Por Ana Cadengue
“Quando eu vim do sertão, seu moço, do meu Bodocó, a malota era um saco e o cadeado era um nó, só trazia a coragem e a cara, viajando num pau-de-arara, eu penei, mas aqui cheguei, eu penei, mas aqui cheguei…”. Exageros estilísticos à parte, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte empossa nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, os 24 deputados eleitos e diplomados no ano passado, que podem nem ter penado tanto, uns – inclusive – carregam belíssimas bagagens em possantes carros, mas que chegaram e agora assumem suas funções e debates sobre os problemas e soluções para o RN.
Com uma renovação de um terço da dita “Casa do Povo”, oito deputados estreiam na função, alguns até na vida política, e devem mexer um pouco no sempre delicado equilíbrio entre governo e oposição.
Em seu segundo mandato à frente do Estado, a governadora Fátima Bezerra (PT) costurou muito para garantir uma reeleição tranquila, mas tem como vice o ex-deputado federal Walter Alves, do MDB, amigo e aliado do atual presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, do PSDB.
Correligionário desde o primeiro mandato de Fátima, Ezequiel lidera o partido que elegeu a maior bancada, mas que não está 100% com a professora. Com 10 deputados, os tucanos estão divididos. São cinco parlamentares governistas e cinco oposicionistas votando de acordo com seus interesses e se unindo quando necessário.
A construção de nova base política da governadora está favoravelmente em andamento e, quem conhece política sabe, é um processo que não cessa. Foram eleitos 10 deputados que fizeram campanha para Fátima, sendo seis da federação PT/PV/PCdoB: Isolda Dantas, Divaneide Basílio e Francisco do PT e George Soares, Hermano Morais e Eudiane Macedo, do PV; e quatro do PSDB: Ezequiel Ferreira de Souza, Dr. Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes.
A bancada governista deve saltar de 10 para 15 parlamentares com a chegada dos estreantes Neilton Diógenes e Terezinha Maia, do PL; Dr. Kerginaldo Jacome, do PSDB; Luiz Eduardo, do Solidariedade; e Ivanilson Oliveira, do União Brasil, mesmo que alguns se digam “independentes”.
Se confirmada a maioria, a governadora poderá aprovar com facilidade projetos que julga de interesse do Rio Grande do Norte, diferente da primeira gestão, quando viu projetos importantes cancelados por falta de força política.
Com a eleição de Lula (PT) para a Presidência da República, Fátima tem hoje a vantagem de importantes aliados e amigos no Governo Federal , mas deixou claro em sua posse que vai tratar todos de forma republicana “É preciso seguir zelando pela democracia cientes de que o contrário dela é o horror, o arbítrio e a barbárie. Celebro, junto a vocês, a escolha que o povo fez nas urnas e vou governar para todos os potiguares, independente de divergências políticas e livre de ódio ou ressentimentos. Não farei aquilo de que fomos vítimas no primeiro mandato: tratar adversário como inimigo”, afirmou.
O início da nova legislatura e a posse dos deputados é também o momento de se escolher o presidente da Assembleia Legislativa para os próximos anos. A reeleição de Ezequiel para o 1º biênio (2023-2024) parece certa e deve se confirmar. Já para o biênio 2025-2026, as apostas apontam para o deputado reeleito Kléber Rodrigues (PSDB), que tem o apoio do atual presidente. Igualmente reeleito e ex-líder da governadora Fátima, o deputado George Soares (PV) também concorre ao cargo.
Uma articulação coordenada por Fábio Dantas (SDD), candidato derrotado ao governo do estado na eleição passada, tenta conduzir o deputado Tomba Farias (PSDB) à presidência da AL e, assim, garantir destaque à oposição nos próximos anos.
As alianças e composições na Assembleia seguem a todo vapor e quando fevereiro chegar todos os blocos estarão na rua, mesmo que não muito animados ou até facilmente compreensíveis. Mas, o que importa de verdade é como esse velho elefante vai se comportar, se ficará claudicante como num sofrido pau-de-arara, parado no tempo ou avançando para um futuro melhor como um verdadeiro “Expresso do Amanhã” .
Durante a campanha eleitoral, Fátima Bezerra – que foi reeleita ainda no primeiro turno das eleições com 58,31% dos votos válidos – disse que o seu governo conseguiu equilibrar as finanças do estado e que “o melhor vai começar” na segunda gestão. É o que todos esperamos.
Conheça os deputados estaduais:

