Sobre ,

Reforma do Museu Histórico Lauro da Escóssia avança e obras devem ser concluídas em outubro

Por Ana Cadengue

Os serviços de reforma do Museu Lauro da Escóssia estão em andamento, mas antes mesmo da conclusão das obras – prevista para o mês de outubro – os avanços já são visíveis. O prédio ganhou uma escada de emergência construída para criar uma rota de fuga em caso de incêndio. Foram instalados detectores de fumaça em todo o prédio e nove extintores de incêndio serão colocados no museu, além da sinalização de emergência.

Uma das principais melhorias implantadas foi a construção da torre que receberá o elevador. Agora os operários atuam na instalação da estrutura metálica para em breve receber o equipamento. O elevador será essencial para promover o acesso ao pavimento do primeiro andar onde funcionará a Pinacoteca, garantindo acessibilidade das pessoas com deficiência ou que estejam com mobilidade reduzida.

O Museu Lauro da Escóssia passa a contar também com para-raios a partir da instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). O prédio histórico ainda recebe um sistema de combate a incêndio com instalação de três hidrantes, sendo dois na área interna e um na parte externa.

“É um avanço muito significativo que atende a qualquer emergência com acessibilidade de fuga. Teremos acessibilidade ao pavimento superior por meio do elevador, que antes não existia, ou seja, ficou com acessibilidade para cadeirantes ou uma pessoa com dificuldade de locomoção também terá acesso a todas as salas do museu”, destacou Carlos Antônio, engenheiro responsável pelas obras.

O prédio ganhou pintura nova que resgata as cores originais do Museu Lauro da Escóssia e de outros museus do país. A previsão é que as obras sejam concluídas em outubro deste ano. Em setembro do ano passado, as obras tinham sido paralisadas pela antiga gestão, mas foram retomadas em abril deste ano pela nova gestão da Prefeitura de Mossoró. Além da restauração do prédio, os reservatórios de água também foram ampliados. A parte externa, na Praça Pr. Manoel Nunes Paz, também foi recuperada com serviços de restauração.

Enquanto as obras são realizadas, o Museu Histórico Lauro da Escóssia segue fechado para visitação ao público. Porém, a Secretaria Municipal de Cultura planeja a criação de um projeto de incentivo à visitação pela população e turistas.Uma das iniciativas que serão adotadas é a ampliação do período de funcionamento, que também terá visitação nos finais de semana.

Os funcionários do Museu Lauro da Escóssia também estão participando do curso Gestão de Museus Municipais e Comunitários, que é uma parceria do Museu do Seridó (MDS) e o Museu Câmara Cascudo (MCC) conjuntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A participação dos funcionários no curso é uma preparação para a reabertura.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

0

EM CARTAZ: O Dólar Furado

NÃO FOI ASSIM