Sobre

OITO CANÇÕES

Quais são, em sua opinião, as oito melhores músicas de todos os tempos? Esta pergunta foi feita a Roger Waters, ex-vocalista, baixista e co-fundador da banda Pink Floyd no programa Desert Island Discs, da BBC Radio 4 e ele elaborou uma senhora relação, incluindo clássicos, rock e jazz.  Foi divulgada também uma lista elaborada por Robert Plant, cantor do Led Zepelin, respondendo que canções ele levaria para uma ilha deserta e, surpreendentemente, ele incluiu uma gravação do tenor italiano Mario Lanza.

E se nós fôssemos fazer a nossa relação…  Muitas pesquisas têm sido feitas e algumas canções ocupam quase todas as relações, quando se trata de música brasileira, como Travessia e Carinhoso.

A música é universal, não tem idade e clássicos atravessam até séculos no gosto do público e na execução em meios de comunicação.

O que pesaria na escolha? Sentimentos e recordações que despertam ou apenas a simples qualidade da composição?

É certo que a música atual não parece ser mais a mesma e parece existir uma crise de criação e não têm aparecido grandes composições que parecem ser capazes de atravessar o tempo. O século XX nos deixou um legado inestimável mas parece que o século XXI não caminha com a mesma velocidade.

Também elaborei a minha lista. Na verdade, são duas, pois entendo que a mais bela das canções, aquela em que há o casamento perfeito entre letra, melodia, harmonia,  poderia não ser recomendada para ser levada para uma ilha deserta, onde entendo que a mensagem deve ser a mais positiva possível. É lógico que ninguém vai concordar integralmente, é uma lista muito pessoal, mas recomendo que ouçam cada uma das canções. O certo é que na lista das mais belas existem algumas que são como arroz de festa.


AS MAIS BELAS CANÇÕES DA MÚSICA BRASILEIRA

Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro

Travessia, de Milton Nascimento e Fernando Brant

Romaria, de Renato Teixeira

Cordas de aço, de Cartola

Amigo é casa, de Capiba e Hermínio Belo de Carvalho

Rosa, de Pixinguinha e Otávio Sousa

Timoneiro, de Paulinho da Viola e Hermínio Belo de Carvalho

Um girassol da cor do seu cabelo, de Lô Borges e Márcio Borges


PARA LEVAR PARA UMA ILHA DESERTA

Sementes do amanhã, de Gonzaguinha (a gravação de Erasmo Carlos)

O que é, o que é, de Gonzaguinha

O sol, de Antônio Júlio Nastácia (lançada por Jota Quest)

Toada, de Claudio Nucci, Zé Renato e Juca Filho

Tocando em frente, de Renato Teixeira e Almir Sater

Sol de Primavera, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Chovendo na roseira, de Tom Jobim

O sol Nascerá, de Elton Medeiros e Cartola

Boa audição!

Escrito por Damião Nobre

Em Cartaz: O JOGO DA IMITAÇÃO

Em suas mãos