21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher será tema de debate na ALRN
A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” será tema de um debate promovido pela Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O evento ocorrerá nesta terça-feira (10), a partir das 14 horas, e foi proposto pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT).
A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher tem seu início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, e traz reflexões sobre as diversas formas e expressões de violência de gênero contra meninas e mulheres, demarcando as diversas situações de vulnerabilidade social, assim como, os determinantes de raça, classe, sexualidade, corpo e território.
“É fundamental a realização desta Audiência Pública pela compreensão da relevância desta campanha e pela sua necessidade enquanto instrumento de enfrentamento das violências de gênero e da misoginia no Rio Grande do Norte em concordância com as metas e objetivos da Frente Parlamentar das Mulheres e da Procuradoria da Mulher, ambas instituídas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, somando-se as diversas ações realizadas no Estado”, disse Divaneide na justificativa da proposta.
A campanha foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça, buscando a sensibilização desta temática na sociedade e reunindo ativistas, movimentos sociais, instituições e organizações na defesa da vida das mulheres. A iniciativa se destaca por reunir experiências de enfrentamento às violências de gênero e por inaugurar novas políticas públicas, assim como, mais recentemente ter como central: o enfrentamento Intersetorial e interinstitucional do feminicídio no Brasil.