Sobre

PT em Mossoró

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Mossoró vive um intenso conflito interno, causado pelo anúncio da pré-candidatura da vereadora Marleide Cunha ao cargo de deputado estadual, o que desagradou a deputada estadual Isolda Dantas, que disputa o mesmo nicho eleitoral.

Marleide Cunha, contudo, se acha capacitada para a disputa em razão da força que demonstrou ter nas eleições de 2020, quando conseguiu se eleger em detrimento de Plúvia Oliveira, candidata preferida de Isolda Dantas. Plúvia recebeu generosos recursos do PT, ao contrário de Marleide.

A atual deputada estadual Isolda Dantas teme que ela e Marleide Cunha morram abraçadas, acredita que ambas terão muitos votos, mas não consigam, individualmente, alcançar os números necessários. Haverá candidatos em Natal com bastante capilaridade eleitoral, capazes de superar as votações individuais de Marleide e Isolda. A briga interna está grande.


I – A revista Piauí de março trouxe uma extensa e excelente matéria sobre a pré-campanha do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) à presidência da República. A reportagem cobre desde a volta de Moro ao país até suas reuniões mais recentes. A situação não é nada animadora.

*

II – O ex-ministro apareceu na primeira pesquisa após lançar-se pré-candidato com 11% das intenções de votos, o que animou o entourage, mas as sondagens seguintes não demonstraram o crescimento que todos almejavam, pelo contrário. Hoje ele patina nos 6%, 7%, o que é bastante desmotivador.

*

III – Além da presença tímida nas pesquisas, a campanha enfrenta outros problemas, como a falta de recursos financeiros, de organização, a dificuldade para formar alianças e conseguir apoios, além da visível falta de carisma do pré-candidato. Não é de se espantar que a Pré-candidatura não vingue.

 *

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender uma ampliação do excludente de ilicitude para policiais, uma espécie de carta branca para matar. Para se livrar do processo, bastará o policial dizer que agiu por medo ou surpresa. Lembrando que nossa polícia já é a mais letal do mundo.

*

Quando assumiu o poder na Hungria, em 2010, o ultraconservador Viktor Orbán tratou logo de tirar poderes do Tribunal Constitucional, o STF do país, aumentando de 11 para 15 o número de ministros, e mudando a forma de nomeação, o que permitiu a ele, ao longo dos anos, montar um tribunal com kassios e andrés.

*

Ainda sobre Orbán, haverá eleições na Hungria no início de abril. Sua campanha vem sendo feita com base na pauta de costumes, sobretudo contra o público LGBTQIAP+, a quem acusa de pedofilia, de querer destruir a família bíblica e blá-blá-blá.

*

 I – No mundo, um a cada 700 bebês nascidos possuem síndrome de Down. Na Espanha, a média é de um a cada 02 mil bebês, isso porque a legislação do país permite o aborto de fetos com a síndrome, o que pode ser detectado entre a 10ª e 12ª semana de gestação.

*

II – O maior fator de risco para a gestação de um bebê com síndrome de Down é a idade da mãe. A partir dos 33 anos, em média, já há risco. Também há relação com a idade em que a mãe foi gerada pela avó do futuro bebê.

*

Outrora, as casas dos mais aquinhoados dispunham de “despensa de empregada”, cômodo que servia unicamente para a doméstica, quando esta literalmente morava na casa dos patrões. Resquícios do período escravocrata. Pra começar, “despensa” é onde se guardam “objetos”.

*

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria encontraram um osso de dinossauromorfo, espécie ancestral dos dinossauros, que viveram na terra há 240 milhões de anos. O fóssil foi encontrado no município de Dona Francisca (RS). Pode ser o mais antigo da espécie no mundo.

*

Águas Profundas mistura drama psicológico com alguma pitada de suspense. No filme, um homem demonstra aceitar, mesmo a contragosto, as constantes traições da esposa, algumas na própria casa deles. Essa aceitação, entretanto, não é bem o que parece. É um filme instigante sobre infidelidade consentida (ou não). No Prime Vídeo.

Escrito por Erasmo Firmino

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando...

0

Tá na Rede: Lulapalloza

Entrevista Vladimir Putin