Dilemas “ressacais”, Lula sendo Lula, um salve Cabo Verde, shippações em crise, falsos profetas e shippações diplomáticas.
“Não sei, só sei que foi assim” – (Chicó em “O Auto da Compadecida” – Ariano Suassuna)
1 – Com ressaca ou sem ressaca, eis a questão
Uma cerveja que dá barato sem ressaca — Cientistas no Reino Unido criaram uma bebida capaz de provocar sensação de embriaguez sem álcool e sem o famoso “day after” –O segredo está na ativação do neurotransmissor GABA, responsável por promover relaxamento e sociabilidade em poucos minutos. (G1 – 11/10)
Domingo de manhã. Estou deitado na minha rede, curtindo uma ressaca moderada — efeito das cervejas do fim de semana, leves e breves. Numa passada rápida pelos portais de notícia, me deparo com esta:
“O neurocientista britânico David Nutt, diretor científico da GABA Labs, criou a primeira cerveja capaz de provocar os efeitos positivos da embriaguez sem os impactos negativos do álcool. Ou seja, perfeita para quem usa o álcool para socializar.”
Primeiro pensamento: Rapaz… por que não inventaram esse negócio antes?!
Mas logo veio a dúvida filosófica: E onde é que fica a ressaca moral?
Essa, convenhamos, ainda é difícil de evitar — e praticamente impossível de curar.
2 – Lula e a arte de falar o que tem que ser falado
“Nem lembrava desse nome”, diz Lula sobre Zambelli presa na Itália –Questionado em Roma sobre a situação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), o presidente respondeu que “nem lembrava desse nome”. (UOL – 13/10)
Durante conversa com jornalistas na capital italiana, após reunião na sede da FAO, Lula foi indagado sobre a ainda deputada Carla Zambelli, presa na Itália desde 29 de julho.
Com leve ar de contrariedade — mas sem perder a educação nem a ironia —, Lula respondeu, indo direto ao ponto:
“Nem lembrava desse nome… Se você não pergunta, eu nem saberia que ela tava aqui.”
E concluiu:
“Para mim, é uma pessoa que não merece respeito de quem ama a democracia. Ela vai pagar pelo que fez, aqui ou no Brasil. É uma questão de Justiça.”
Fecha o pano. Definição perfeita da Zambeletta, La Pistolera!
Obs.: Alguns veículos citam que a repórter que fez a pergunta seria da Jovem Pan News — conhecida pela oposição ferrenha ao governo do PT. Mas essa informação ainda carece de confirmação.
3 – No lugar certo, na hora certa!
Lula parabeniza Cabo Verde por vaga inédita na Copa: “Grande alegria” — Depois de participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação em Roma… (Estadão – 13/10)
“Acabamos de pousar em Cabo Verde, em escala para nosso retorno ao Brasil. E recebi uma notícia maravilhosa: hoje a seleção de futebol do país se classificou, pela primeira vez na história, para a Copa do Mundo. Motivo de grande alegria para nosso país irmão de língua portuguesa. Parabéns à seleção e ao povo cabo-verdiano por essa conquista!”
Pense num cabra pé-quente! Já tenho minha seleção pra torcer na Copa de 26. Pra cima deles, Cabo Verde!
4 – Mais um caso de des-shippagem. Ou não.
Casal “Bruney”: novos rumores de crise entre Neymar e Biancardi ganham força, e jogador corta “rede de apoio” – No último fim de semana, ele foi com os parças para Mangaratiba, e ela ficou trabalhando longe das filhas. (Extra – 13/10)
A bruxa anda solta no reino da shippação. A cada semana, um novo casal shippado se des-shippa. E, claro, quase sempre envolve um jogador de futebol — ou, no caso de Neymar, um ex-jogador — e uma influencer.
Bruna Biancardi é a protagonista da segunda temporada da shippação “Bruney”. Perceberam?
Os fãs shippadores do casal estão chocados.
Mas entendam uma coisa, minha gente: parça é parça. Um parça que é parça não larga seus parças por nada neste mundo. Nem por duas Brunas!
PS: Atualização sobre a shippação “ViniVideVirgi”, o Casal Bet:
Virgínia Fonseca posta foto com mãe de Vini Jr. e web reage: “Humilhação” — A influenciadora, de 26 anos, marcou presença na noite de terça-feira (14) no ensaio da Acadêmicos do Grande Rio, acompanhada de Fernanda Cristina, mãe do jogador. (Portal Uai – 15/10)
Não é nada, não é nada… não é nada mesmo.
5 – Os patéticos profetas do apocalipse
“Líder do PL: ‘Mauro vai ter problema com Rubio. Eu creio. Eduardo também’.” – Deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). (UOL – Coluna de Daniela Lima – 15/10)
Rubio é um dos quadros mais ideológicos do governo Trump e, segundo eles, “muito firme”. O mesmo Rubio que deu a Eduardo Bolsonaro as maiores “vitórias” em sua cruzada contra o STF.
Valei-me, meu “São Jesus Cristim”!
Depois dessas previsões apocalípticas dos patéticos profetas bolsonaristas, confesso que fiquei preocupado com o nosso chanceler Mauro Vieira. Será que Marco, o Rúbio, o esperaria com um fuzil Barrett M82 ou uma metralhadora M60 do Exército Americano apontada pra testa?
Pois bem. A reunião aconteceu ontem, quinta-feira, num ambiente pacífico, cordial e diplomático. E parece que pintou até um clima — surgiu mais uma shippação: o casal “Marmau”.
Resultado prático do colóquio diplomático: nenhum. Nenhuma decisão foi tomada.
Confesso que não esperava nada mais do que isso. Depois de 15 mais 30 minutosde reunião, ficou acertado que o casal “Marmau” seguirá trabalhando num encontro presencial entre o Orange Agent e Lula. Quando? Ninguém sabe — e não duvido que jamais aconteça.
Lembrou-me aquelas reuniões de empresa em que, após intermináveis lenga-lengas, o “chefe da coisa toda” anuncia:
“Então ficamos assim: daqui a uma semana teremos uma nova reunião para discutir o que foi discutido aqui.”
E vida que segue. Com ou sem encontro presencial para oficializar a shippação “Trumlulá!”.
Por enquanto, encerremos com a tal da nota conjunta, afinal, como diz o poeta Belchior, “O futuro é uma roupa que não nos serve mais”. “Não é bem assim, mas vai assim mesmo”, como diz o filósofo contemporâneo Marco Túlio, o Cícero.
Brasil e EUA soltam nota conjunta sobre reunião: ‘Trabalho para o futuro’ – “Hoje, o representante Comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, e o secretário de Estado, Marco Rubio, se reuniram com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e tiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em curso”. (UOL – 16/10)
Até agora não se tem notícias do paradeiro do Little Banana após a reunião. Ele foi visto pela última vez ontem, em frente à Casa Branca, ao lado do parça Paulo Figueiredo, horas antes do encontro. Fazendo o quê, ninguém sabe.
Como diziam os bolsominions na frente dos quartéis logo após a vitória de Lula: “Aguardem as próximas 72 horas”.
É isso! “Vamosimbora”, que hoje é sexta-feira…
… e tá quase na hora de tomar umas e descobrir – mais uma vez – “Quem Matou Odete Roitman?”.
Inté.


