Sobre

Um novo nome na Fotografia Potiguar: Alberth Klismann

Recentemente, ele foi destaque na área de fotografia institucional com um portfólio respeitado e eleito para a presidência do Poty Foto Clube

Foto e Texto: Alex Gurgel (jornalista, professor, fotógrafo e guia de turismo)

Email: alexgurgel@msn.com

Instagran: @engenho_de_fotos

No início de 2025, o Poty Foto Clube elegeu um novo presidente Alberth Klismann através de manifestação unânime dos membros fotoclubistas, numa Assembleia Ordinária que realizou uma eleição por aclamação, uma eleição de viva voz por unanimidade, sem realização de escrutínio votação individual. O Poty Foto clube é um grupo de fotógrafos que promove a arte e a cultura potiguar através da fotografia.

O fotoclube foi fundado durante a pandemia de COVID-19, quando um grupo de amigos fotógrafos decidiu se reunir virtualmente para compartilhar suas ideias e continuar suas atividades fotográficas. O nome “Poty” é uma homenagem ao valente índio Felipe Camarão e ao povo potiguar, simbolizando resistência e bravura. O clube organiza exposições, participa de concursos fotográficos e realiza trabalhos sociais relacionados à fotografia.

Alberth Klismann é potiguar, nascido e criado no bairro das Rocas. Aos 33 anos, é formado em marketing, com especializações em gestão de marcas e em comunicação corporativa. Alberth trabalhou em várias empresas, sempre atuando na parte de comunicação e marketing. O interesse pela fotografia começou ainda na infância, quando Alberth acompanhava seu pai às lojas do centro da cidade para comprar ou revelar filmes. “Em casa, sempre tivemos câmeras simples, do tipo “saboneteira”, e eu constantemente pedia para fotografar. Mas devido à pouca idade e à falta de instrução, acabava tirando mais fotos ruins e queimados do que boas”, afirmou.

O primeiro contato com o estudo teórico da fotografia se deu enquanto Alberth estudava sobre design gráfico, por volta de 2010. Segundo Alberth, quando decidiu que ia comprar uma câmera, passou a consumir muito conteúdo sobre fotografia no YouTube. Ele destaca três canais que foram fundamentais no aprendizado: “Zona da Fotografia”, do Marcos Fraresso; o canal do Cezar Augusto, fotógrafo de Canoas-RS; e o canal do Armando Vernaglia Jr., fotógrafo de São Paulo.

Segundo Alberth, no início de sua carreira profissional não tinha a intenção de trabalhar com fotografia. Mas, com a vinda da pandemia, a situação na empresa em que trabalhava começou a ficar desconfortável. Houve mudança na gestão, perdeu funções importantes e não via mais perspectivas de crescimento profissional. “Como já realizava alguns trabalhos fotográficos pontuais, me programei e planejei para sair da empresa e criar meu próprio negócio na área de fotografia corporativa”, ressaltou. 

Sobre a fotografia praticada no Rio Grande do Norte, ele declara que tem crescido em qualidade nos últimos anos. “No entanto, acredito que há muito espaço para expandir. Precisamos de mais festivais, exposições, concursos, e espaços dedicados à divulgação da fotografia potiguar. Além disso, os coletivos fotográficos poderiam se divulgar mais, principalmente fora da bolha da fotografia”, afirmou. Alberth destaca dois nomes na Fotografia Potiguar que têm um trabalho acima da média: O Ian Rassari e o Filipe Aires.

Sobre os editas públicos do “audiovisual” no Rio Grande do Norte, especialmente para área da fotografia, o maior problema é o curto prazo para participação. De acordo com Alberth, muitos editais exigem projetos bem elaborados, documentação extensa e uma série de detalhes que demandam tempo, mas são divulgados com um prazo muito curto para que interessados possam se preparar adequadamente.

Um novo Tempo para o Poty Foto Clube

Alberth foi escolhido pelos colegas do Poty Foto Clube para ser o presidente durante os dois próximos anos. Segundo Alberth, como o Foto Clube ainda está em fase de crescimento, precisava de alguém para assumir esse papel, e seu nome foi sugerido. “Decidi encarar essa missão e fico feliz por ter sido escolhido. É uma grande satisfação poder contribuir não apenas para o crescimento do Poty Foto clube, mas também para a divulgação da fotografia potiguar”, afirmou.

