Sobre

QUARENTENA

O juiz de Direito Herval Sampaio Júnior concedeu entrevista ao jornal Agora RN onde se posicionou contrário a quarentena para magistrados e promotores, prevista na reforma eleitoral em trâmite no Congresso Nacional.

Herval Sampaio disse que a regra é casuística, pois visa a impedir a candidatura do ex-juiz Sérgio Moro, falou ainda que houve falhas quando da tramitação do projeto e que, se aprovado, vai igualar magistrados e promotores a condenados em processos criminais, pois só estes não possuem direitos políticos.

Na realidade, a reforma em tramitação prevê que a regra da quarentena só valerá a partir de 2026, logo, não impedirá uma possível candidatura do ex-juiz Sérgio Moro. Nos demais pontos eu até concordo com o magistrado, posiciono-me contra a aprovação da quarentena de quatro anos para juiz e promotores. Que o povo escolha.

HERVAL SAMPAIO – Trabalhei com Herval Sampaio durante alguns anos, tanto no Judiciário, onde sou servidor, como no programa de TV Conheça seus Direitos. Sempre notei que ele gosta muito de acompanhar a política, talvez pela sua ancestralidade, vez que seu pai foi vereador em Fortaleza (CE). Sinto que quando se aposentar tentará um mandato eletivo. Faço essa aposta.

FUSÃO DEM-PSL – O ex-senador José Agripino virou um entusiasta da fusão nacional entre o PSL e o DEM, o que tornaria o partido a ser criado o maior do Congresso em número de parlamentares, garantindo uma boa grana em Fundo Eleitoral e Fundo Partidário.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte ele disse que o novo partido tem tudo para ser a terceira via no Estado, formando uma chapa competitiva. O entusiasmo do ex-senador é compreensível, mas eu só queria saber qual é, atualmente, a segunda via no RN.

Entusiasmo à parte, montar o novo partido no Estado não será tão fácil. Há vários interesses divergentes. O DEM tem muitos anti-bolsonaristas e o PSL tem muitos bolsonaristas-raiz. Difícil juntar todos numa só canoa.

CAMINHOS DIFERENTES – O partido Solidariedade pode rachar no ano que vem. Na visão do deputado estadual Kelps Lima o apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) está fora de cogitação. A ala mossoroense não tem tanta certeza disso.

BOLSONARO NA ONU – Mais uma vez o presidente da República, Jair Bolsonaro, mentiu à larga durante a abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA). As pessoas que estão fora da bolha bolsonarista, e por isso conseguem enxergar a realidade, ficaram estarrecidas com a desfaçatez e cara-de-pau do presidente, que mente na cara dura, como se estivesse falando para os “zumbis” do cercadinho da Alvorada.

O discurso do presidente se resumiu a elencar mentiras facilmente desmascaráveis e apontar culpados imaginários, como o comunismo, globalismo, socialismo, essas coisas que só existem na cabeça dessa gente alheia à realidade. Não houve anúncio de nenhum programa, projeto etc., até porque o governo não os tem.

 O país se tornou um pária internacional, que ora desperta indignação, ora desperta chacota, mas nunca confiança.

RESPEITO À CONSTITUIÇÃO – O único ponto positivo que vi no discurso presidencial foi quando ele falou que respeita as regras constitucionais. Assim, temos esperança de que no ano que vem, caso os eleitores não o reelejam, ele não embace a troca da faixa presidencial.

BIDEN – O discurso do presidente dos EUA, Joe Biden, foi no sentido diametralmente oposto. Ele pregou a união dos povos; o respeito às minorias, citando explicitamente o público LGBTQIA+; a harmonia entre as nações; o entendimento entre os poderes; lembrou que não estamos mais na Guerra Fria; enfim, um discurso harmonioso, de afluência. Que inveja!

JÚRI – O juiz Orlan Donato, da 8ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, com sede em Mossoró, marcou para o próximo dia 30 de novembro, a partir das 8h, o início da sessão do Tribunal do Júri que submeterá a julgamento popular os cinco acusados de executar o policial federal penal Henry Charles, crime ocorrido no dia 12 de abril de 2017, quando a vítima estava num bar localizado no bairro Boa Vista, Mossoró.

Segundo a denúncia, o crime tem relação com facções criminosas, sendo executado em razão do cargo exercido pela vítima. Os cinco acusados são Eduardo Lapa dos Santos, Maria Cristina da Silva, Jailton Bastos de Souza, Gilvaneide Dias Mota Bastos e Edmar Fudimoto.

CAMARÃO – A produção de camarão segue de vento em popa no Rio Grande do Norte. O crescimento vem ocorrendo de forma substancial desde 2017, quando a produção foi de 15,4 mil toneladas, passando para 19,2 mil toneladas em 2018, 20,7 mil em 2019, 25 mil em 2020 e previsão de 25 mil toneladas para 2021.

Os criadores querem aumentar ainda mais esses números, para tanto então pleiteando junto ao Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) uma autorização para a compra de 1,2 mil camarões reprodutores aos EUA, o que aumentará a produção local.

O governo do Estado também deu uma ajudinha aos produtores, baixando de 12% para 1,5% a alíquota do tributo incidente sobre o setor de camarão.

METABOLISMO – Todos nós já ouvimos que com passar dos anos o nosso metabolismo vai ficando mais lento e que por isso é mais difícil emagrecer. Não é bem assim. Um grande estudo comandado pelo conceituado doutor Herman Pontzer revelou que o metabolismo do ser humano não se altera entre os 20 e 60 anos, e que a partir daí vai ficando mais lento na proporção de 1% ao ano. O estudo envolveu 6.400 pessoas em 29 países.

Escrito por Erasmo Firmino

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

LÁ VEM A BANDA!

Golpe do boleto falso