O Festival Urbanocine é um projeto que utiliza o cinema como ferramenta social e de educação audiovisual, atuando através de exibições, projeção em espaços públicos e ações formativas por meio das quais se debate, desde 2013, questões sociais, geográficas e identitárias relacionadas às cidades.
O Festival realizará, neste mês de junho, algumas atividades itinerantes, como a oficina de produção audiovisual “Plantando Cinema”, com Rodrigo Sena, para aos alunos da Escola Estadual Felipe Ferreira, no distrito de Piquiri – Canguaretama.
Além da oficina, o Festival realizará também a “Mostra Urbanocine Acessível”, com exibição de filmes na aldeia do Katu, local onde o Urbanocine já atuou em outras situações [2021], onde foi gravado o curta-metragem “A Tradicional Família Brasileira, Katu”, com direção de Rodrigo Sena.
A aldeia Katu, inclusive, passa atualmente por um período de efervescência cinematográfica, com a produção das oficinas de cinema e audiovisual do projeto “Território Katu Digital”, que é parceiro do Urbanocine na iniciativa de projeção de filmes potiguares no local.
O Festival Urbanocine tem realização Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN e Fundação José Augusto, via Lei Câmara Cascudo, Cosern e Grupo Neoenergia e apoio da vereadora Brisa Bracchi.
Para ficar por dentro de todos as novidades do Urbanocine, siga @urbanocine no Instagram.
Programação
Canguaretama (RN)
– Plantando Cinema: Oficina de Produção Audiovisual, com Rodrigo Sena
Dias 05 e 06/06
Escola Estadual Felipe Ferreira (Distrito de Piquiri)
– Mostra Urbanocine Acessível
Dia 06/06, às 19h
Comunidade Indígena do Katu