Sobre

Documentário Potiguar “A Deus Querer” é selecionado para o Festival Cine MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo

A Deus Querer é o segundo curta-metragem da trilogia poética produzida e dirigida pela documentarista Mônica Mac Dowell a respeito dos múltiplos personagens que vivem na pequena Comunidade do Reduto, localizado no Município de São Miguel do Gostoso, no estado do Rio Grande do Norte.  O curta, que estreou no Festival Internacional de Cine Documental Del Uruguay – AtlantiDoc, em outubro passado, será apresentado em São Paulo no Festival Cine MIS, no Museu da Imagem e do Som, neste sábado (17).

O Festival CINE MIS é um panorama da diversidade de olhar que o cinema transmite sobre sentimentos, cidades, direitos humanos, entre outros temas universais que atravessam as relações humanas e a vida em sociedade.

 O documentário A Deus Querer é uma elegia à natureza e à vida campesina, onde a câmera do celular da diretora visita e perscruta, com muita delicadeza e minudência, o universo do personagem Seu Dadá, o protagonista do filme.

A documentarista atribui ao filme uma sintaxe muito particular e uma semântica infrequente – ao gênero documentário – concedendo ressonância social ao sujeito retratado, respeitando a sua identidade e a sua história corriqueira e prosaica.

Por meio da sua subjetividade estética e do olhar da sua câmera Mônica Mac Dowell inscreve, mais uma vez, ao seu documentário, uma métrica social inclusiva, que mostra a vida simples e cotidiana do protagonista, atribuindo a ele e ao seu ofício, uma condição de existência mítica e biográfica.

A edição do documentário segue uma estrutura fílmica que faz lembrar a técnica presente na Montagem de Atrações em que as ações da personagem são escolhidas de forma aleatória e de modo arbitrário para promover um andamento narrativo não linear entre a realidade, a memória e o desejo da personagem.

A trilha sonora, composta por Valéria Oliveira, segue a mesma sintaxe não linear da narrativa fílmica e está em absoluta consonância com a história da personagem e com a montagem. Valoriza a função sensorial do espectador e se inscreve no lugar do silêncio, das pausas, dos pensamentos e dos desejos de Seu Dadá.

A Deus Querer é um documentário narrado em primeira pessoa sobre a história de vida de Seu Dadá e marca em definitivo a inscrição poética, o traço estilístico e a forma lúdica e sensível que Mônica Mac Dowell encontrou para contar histórias e apresentar para o mundo as personagens que fazem as histórias da Comunidade do Reduto em São Miguel do Gostoso.

O curta metragem “A Deus Querer” tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão, HC Cardio e Casa de Saúde São Lucas.

– Release adaptado do ensaio original de Andréa Mousinho

Professora Universitária, Jornalista e Mestre em Comunicação, Semiótica e Artes.

PUC/SP. Em Doutoramento na Universidade de Coimbra – Portugal

FICHA TÉCNICA

Direção, Produção, Fotografia e Roteiro

Mônica Mac Dowell

Montagem

Virginia Primo

Finalização, Colorgrading, Edição de Som e Mixagem

Eduardo Pinheiro

Trilha Sonora Original e Direção Musical

Valéria Oliveira

Consultoria

Andrea Mousinho

Abertura

Larinha Dantas e Gabriel Souto

Design de logotipo e cartaz

Atena Marketing

Sobre Mônica Mac Dowell

Produtora cultural em Natal, em 2018 Mônica enveredou pelo mundo do audiovisual com sua primeira experiência com o cinema, recolhendo e captando imagens com a câmera do seu celular, o que resultou no documentário Rosa de Aroeira, seu primeiro curta-metragem.

Rosa de Aroeira relata a vida e a força de trabalho de quatro mulheres residentes na pequena comunidade do Reduto, localizada no município de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. O curta-metragem foi concluído e lançado em 2020, tendo sido premiado em festivais como o LABRIFF, 1º FIC RIO, BRIMIFF, RIMA,  Cineforte Cabedelo, Festssauro e mais recentemente foi vencedor no FestAlter 2022 na categoria  Melhor Smartphone Nacional , além de ser selecionado para diversas mostras e festivais.

Em 2020, durante o isolamento social, Mônica Mac Dowell produziu e lançou também o curta Saudades da Vovó, premiado no Festival Quarentene-se e exibido na Mostra Macambira, na 4º Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, no Festival Cultural do Brasil (Viena) e no Festival Goiamum Audiovisual.

SOBRE O Festival Cine MIS

O Festival é um panorama da diversidade de olhar que o cinema transmite sobre sentimentos, cidades, direitos humanos, entre outros temas universais que atravessam as relações humanas e a vida em sociedade. Em 2022, o Festival recebeu quase 600 inscrições de pessoas de todas as regiões do Brasil e, após um processo longo de análise, exibirá 28 produções entre curtas, médias e longas-metragens, que, através da experimentação de linguagem em ficção ou documentários, apresentam retratos de um país e toda a sua complexidade. A seleção foi realizada pelos cineastas Glenda Nicácio, Duda Leite e Bruno Cucio e pelos programadores do MIS Jéssica Silva e Júnior Oliveira, junto com o educador da equipe do MIS Ícaro San Carlo.

Dentre as produções selecionadas para a edição 2022 do Festival, há representantes de todas as regiões do país, que colocam em discussão as angústias e lutas existentes em diferentes espaços sociais. Dos povos originários do Crato no Ceará às ruas de Manaus no norte do país, o Festival Cine MIS traz um retrato social de tempos em que a luta por identidade, moradia, justiça e direitos permeiam as relações sociais e alimentam os anseios de construção de uma nova sociedade. Experimentos audiovisuais de realizadores em início de carreira ou mesmo de cineastas com experiência na área desenham a programação do Festival.

Confira a programação completa do Festival: https://mis-sp.org.br/programacao/f6fa6190-fbc8-4632-b09d-8b225600c690/festival-cine-mis-2022

Confira o trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=7shpc26bYNA

Banco de Alimentos de Natal lança campanha “Natal mais Feliz”

Domingo na Cidade encerra o ano com programação de Natal neste fim de semana