Sobre

INDEPENDENTE

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), há tempos abandonou a parceria com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Ele vem colocando em pauta apenas os projetos de seu interesse, incluindo uns que desagradam ao chefe da Nação, como a legalização dos jogos de azar. Bolsonaro já chegou a dizer que vetaria o projeto, caso aprovado, mas isso não incomodou Arthur Lira, que não parou a tramitação da matéria, e trabalhou para sua aprovação.

*

LEGISLATIVO EM BANHO-MARIA – No Brasil, há um consenso de que projetos que carregam alguma polêmica não devem ser votados em anos eleitorais. A uma, porque os políticos estão mais preocupados em formar alianças para suas campanhas; a duas, porque questões controversas sempre desagradam a uma parcela da população, tudo o que os políticos não querem.

*

II – Contrariando essa lógica, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer votar ainda em 2022 um dos projetos mais cobrados no país, o da Reforma Tributária, que pretende, sobretudo, simplificar o atual balaio de gatos que é nossa legislação nessa área. Merece elogios a atitude do senador, resta saber se ele logrará êxito. Acho difícil.

*

INDICAÇÕES PARA O STF – O próximo presidente do Brasil deverá nomear dois novos ministros pro STF ainda em 2023, que ocuparão as vagas de Rosa Weber e Ricardo Lewandowski, que atingirão a idade máxima de 75 anos. Há, no entanto, um movimento no Congresso que pretende retornar a idade máxima para 70 anos, o que permitiria ao próximo mandatário da Nação nomear cinco ministros durante os quatro anos de gestão.

Vale lembrar que a idade foi alterada de 70 para 75 anos recentemente, no governo de Dilma Rousseff, a fim de impedir que a ex-presidente nomeasse mais ministros para a Corte Judiciária. Casuísmo sempre, outrora e agora.

BAR DO PAULÃO – O bar mais velho de Mossoró ainda em atividade e comandado pelo fundador, completa 50 anos de existência em dezembro deste ano. Seus frequentadores já passam a arquitetar uma comemoração, meio a contragosto do seu proprietário, Paulo Targino, o Paulão, avesso a eventos sociais.

*

II – O Bar do Paulão está localizado no cruzamento das ruas Felipe Camarão com Ana Floriano, bairro Doze Anos. É um bar tradicional, de balcão, mesas e cadeiras de madeira, pintados em branco, com um enorme estoque de bebidas destiladas acomodadas num enorme móvel fixado à parede.

* III – A clientela é quase sempre a mesma, não é um bar cosmopolita, apesar de seu proprietário não se negar a atender clientes desconhecidos. Ofertará seu “atendimento VIP” da mesma forma. Dona Inês, esposa de “Paulão”, é uma atração à parte, com sua falta de freio na fala. Diz o que quer, nem sempre com palavras republicanas, para risos e deleite dos presentes.

Vida longa ao icônico Bar do Paulão.

*

CONDENAÇÃO – A Justiça condenou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a indenizar o cantor e compositor Chico Buarque em R$ 40 mil. No último dia 07 de setembro, o governador publicou um vídeo em suas redes sociais defendendo que o Brasil deveria fugir dos extremos, e como exemplo mostrou uma montagem com Sérgio Reis e Chico Buarque lado-a-lado, sendo que o primeiro realmente já fez declarações demonstrando seu radicalismo, ao contrário do segundo. A defesa de Chico Buarque mostrou que a imagem do cantor foi usada indevidamente, tese que foi acatada. Cabe recurso.

*

DRAMA – O filme “Você não Estava Aqui” (2019) mostra os efeitos da precarização do trabalho nos dias atuais. A trama se passa na Inglaterra, tendo como personagens principais um casal formado por um entregador de encomendas e uma cuidadora de idosos. Apesar da extenuante carga de horário que ambos cumprem, eles não conseguem ter uma vida digna, gerando constantes conflitos em casa, sobretudo com o filho mais velho, um adolescente em fase escolar.

Outro viés do filme é a relação entre patrão e empregados na empresa de entregas, alicerçada apenas no cumprimento de metas, no trabalho exaustivo e na falta de empatia com os empregados, que não podem nem relatar que estão doentes etc.

*

DICA – Para quem gosta de aprender mais sobre o mundo da música, especialmente curiosidades, e também para fugir um pouco do pesado noticiário político, sugiro os seguintes podcasts: “B3”, “Discoteca Básica”, “Sons & Histórias”, “G1 Ouviu”, “Escuta”, “Expresso Ilustrada”, “Baú Musical” e “Tenho mais Discos que Amigos”, todos muito bons. A mente às vezes pede algo mais ameno.

*

TOCA RAUL – O cantor Ed Motta, mais conhecido pelo seu parentesco com Tim Maia, achou por bem detonar o escritor, produtor, cantor e compositor Raul Seixas, dizendo, entre outras, que ele era fraco musicalmente e que possuía falha de caráter. Caso queria aparecer, escolheu a pior forma possível. A imensa legião de fãs do Maluco Beleza não deixou barato. Ed Mota ouviu umas boas verdades, pra criar “marra” e parar de falar lorotas. Nem vou me dar ao trabalho de compará-los aqui neste espaço. Todos sabem o que representa Raul Seixas para a música nacional e o que representa Ed Mota.

Escrito por Erasmo Firmino

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Minidoc “Cultura em Pandemia” aborda os desafios enfrentados por alguns profissionais nos últimos dois anos

O CARNAVAL DA MINHA DOR