Sobre

CHICO & CAETANO

Chico Buarque de Hollanda e Caetano Veloso durante show Chico & Caetano.

Nos últimos dias empreendi uma viagem pela música produzida no final do século passado. Uma agradável viagem. Através do canal de assinatura Globo Play, revi os oito programas apresentados pela Rede Globo de Televisão no ao de 1996 com Chico Buarque e Caetano Veloso.

Depois de muitos anos sem aparecer na Globo, Chico Buarque foi convidado para apresentar um programa junto com Caetano, com total liberdade para escolher os seus convidados e sem um script pré-estabelecido, gerando uma coisa autêntica e espontânea mostrando da canção de Elizeth Cardoso à música baiana de Luiz Caldas, do virtuosismo de Baden Powell ao rock da Legião Urbana.

A Globo já foi uma excelente opção de entretenimento e era dona de uma programação que servia de exemplo para outros países, mostrando o melhor de nossa música, inclusive com programas de música erudita. O tempo foi passando e, na disputa da audiência com os outros canais que não tinham o seu “padrão de qualidade”, o nível foi caindo, caindo, até chegar à situação atual, quando a parte musical é representada pelos velhos programas de calouros, com uma vestimenta mais sofisticada, inspirado no padrão americano.

CHICO & CAETANO, o programa, representou um marco em nossa televisão ao apresentar, por exemplo, em um mesmo programa dois dos maiores compositores do mundo, o argentino Astor Piazzola e nosso Tom Jobim. Aberto a todos os gêneros, desde que fosse música de qualidade, abriu oportunidade para Cazuza, Paralamas do Sucesso e Paulo Ricardo, para mostrar que não estava preso no passado.

Foi uma festa. Infelizmente durou pouco mas ainda deu tempo a documentar o que era comum acontecer com o artista, Tim Maia faltou no dia da apresentação e foram mostradas apenas imagens do ensaio que ele realizou.

Hoje, todo mundo sabe, para um artista aparecer em um programa da Globo, como o agora comandado por Luciano Huck, paga uma verdadeira fortuna e os artistas novos não tem espaço nem são lembrados.

Muita coisa mudou no mercado da música e a atual realidade só favorece à massificação e à difusão de uma música de consumo, imediatista e de má qualidade. CHICO & CAETANO não se limitaram a divulgar apenas a nossa música, mas trouxeram, além de Astor Piazzolla, Mercedes Soza, Pablo Milanes, Silvio Rodrigues, expoentes da canção da língua latina. Bons tempos aqueles que agora se pode, felizmente, rever através de streaming. Que beleza rever Volver a los dezessiete com a interpretação de Mercedes Soza, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Gal Costa!

Agora, nós, especialmente os mais velhos e admiradores da boa música, parece que estamos fadados a viver de recordações. Na verdade existe gente nova compondo e gravando música de qualidade mas eles não tem acesso à mídia e seu trabalho fica restrito a guetos, a regiões. Os serviços de streaming, através de aparelhos celulares, armazenam novidades e até abrem espaço para divulgação de lançamentos, mas não é a mesma coisa.

Vou voltar para a Globo Play e rever os programas. Como diz a composição de Roberto Carlos, velhos, tempos, belos dias.

Escrito por Damião Nobre

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

Papai Noel

Sitio Novo — Um novo sítio histórico no Traíri potiguar