo
    DJ convidada: Nadejda Maciel
    Contrarregra e direção de movimento: Iara Izidoro
    Trilha sonora original: IDLIBRA
    Direção de cena e direção de arte: Pedro Toscano
    Coordenação dramatúrgica: Inês Maia
    Preparação de elenco: Daniel Barros
    Figurino: Marc Andrade
    Letrista: Caio Lima
    Identidade visual: Manoel CC

  • Projeto “Cores do Nosso Samba” promove bate-papo exclusivo com Nilze Carvalho

    A renomada multi-instrumentista, cantora, compositora e arranjadora Nilze Carvalho, uma referência no samba e no choro, desembarca em Natal para uma atividade especial que promete inspirar e motivar mulheres instrumentistas e entusiastas da música. No dia 10 de novembro, Nilze estará no Sebrae/RN para um bate-papo musical, como parte das comemorações dos 10 anos do projeto “Cores do Nosso Samba”.

    O encontro será uma oportunidade única para troca de experiências e reflexão sobre a trajetória de Nilze, que compartilhará suas histórias de forma dinâmica e interativa. Com seu cavaquinho sempre a postos, a artista ilustrará momentos marcantes de sua carreira, intercalando com músicas instrumentais e cantadas. Além disso, ela oferecerá dicas valiosas e técnicas sobre os instrumentos que a tornaram uma das grandes artistas da música brasileira. Será um momento de aprendizado que vai muito além da técnica: uma troca profunda com alguém que vive a música de maneira intensa e apaixonada.

    As inscrições para o bate-papo estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, até o dia 04 de novembro, através do link: [https://forms.gle/qMtKaC4eQfHqA8mK7]. A atividade é voltada principalmente para mulheres instrumentistas, especialmente as que tocam cavaquinho, bandolim e violão, que desejam expandir seu conhecimento e discutir os desafios e oportunidades da carreira musical. Contudo, o bate-papo não se restringe apenas ao público feminino. Todos os interessados na temática são bem-vindos e poderão se inscrever, com as vagas sendo preenchidas prioritariamente por mulheres, mas buscando abranger ao máximo todos os interessados.

    Nilze Carvalho também será uma das convidadas especiais da Roda de Samba “Cores do Nosso Samba”, que acontece no dia 9 de novembro no Alpendre – Natal Shopping, como parte das celebrações dos 10 anos do projeto. A programação especial segue até dezembro, e este bate-papo musical é mais uma das iniciativas que reforçam o compromisso do projeto em promover a diversidade e a inclusão através da música.

    A celebração dos 10 anos do Cores do Nosso Samba é uma produção da Green Point em parceria com Valéria Oliveira Produções, contando com o apoio cultural do mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio e do Sebrae RN (no bate-papo). O projeto é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

    SERVIÇO:

    Bate-papo com Nilze Carvalho

    Data: 10 de novembro (domingo)  

    Horário: 16h30 às 18h  

    Local: Sala de Treinamento 04 – Sebrae/RN (Av. Lima e Silva, 76 – Lagoa Nova, Natal)  

    Acesso: Gratuito  

    Inscrições: De 11 de outubro a 04 de novembro, através do link: [https://forms.gle/qMtKaC4eQfHqA8mK7].

  • Festival Tamo Junto BB será palco da etapa final do Vert Battle

    Nos dias 02 e 03 de novembro, a Arena das Dunas, em Natal (RN), receberá a última etapa do circuito brasileiro de skate vertical, o Vert Battle, maior campeonato da modalidade no Brasil, com transmissão ao vivo pelos canais Globo e SporTV.

    Idealizado pelo skatista profissional Rony Gomes, o Vert Battle é o evento de mais alto nível da categoria no país – e homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK). A competição foi dividida em 2 categorias: profissional masculino e feminino open. O evento também oferece altas premiações igualitárias para homens e mulheres.

    Para a etapa final, que acontece dentro do Festival Tamo Junto BB, os maiores skatistas brasileiros já confirmaram presença e pretendem levar muita emoção ao público potiguar. Na categoria masculina: o campeão mundial de park e medalhista olímpico Augusto Akio, Rony Gomes, o campeão mundial de vert Gui Khury, o atleta olímpico Luigi Cini, Dan Cezar, Dan Sabino, Ítalo Penarrubia, Diego Takahashi, Mateus Guerreiro, Victor Ikeda e o francês Edouard Damestoy. Na categoria feminina: a campeã mundial de park Raicca Ventura, a atleta olímpica Dora Varella, Yndiara Asp, Helena Laurino, Manu Tomitake, Fernanda Galdino, Marina Lima e Alice Nassi vão comandar a festa. O campeonato também contará com a presença ilustre da lenda Bob Burnquist.

