A linda história de uma mulher alegre e divertida que ama a música e tem sua vida modificada por uma paixão. Cansada com os acontecimentos corriqueiros nas suas relações toxicas e decidida a mudar seu destino, a palhaça Porpeta emociona e provoca o espectador a participar da montagem “Mulheres à Vista” da Cia Bagana de Teatro.
Baseado em fatos reais de mulheres populares que passaram por várias situações com seus cônjuges e também em outras relações sociais, o espetáculo foi concebido a partir de pesquisas de obras de Judith P. Butler, Clarisse Lispector, da Lei Maria da Penha, roda de conversas e oficinas de palhaçaria e mostrará de forma lúdica, divertida e emocionante, fatos e fotos da dor e delícia de ser mulher.
“Mirando-se nas revolucionárias em 1789, pós Revolução Francesa, na luta para a conquista de direito a armas, voto, trabalho e ao combate à violência contra a mulher, é que trilhamos caminhos que possibilitaram essa montagem junto também das histórias coletadas nas rodas de conversas realizadas antes da elaboração da própria dramaturgia – traçando um paralelo na construção e mediação desse número/espetáculo que possibilite através da provocação leve – engraçada e, às vezes, dramáticas da cena, contribuir para as manifestações internas de cada um e cada que nos assistir para possibilitar no combate ao machismo, libertando e empoderando a mulher enquanto sujeito de direitos”, explica Joriana Pontes, a palhaça Porpeta.
Segundo a atriz, que também assina a Assistência de Direção, “Mulheres à Vista”, mais que um número de palhaçaria feminino e feminista, é um “projeto significativo pela discussão/análise do comportamento humano em suas relações pessoais/sociais e históricas sobre os pilares que envolve os conflitos femininos, apontando caminhos possíveis e saudáveis para o relacionar-se com o outro no respeito e visibilidade”.
No espetáculo, a arte clownesca recria a forma de estar no mundo, reinventa um corpo feminino massacrado ao longos dos séculos por uma ideologia masculina dominante e nos apresenta a mulher do século XXI e dos próximos séculos, que tem seu valor social potencializado fazendo reverberar a voz empoderada das mulheres.
O projeto “Mulheres à Vista” foi aprovado no Edital 005/2019 — Fomento à cultura potiguar do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, e do edital 001/2020 – Prêmio de Promoção e Apoio às Manifestações Culturais da Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria M. de Cultura.
A estreia da montagem será de forma híbrida no dia 29 de maio e pode ser vista no canal do Youtube da Cia Bagana de Teatro www.youtube.com/c/CiaBaganadeTeatro
Mais informações no Instagram https://www.instagram.com/cia.bagana.de.teatro/
Comentários
Carregando...