Sobre ,

Exposição e palestras marcam lançamento da Semana Nacional do Trânsito em Natal

foto Alex Régis

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), deu início nesta segunda-feira (18), à Semana Nacional de Trânsito (SNT) com um evento de abertura no Shopping Midway Mall.  Sob o tema “No trânsito, escolha a vida”, uma das expectativas da campanha da Semana Nacional de Trânsito de 2023  é fazer com que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil. 

“Natal é uma das capitais do Brasil que tem servido de exemplo por ter diminuído o número de acidentes e vítimas fatais no trânsito. Por isso, convocamos toda a sociedade a participar das atividades da Semana Nacional de Trânsito. Este é um momento de suma importância para refletir sobre nossos comportamentos no trânsito e trabalharmos juntos para tornar nossas vias mais seguras, proteger vidas e contribuir para que este índice diminua cada vez mais aqui na nossa cidade”, ressalta o prefeito Álvaro Dias.

Criada pelo Código de Trânsito Brasileiro, a iniciativa é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.  A programação inclui cursos, palestras em escolas, blitz educativa e um esforço constante para conscientizar a população sobre as regras de trânsito e o respeito aos limites de velocidade.

O diretor de Mobilidade da STTU, Tácio Cavalcanti, reforça a importância do debate acerca dos temas sobre conscientização das medidas de segurança no trânsito. “A ideia é envolver todos que participam do trânsito, desde condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e também os ciclistas, incluindo pedestres e passageiros. O objetivo é trazer questões e reflexões sobre comportamentos e o senso de coletividade no trânsito”.

Para o chefe de segurança viária da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte, Inspetor Carlos Segundo, o evento é uma oportunidade para alertar e conscientizar a sociedade sobre as Leis de Trânsito e prevenção a acidentes. “Cada um de nós é responsável pelas próprias atitudes no cotidiano e pela segurança de todos. Por isso, proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor é fundamental. Quando respeitamos as leis, as regras de circulação, os limites de velocidade, não utilizamos o celular na direção ou enquanto atravessamos as vias e, principalmente, não conduzimos um veículo sob efeito de álcool, estamos adotando comportamentos seguros e assumindo o compromisso de cada vez mais preservar vidas”, disse.

Além da STTU, o  lançamento contou com a  participação de  diversas instituições comprometidas com a segurança viária, incluindo o Programa Viva o Trânsito, PRF, DETRAN, CPRE, CBTU, SEST SENAT, ACIRN e CETRAN. Alunos de  instituições locais, como a Casa Escola, CMEI Maria dos Martírios e Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, também participaram da vivência na minicidade de trânsito, com abordagem educativa e interativa.

Escrito por Túlio Ratto

Mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais começa hoje (18) em São Paulo

Curso para Gestantes do Sesc RN com vagas abertas para as turmas de 2023