Sobre ,

Tá na Rede: Câmara aprova PL das Fake News

A Câmara dos Deputados ignorou a pressão das big techs e aprovou nesta semana a urgência do projeto de lei que regulamenta as redes sociais e impõe sanções a plataformas que não retirarem do ar, até 24 horas após decisão judicial, conteúdos ilícitos.

A urgência —que acelera a tramitação do PL das Fake News e permite votação direto em plenário, sem passar por outras comissões— foi aprovada por 238 a 192 votos.

Em abril do ano passado, o mesmo requerimento havia sido derrotado por apenas 8 votos —recebeu 249 a favor, mas precisava de 257.

O projeto em discussão traz, entre outros pontos, uma série de obrigações aos provedores de redes sociais e aplicativos de mensagem, como a moderação de conteúdo.

No RN, Mineiro, Nathália e Robinson Faria votaram a favor. Benes Leocádio, sargento Gonçalves, general Girão e Paulinho Freire foram contra. João Maia esteve ausente.

A grande surpresa nessa história, no RN, foi o voto do ex-governador, pai de Fábio Faria, o Robinson, que já está sendo chamado pela extrema direita de traidor.

PESQUISAS: “Olha a banana, olha o bananeiro”

VERSO E REVERSO