Adjuto Dias (MDB) – eleito para o 1º mandato, é ex-secretário de Trabalho e Assistência Social de Natal e filho do prefeito Álvaro Dias. Antes disso, atuava como delegado de polícia civil em Patos (PB). Declarou que vai pautar seu trabalho “com foco na segurança e em outras pautas importantes, como a assistência social e na defesa das pessoas com deficiência”.

Bernardo Amorim (PSDB) ou Dr. Bernardo – Reeleito para o 2º mandato em 2022, é formado em Medicina pela UFRN (1986). Foi prefeito de Almino Afonso entre 2000 e 2008.

Coronel Azevedo (PL) – Reeleito para o 2º mandato, é bacharel em Direito pela Universidade Potiguar (1996). Comandou a PM/RN em 2017.

Cristiane Dantas (SDD) – Reeleita para o 3º mandato, criou a Frente Parlamentar da Mulher. Bacharel em Direito e Processamento de dados, foi diretora geral do ITEP/RN.

Divaneide Basílio (PT) – Eleita para o 1º mandato, é doutora em Ciências Sociais pela UFRN, foi vereadora de Natal, com atuação na defesa dos direitos das minorias. Presidente do PT na capital potiguar, promete levar para o Legislativo pautas relacionadas aos direitos humanos. “Vamos ajudar o RN a avançar ainda mais com o desenvolvimento econômicos, investimentos federais. Elaborar projetos voltados para soberania alimentar, inclusão, cidadania LGBTQIA+, direitos dos trabalhadores, mulheres, cultura popular. Retomar o debate da Região Metropolitana e política territorial. Quero lutar por ações que propiciem dignidade aos potiguares”.

Eudiane Macedo (PV) – Reeleita para o 2º mandato, foi vereadora de Natal de 2013 a 2018. Criou o Programa Estadual de Atendimento à Mulher Desempregada no RN.

Ezequiel Ferreira (PSDB) – Reeleito para o 6º mandato, é o 12º membro da família a ser deputado e o atual presidente da ALRN.

Francisco do PT – Reeleito para o 2º mandato, é professor. Foi vereador e prefeito reeleito de Parelhas. Em 2017 e 2018, foi chefe de gabinete da Prefeitura de Currais Novos.

Galeno Torquato (PSDB) – Reeleito para o 3º mandato, é médico pela UFRN. Prefeito duas vezes em São Miguel, de 2005 a 2012.

George Soares (PV) – Reeleito para o 4º mandato. Foi relator do Orçamento em 2016 e eleito parlamentar do ano em 2017 pelo comitê de imprensa da ALRN.

Gustavo Carvalho (PSDB) – Reeleito para o 5º mandato, é economista. Foi vice-presidente da ALRN de 2015-2018 e já atuou na Cosern e na Secretaria de Administração.

Hermano Morais (PV) – Reeleito para o 4º mandato, é bacharel em Direito. Foi vereador de Natal quatro vezes e vice-prefeito em 1996.

Isolda Dantas (PT) – Reeleita para o 2º mandato, é cientista social. Foi secretária de Cultura de Mossoró e, em 2021, eleita a mais produtiva na ALRN.

Ivanilson Oliveira (União Brasil) – Eleito para o 1º mandato, é empresário das áreas da fruticultura e mineração. Natural de Baraúna, tem como principal bandeira o incentivo ao empreendedorismo e a geração de emprego e renda. “O trabalho será intenso, firmado em bases sólidas como a o fortalecimento do setor de mineração, a regionalização da saúde, o fortalecimento do setor da pesca, o apoio ao esporte amador e a defesa da indústria salineira”.