    A primeira etapa do Vert Batlle em 2024 foi realizada em Atibaia, no interior de São Paulo, no mês de junho, e foi vencida por Rony Gomes. A etapa de Natal vai consagrar o campeão brasileiro de vert.

    PROGRAMAÇÃO – VERT BATTLE

    Sexta-feira – 01 de novembro | Treinos e Demo Session
    Horário: 15h às 20h
    Local: Arena das Dunas | Natal (RN)

    Sábado – 02 de novembro | Treinos, Eliminatórias Masculino e Campeonato Feminino
    Horário: 10h às 17h
    Local: Arena das Dunas | Natal (RN)
    Transmissão: SporTV

    Domingo – 03 de novembro | Final Masculino
    Horário: 09 às 12h
    Local: Arena das Dunas | Natal (RN)
    Transmissão: Esporte Espetacular (Globo)

  • Filarmônica UFRN apresenta concerto oficial “Fantasia” no Dia das Crianças em Natal

    Dia das Crianças se aproxima e a Filarmônica UFRN tem um convite mais que especial para fazer. No dia 12 de outubro, a Filarmônica vai promover o concerto “Fantasia” com algumas das obras deste famoso longa de animação da Disney, lançado em 1940. Serão duas sessões, gratuitas, às 18h e às 20h, no Auditório Onofre Lopes, na Escola de Música da UFRN. Os ingressos começam a ser liberados para retirada no Sympla, às 9h, da quarta-feira (09), sendo permitido dois ingressos por cadastro.

    O concerto vai associar música à projeção da animação, simultaneamente. Desta forma, a Filarmônica proporciona ao público uma experiência imersiva nas sonoridades de grandes obras da Música de Concerto, tal como proposto por Disney em sua criação, que, ao contrário do que costuma acontecer em trilhas sonoras, criou as animações a partir da música. Após 75 anos, desde o seu lançamento, Fantasia ainda pode ser considerado o projeto mais inovador e ambicioso concebido por Walt Disney.

    Com mais de duas horas de duração, divididas em oito segmentos, dos quais a Filarmônica UFRN vai executar 4, cada um trazendo a interpretação em imagens dos animadores da Disney para peças de música clássica. A ideia é transformar a trilha sonora em personagem principal, criando animações a partir dos afetos, das sugestões, dos caminhos propostos pela música. 

    Com regência do Maestro André Muniz, a Filarmônica convida a Soprano Alzeny Nelo e o Pianista Paulo César Vito, apresentando o programa da noite com transmissão simultânea das respectivas animações: a Dança das Horas, um ballet de Amilcare Ponchielli,  Uma Noite no Monte Calvo, de Modest Mussorgsky, Pinos de Roma, de  Ottorino Respighi e Rhapsody in Blue, de  George Gershwin.

    Neste trabalho, o audiovisual é construído posteriormente e se adapta às obras interpretadas pela orquestra, o que faz de Fantasia uma obra singular, artística e com estilo único, diferente de tudo que a Disney tinha feito até então, e até do que viria a fazer. Assim como as obras musicais que a compõem, Fantasia não é exclusivamente doce, ou simpática, indo muito além disso, indo do ‘fofo’ ao assustador ou grandioso em poucos instantes. Como costuma ser a vida, e a natureza humana que apenas a arte é capaz de retratar. 

    O Concerto é uma realização da Filarmônica UFRN com patrocínio da CAURN – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte e apoio da Escola de Música da UFRN, PROEX/UFRN e UFRN. 

    Serviço – Concerto Oficial Fantasia

    Quando: 12 de Outubro (sábado)

    Onde: Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN)

    Sessões: 18h e 20h 

    Entrada Gratuita  – Ingressos serão liberados a partir desta quarta-feira (09), pelo Sympla, às 9h

    Siga: @filarmonicaufrn

  • Exibição do filme “O Poema” marca os 60 anos de golpe militar no Brasil

    Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, às 20h, a Cervejaria Resistência exibirá o filme O Poema, curta-metragem que retrata de forma subjetiva os conturbados acontecimentos sociais que sacudiram o país com o processo de abertura política nos anos 80 (século passado).

    Produzido e gravado em Manaus, através da Lei Paulo Gustavo 2023, o filme tem 25 minutos de duração e é uma obra subjetiva sobre a ditadura, escrita e dirigida pela jornalista, escritora e produtora de audiovisual Regina Melo. A narração é da atriz Maria de Lia, paraibana, de Campina Grande, residente, em Natal (RN).