O novo presidente do Poty Foto Clube disse que é uma pessoa dos bastidores e não dos holofotes. Sua principal meta no Foto Clube é organizar a parte burocrática, tornando a administração mais eficiente e acessível para as futuras gestões. Isso inclui a reformulação do estatuto, a criação de guias e diretrizes, além da implementação de ferramentas administrativas. “Quero ampliar o número de fotógrafos associados e aumentar a frequência de expedições e saídas fotográficas”, declarou Alberth, ressaltando que qualquer fotógrafo pode ser um membro do Poty Foto Clube. Para se associar, basta preencher o nosso formulário de associação, concordar com o nosso estatuto social e participar de nossas atividades fotográficas. Se você está lendo esta entrevista e gostaria de participar, envie um e-mail para: contato@potyfotoclube.com.br

O Poty Foto Clube tem como objetivo principal promover a fotografia dos fotógrafos potiguares. Ele surgiu durante a pandemia, quando não podíamos sair para fotografar, mas podíamos nos reunir virtualmente para estudar fotografia. Hoje, os fotoclubistas podem sair, explorar novos lugares e fotografar, além de conhecer pessoas e fazer amizades. O maior benefício de ser um fotógrafo associado ao Poty Foto Clube é participar de uma comunidade de pessoas que compartilham a mesma paixão pela fotografia. Conviver com colegas dispostos a conversar, sair para fotografar e confraternizar.

De acordo com Alberth Klismann, o Foto Clube promove regularmente saídas e expedições fotográficas, exposições, cursos e encontros online para falar sobre fotografia. Todo associado também tem direito a um e-mail institucional @potyfotoclube.com.br com espaço em nuvem em que organizamos nossos arquivos e nosso acervo fotográfico digital. O residente declarou que este benefício foi conquistado através de uma parceria entre o Poty Foto Clube e a Google. “Muitos fotógrafos realizam um trabalho excelente, mas ainda não foram ‘descobertos’. Gostaria de deixar uma provocação aos veículos de mídia potiguares: promovam entrevistas, conversem com os fotógrafos e publiquem suas fotos”, declarou o presidente.

Clique e Flash com Alberth Klismann

– Uma inspiração na fotografia?

Platon, um fotografo grego/britânico

– Quando o fotógrafo merece todos os flashes?

Quando sua fotografia consegue fazer o bem para outras pessoas.

– Em que situação se queima o filme?

Quando não temos a iniciativa de resolver um problema.

– Equipamento de ponta se faz um bom fotógrafo? Por quê?

Não. Um equipamento de ponta faz diferença para quem tem capacidade técnica o suficiente para operá-lo, mas um bom fotógrafo está mais ligado ao seu senso crítico e estético que meramente técnico.

– Ser um fotoclubista é…

Estar próximo de pessoas queridas e poder sair para fotografar e esquecer um pouco os problemas do dia a dia.

– O que não pode faltar num ensaio fotográfico?

A verdade. Um ensaio é o registro da verdade do fotógrafo e a verdade do fotografado(a).

– Fotografia analógica ou digital? Por quê?

Equipamentos digitais com o raciocínio e técnicas de analógica. O equipamento digital permite o fotógrafo errar a um custo muito baixo e a técnica analógica faz com que o fotógrafo pense mais e clique menos.

– Quando uma fotografia conta mais história do que um livro?

A fotografia pode causar um impacto visual maior e ser mais reconhecida que um livro, temos vários exemplos na história, mas para mim, o livro sempre será capaz de contar uma história melhor e mais aprofundada.

– O que está faltando na Fotografia norte-riograndense?

União da classe e divulgação do trabalho fora da bolha de fotógrafos.

– Há arte inteligente além da fotografia? Onde?

Penso que se tem um ser humano por trás, há inteligência no que está sendo feito. Mas quem sou eu para dizer o que é arte ou se é inteligente ou não!

– Qual a melhor câmera? Nikon ou Canon?

A que você tem agora.

– Melhor câmera de Celular?

A que você tem agora [2].

– O que você não fotografaria de jeito nenhum?

Uma execução premeditada.

LEGENDA DAS FOTOS

Poty_alberth02 – Alberth Klismann foi eleito presidente do Poty Foto Clube.

Poty_encontro1 –  Encontro do presiente com os confrades e confreiras para planejamento das ações do fotoclube.

Poty_encontro02 – Membros do Poty Foto Clube numa Assembleia Deliberativa

Poty_pontanegra – Saída fotográfica com o presidente Alberth e alguns membros do fotoclube na praia de Ponta Negra para fotografar a famosa Engorda.

Escrito por Alex Gurgel

Curta Caicó inicia sua 8ª edição com convocatória de filmes e inscrições para 4º Laboratório de Roteiro

Em Cartaz: Como Se Tornar Um Tirano