José Dias (PSDB) – Reeleito para o 10º mandato, sendo deputado estadual desde 1986. É formado em Direito.

Dr. Kerginaldo (PSDB) – Eleito para o 1º mandato. Líder político com atuação destacada nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar. Ex-prefeito de Antônio Martins entre 1993 a 1996, nunca deixou a Medicina de lado. “Aprendi, desde cedo, que a melhor forma de zelar pelas pessoas é ouvir, acolher e apresentar o melhor caminho. Trago essa lição para o centro das discussões do nosso Estado, onde tenho a oportunidade de dar continuidade ao trabalho que sempre fizemos: cuidar das pessoas. O RN precisa de um crescimento atrelado ao bem estar social e estamos, com muita determinação, prontos para iniciar essa jornada”.

Kleber Rodrigues (PSDB) – Reeleito para o 2º mandato, é empresário dos setores de farmácia e indústria. Foi secretário de Administração em Monte Alegre.

Luiz Eduardo (SDD) – Eleito para o 1º mandato. Nascido em Manaus/AM, foi prefeito de Maxaranguape e tem uma história de sucesso na iniciativa privada no setor de turismo. “É a principal atividade econômica do RN, que nos permite gerar emprego e renda, e que precisa de atenção especial. Também vamos trabalhar pela melhoria da educação, segurança pública e saúde. Vamos trabalhar para escrever uma nova história no Estado”.

Neilton Diógenes (PL) -Eleito para o 1º mandato. É empresário e foi vice-prefeito do município de Apodi. Graduado em Enfermagem, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CMRN) e co-fundador do Grupo Telecab. Pretende dedicar seu mandato à pauta do desenvolvimento econômico. “Temos potenciais a serem exploradores e condições estratégicas de localização no âmbito nacional. Espero de verdade deixar a minha contribuição na vida do povo potiguar, em especial com aqueles da região do Oeste Potiguar”.

Nelter Queiroz (PSDB) – Reeleito para o 9º mandato, foi prefeito de Jucurutu de 1983 a 1988. É funcionário aposentado do Senado Federal.

Taveira Junior (União Brasil) – Eleito para o 1º mandato. É empresário do ramo de transportes e filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos). “Venho para a Assembleia Legislativa para discutir os problemas do RN”.

Terezinha Maia (PL) – Eleita para o 1º mandato, é viúva do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio. Foi vice-prefeita de São Fernando, de 2013 a 2016. “Precisamos debater a viabilidade de um ‘bilhete único’ para os transportes da Grande Natal, discutir uma lei para criar a tarifa única para as cidades de conurbação com a capital. Aprendi a fazer política com muito diálogo, e quero manter esse perfil na Assembleia, conversando, intermediando conflitos e buscando soluções para questões concretas da sociedade com outras instituições, com os órgãos públicos, com o próprio Estado”.

Tomba Farias (PSDB) – Reeleito para o 3º mandato, foi prefeito de Santa Cruz duas vezes, entre 2001 e 2008.

Ubaldo Fernandes (PSDB) – Reeleito para o 2º mandato. Foi vereador de Natal em 2013 e 2016, após 12 anos como, além de diretor da Companhia de Serviços Urbanos – Urbana.
Maior bancada feminina da história
A 63ª legislatura da Assembleia do RN traz um diferencial importante: a ampliação da representação feminina no parlamento estadual, com a reeleição das três únicas deputadas da legislatura passada – Cristiane Dantas (SDD), Eudiane Macedo (PV) e Isolda Dantas (PT) – e a eleição de duas novas parlamentares Divaneide Basílio (PT) e Terezinha Maia (PL). Isso representa um aumento de 66,7% no número de mulheres em cargos legislativos no Rio Grande do Norte na 62ª para a 63ª legislatura.
Posse
O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, no perfil oficial da Casa no Instagram, o @assembleiarn e pelo site www.al.rn.gov.br.