Sobre ,

Festival Komboio Potiguar leva  arte e cultura para o TAM

O Festival Komboio Potiguar chega ao Teatro Alberto Maranhão (TAM) nos dias 3 e 4 de agosto promovendo diversas ações socioculturais e ambientais, além de trazer a estreia do musical genuinamente potiguar “Aqui é o meu lugar”. Toda a programação é gratuita e começa a partir das 16 horas.

Idealizado pelo artista e produtor cultural Zeca Santos, o Festival Komboio Potiguar oferece oficinas artísticas, ações formativas, adoção de mudas nativas, feira criativa e exposições, tudo isso a bordo de uma kombi palco grafitada por Paulo Pazciência.

“Contribuir para que a natalense desenvolva cada vez mais o senso de pertencimento é uma declaração de amor à cidade. É a partir desse sentimento que outras ações secundárias possam acontecer. Queremos reverberar a visão de uma Natal onde as coisas dão certo. Que tem cultura sim, que tem economia criativa sim, que tem potência artística sim”, declara o artista e produtor cultural Zeca Santos.

“Depois dessa obra fiquei muito mais apaixonado pela cidade. Esses seis personagens da trama olham para além do Morro do Careca, para além do Forte dos Reis Magos. É sobre os habitantes reais e quem movimenta essa cidade. É uma obra que a gente deixa para Natal, esperamos que ela possa nos dar muita esperança e ajude a valorizar o que temos de bom aqui”, estima Zeca.

O Festival também homenageia mulheres ícones da cultura do estado no que elas expressam de inspiração, resiliência e resistência, como: Dona Militana (cancioneira e romancista), Dona Maria de Lourdes (rendeira de bilro mais antiga do RN) e Auta de Sousa (poetisa).


Sobre o musical ‘Aqui é o meu lugar”


Com trilha sonora assinada pela dupla potiguar Khrystal e Sérgio Groove, a partir do seu mais recente trabalho musical “Romã”, o musical evoca as quatro zonas da capital nos fazendo pensar sobre  identidade territorial. 

A obra conta a história de seis personagens, onde quatro deles formam a irmandade abraçados pelo “Sol e sua Noiva”, responsáveis pelo plano de unir em nós as distâncias entre esses irmãos-territórios.

No elenco estão os atores e cantores Doc Câmara e Zeca Santos, as cantoras e atrizes  Heli Medeiros e Lysia Condè. Interpretando ‘Sol’ está Khrystal, cantora e atriz que assina a trilha sonora junto com Groove.  Como a noiva do ‘Sol’ está o ator e cantor Dudu Galvão, que também assina a direção musical do espetáculo. A trilha sonora será executada ao vivo pelo multi-instrumentista e compositor Sérgio Groove.  A direção de arte e figurinos são assinados pelo figurinista João Macelino e a dramaturgia é de Euler Lopes, premiada escritora de Aracaju (SE), mas que tem Natal como sua segunda casa.  

“Essa é uma obra que nasce de um encontro, de um desejo e de um medo de não mais pertencer. Assim, quando convidamos Euler Lopes, tínhamos em mente dois desafios: acionar o lugar contemporâneo e poético para construir uma obra que tocasse no lugar do pertencimento do potiguar”, comenta Dudu Galvão.  

“‘Aqui é meu lugar” traz para a cena, personagens que podemos encontrar ao virar qualquer esquina de camelô do Alecrim, ao cruzar as faixas de pedestre da Avenida Itapetinga, dentro dos ônibus de Felipe Camarão ou na beira do mar de Ponta Negra. Natal é preenchida por pessoas reais, comuns, tradicionais, típicas, seja o nome que você queira dar. Mesmo assim, é justamente na simplicidade que a gente queria habitar ao mexer nessa matéria. A identidade social de um povo, o sentimento de fazer parte de um território conquistado por um cotidiano que se repete e se constrói coletivamente era o nosso desejo”, completa Dudu.  

O Festival Komboio Potiguar é uma realização do Komboio Potiguar e Cores que Tocam, e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal  através da Lei Djalma Maranhão, Colégio CEI , Arena das Dunas, Hotel D’ Beach Resort e Dr. Niro Reis. Apoio: TAM, Midia Day, Grupo Facetas, Grupo Estação de Teatro, Tecesol e Grupo Pau e Lata. Acompanhe Komboio Potiguar no Instagram em: @komboiopotiguarproducoes.

SERVIÇO: 

Festival Komboio Potiguar estreia no Teatro Alberto Maranhão (TAM)
Dias da semana:  quinta e sexta-feira 
Horário: A partir das 16h
Musical: às 19h
Local: Teatro Alberto Maranhão
Endereço: Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira
Ingressos:  gratuitos  via plataforma 
Informações: https://www.instagram.com/komboiopotiguarproducoes
Classificação indicativa: livre
Duração do musical : 1h20 minutos.
Lotação: 582
Gênero: Teatro musical 

A DEMOLIÇÃO DE UM TEMPLO

HUMOR | EM CARTAZ – O retorno da múmia