    O Poema mostra um homem que não consegue sair de casa, preso a objetos que recolheu ao longo do tempo. Cada gaveta que abre simboliza uma camada de sua vida: traços da sua personalidade, suas lembranças, sua história. Até que uma presença misteriosa o seduz às ruas, onde o seu passado se desnuda e ele enfrenta as camadas do que o aprisionam. “O Poema é uma dança sobre o silêncio. O silêncio de uma juventude que cresceu sob os signos do medo, da censura e da mentira. O silêncio dos mortos e desaparecidos”, diz Regina Melo.

    Após a exibição do filme, haverá a apresentação musical do artista Jô Bay, com um repertório especial com músicas que desafiaram o regime autoritário do país, como “Apesar de você” e “Cálice”, de Chico Buarque; “Coração de estudante”, de Mílton Nascimento; “O bêbado e o equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc; “Caminhando e cantando”, de Geraldo Vandré; “Irene”, de Tom Zé e “Alegria, alegria”, de Caetano Veloso, dentre outras.

    Breve Currículo da roteirista e diretora

    Regina Melo é escritora, poeta, compositora e produtora de audiovisual. Autora dos romances Ykamiabas, filhas da lua, mulheres da Terra; Oceano primeiro, mar de leite, rio da criação e A fênix e o dragão, paixão e eterno retorno. Venceu festivais de música em Manaus e São Paulo, escreveu livros de poesia: Pariência, Estação do Nada, O Poema e Mais uma vez, Poesia (lançado em Natal em 8 de março de 2020). Seu livro Ykamiabas foi tema da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, em 2010 e é referência em estudos feministas e antropológicos. Foi uma das contempladas no edital Carmen Santos Cinema de Mulheres em 2013, com o filme “Os anseios das cunhãs” e uma das selecionadas no Edital Ruth de Souza, em 2023 para produzir o longa-metragem “Ykamiabas”. Amazonense, de Manaus, se divide entre Natal (RN) e Manaus (Am).

    SERVIÇO

    Exibição do curta-metragem “O Poema”, de Regina Melo

    Alegoria. Ficção. Filme em P & B, com detalhes em cor. Classificação: 14 anos.

    Dia 02 de outubro de 2024 às 20h

    A Cervejaria Resistência está localizada à rua Leonora Armstrong, 35 – Ponta Negra, Natal-RN. Fone: 84 99147-7782. Instagram: @resistenciacervejas @othongourmet.

  • Espetáculo infantil Muximba tem apresentações gratuitas em Natal

    Muximba, uma obra da companhia Giradança, é um espetáculo infantil que conta a história da criação das coisas da terra e tem apresentação marcada para o dia 13 de setembro, em duas sessões, 9h e 14h, no Espaço Cultural Gira Dança. Os dois momentos contam com acessibilidade, através de intérpretes de Libras e audiodescrição, e os ingressos serão distribuídos gratuitamente no endereço: sympla.com.br/giradanca.

    Muximba evoca uma busca misteriosa por seres ancestrais que, de alguma maneira, parecem povoados no imaginário popular, como os bois, os papangus ou os Orixás. O espetáculo brinca com o refazer da história da criação, colocando a Terra como um lugar de encantamento e continuidade.

    A peça é realizada através do Programa Funarte de Ações Continuadas 2023 com ações continuadas de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos da companhia, e foi elaborada levando em consideração aspectos da neurodiversidade, com atenção às pessoas com autismo, outras condições neurodivergentes ou neuroatípicas, e pessoas que têm hipersensibilidade à luz, ao som, ao tato, ou que têm condições específicas de foco e desfoco, por exemplo.

    O espetáculo, que tem a concepção artística de Alexandre Américo e Pedro Vitu Queiroz, traz ainda figurino diferenciado para atender a este público. São máscaras corporais cheias de magia elaboradas pelo artista plástico Jô Bonfim. Já a direção artística da Companhia Giradanca é de Álvaro Dantas e Ana Vieira e a coreografia do espetáculo é coletiva, assinada por: Álvaro Dantas, Ana Vieira, Francisca Angélica, Jania Santos, Marconi Araújo, Joselma Soares e Wilson Macário.

    O espetáculo Muximba é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, apoio Natal Card e produção e idealização da Companhia Giradança e Listo! Produções Artísticas.

    Serviço

    Espetáculo infantil “Muximba”

    Quando: Dia 13 de setembro

    Duas sessões: 9h e 14h

    Local: Espaço Cultural Gira Dança | R. Frei Miguelinho, 100 – Ribeira, Natal/RN

    Ingressos gratuitos via Sympla: https://sympla.com.br/giradanca