Sobre

NAC abre inscrições para o curso de extensão Roda das Quebradas

Cultura para o futuro melhor é o tema do curso de extensão Roda das Quebradas, promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) em parceria com Laboratório de Tecnologias Sociais Universidade das Quebradas (UQ) do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As atividades acontecem nos meses de abril a novembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 11, no Sigaa.

A Roda das Quebradas visa abordar tecnologias sociais, troca de saberes e produção de conhecimento para complementar a formação de lideranças culturais e políticas para atuarem em suas comunidades. “A ideia é que a gente tenha um público diversificado, vindo das comunidades e pessoas que lidam com a arte e a cultura, em vários contextos sociais”, compartilha Teodora Alves, diretora do NAC.

“A Universidade das Quebradas é um laboratório de tecnologias sociais da Faculdade de Letras/UFRJ que pretende trabalhar com artistas, produtores culturais e arte educadores a partir de uma metodologia inovadora: a troca de saberes entre a academia e as periferias”,  explica Heloísa Buarque de Hollanda, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/UFRJ e coordenadora da UQ. 

Segundo Heloísa Buarque de Hollanda, a parceria entre a UQ/UFRJ e o NAC, com o polo UQ Potiguar presente em Natal, impõe a descentralização cultural no Brasil.  “A concentração de projetos no eixo Rio São-Paulo é profundamente empobrecedora, especialmente porque perde o input da riqueza e da diversidade das produções culturais regionais brasileiras”, fala a coordenadora da UQ.

O curso pretende debater assuntos relacionados à Agenda 2030, um plano de ação elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), formado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo, são 17 ODS, entre eles estão Igualdade de GêneroRedução das DesigualdadesErradicação da Pobreza e Fome Zero. Durante os encontros, tais temáticas serão relacionadas à cultura, à arte e à educação, os três principais pilares da UQ.

Heloisa Buarque de Hollanda além de convidar a todos compartilha a importância da participação no evento: “quem participar da Roda das Quebradas vai se atualizar na agenda contemporânea, aprender a articular novos conhecimentos com seu acervo cultural próprio e ter um treinamento importante — para a formação cidadã — nas linguagens do debate público e no debate acadêmico”.

A cada encontro, um convidado e mais três entrevistadores, que devem exercer de maneira direta ou indireta ações voltadas aos ODS, participam da atividade. Para iniciar o curso, os dois primeiros encontros no mês de abril serão: A mulher que protege o mar, com Maurélia Brito, chefe da Reserva Biológica Atol das Rocas, no dia 14, e Somos todos iguais?, com Rita von Hunty, no dia 28.

Em formato remoto via Google Meet e com as vagas abertas para o público interno e externo à UFRN e à UFRJ, as rodas são destinadas a artistas, produtores culturais, ativistas, educadores das periferias de todo o país. No decorrer dos oito meses, o curso acontece todas as quintas-feiras, quinzenalmente, das 14h às 16h. Além disso, com a participação de 75% dos encontros, o participante terá um certificado da UFRN-Proex, como curso de extensão. Para mais informações, o interessado deve enviar eventuais dúvidas para o e-mail uqpotiguar@gmail.com.

Planta Natal tem nova ação na Zona Oeste

2ª edição do Festival Literário de Gostoso será realizado de 27 a 29 de maio