De há muito escuto que a rendição do Brasil está na energia limpa, que temos enorme potencial para baixar a emissão de carbono na indústria e nos veículos. 90% da energia elétrica do país já vem de fontes renováveis, um recorde mundial, falta agora expandir o uso dessa energia limpa para outras áreas. As iniciativas são anunciadas em palestras, seminários, artigos de jornais etc., mas, na prática, a mudança tem sido muito lenta. Há muitos entraves burocráticos. Ora, se o futuro do Brasil está na energia limpa e renovável, por que tanto empecilho? Toda matéria anunciando um avanço tecnológico é acompanhada de um entretanto. Assim complica.
COMPOSIÇÃO NO JUDICIÁRIO – Uma resolução aprovada no último dia 26 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pretende incluir mais mulheres nos tribunais de Justiça do país. Há casos, como os dos estados de Amapá e Roraima, onde não há nenhuma desembargadora. A nova regra prevê a inclusão do critério de gênero nas promoções por merecimento, alternando homem e mulher até alcançar o percentual mínimo de 40% de desembargadoras. As promoções por antiguidade, que levam em consideração apenas o tempo de exercício no cargo de magistrado, continuam inalteradas. As novas regras começam a valer já no ano que vem.
AUGUSTO ARAS – No último dia 25 encerrou o segundo e último mandato de Augusto Aras a frente da Procuradoria-Geral da República. Foram quatro anos de uma atuação leniente e omissa, totalmente contrária ao que prevê a legislação. O Ministério Público tem como missão precípua defender os interesses da coletividade, mas Aras passou os quatro anos atuando para blindar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive durante a pandemia, quando a “coletividade” foi extremamente prejudicada pelas decisões de Bolsonaro. Aras tomou posição contrária a que o cargo exige, um acinte, um tapa na cara dos brasileiros. Vai tarde.
CENTRÃO X LULA – Tem sido interessante acompanhar a disputa de poder entre o Centrão, liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o presidente Lula (PT). Na gestão anterior não teve embate, Bolsonaro cedeu de prima tudo o que Lira pediu, inclusive o comando do orçamento federal, abdicando de governar, virando um mero animador de torcida. Não é o que ocorre atualmente. O presidente Lula disputa poder e força com o presidente da Câmara dos Deputados. Ambos agem com enxadristas. Por ora, ambos demonstram comportamento republicano, mas a tensão tem aumentado nas últimas semanas, sobretudo pelo impasse envolvendo o comando da Caixa.
VAGA NO STF – Outra disputa em voga é para o STF, na vaga surgida com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Segundo a grande imprensa, o favorito é o ministro Flávio Dino (Justiça), no entanto, não seria uma surpresa a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias. Ambos têm seus pistolões. A favor de Dino pesa o conhecimento jurídico e a afinidade com os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Morais; já a favor de Messias pesa a fidelidade ao PT e a possibilidade de formar uma dupla com Cristiano Zanin, no mesmo estilo André Mendonça e Nunes Marques. Corre por fora o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
ANA PRISCILA AZEVEDO – Apontada como uma das líderes da tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, a influencer Ana Priscila Azevedo foi ouvida na CPI dos atos golpistas da Câmara Distrital de Brasília no último dia 28 de setembro. Em dado momento, quando respondia aos questionamentos do relator, deputado Hermeto (MDB), ela disse que era norte-rio-grandense de Mossoró. Os vídeos da golpista viralizaram dias depois da tentativa de golpe. Num deles, ela debocha do fato de uma viatura da Polícia Federal ter sido depredada; noutro, ela convoca os patriotas a irem ao Congresso Nacional sitiar os três poderes. Nunca soube que ela fosse minha conterrânea.
DIABETES – Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde constatou que os casos de diabetes tipo 2 (DM2) em adultos subiram 65% em 15 anos. Em 2006, 5,5% dos adultos tinham DM2; em 2021, 9,1%. O sedentarismo e obesidade são apontados como as principais causas do aumento. Especialistas também já notaram que as pessoas são acometidas da doença cada vez mais jovens. O presidente da Sbem, Paulo Miranda, disse em entrevista à Folha que é cada vez mais comum o diagnóstico antes dos 30 anos. Um estudo citado por ele mostrou um aumento de 56% em todo o mundo nos casos de DM2 entre 1990 e 2019. A diabetes é a doença crônica de maior impacto no sistema de saúde.
CANGAÇO NOVO – Não se fala noutro assunto, até mesmo gente que eu nem sabia que assistia a séries me falou sobre “Cangaço Novo”, disponível na Amazon Prime. Nas últimas semanas li várias matérias especiais sobre a produção, inclusive uma que ocupou quatro páginas numa edição dominical da Folha de S. Paulo. A série já chegou ao top 10 em mais de 50 países, e contando. A trama se passa no interior do Nordeste, dramatizando uma situação bem comum na região: assaltos a instituições bancárias promovidos por bandos. Invariavelmente as matérias destacam a ótima atuação da atriz potiguar Alice Carvalho, que interpreta a personagem Dinorah Vaqueiro. Vale à pena assistir.
RODOLFO ABRANTES – Em recente entrevista ao podcast JesusCopy, o ex-vocalista da banda Raimundos, Rodolfo Abrantes, disse que a decisão de deixar a banda e se tornar evangélico não foi fácil. Afirmou, inclusive, que pensou em voltar atrás de sua decisão logo após prestar seu primeiro testemunho. Revelou que na volta para casa, num carro com uma sobrinha de 15 anos e um pastor, este não tirou os olhos das coxas da adolescente. “Nunca vi alguém olhar com tanto desejo para o corpo de alguém, foi constrangedor”, confidenciou. Apesar do fato, Rodolfo continuou sendo evangélico, inclusive gravando discos de música gospel. Hoje ele mora no Havaí (EUA).
LANÇAMENTO DO MÊS – O rapper Gabriel O Pensador acaba de lançar seu oitavo álbum de estúdio, “Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno”, após um hiato de 11 anos. O último disco de inéditas, “Sem Crise”, foi lançado em 2012. O destaque do novo disco é “Cachimbo da Paz 2”, que assim como o primeiro, também tem a participação de Lulu Santos. Gabriel O Pensador já tem 30 anos de carreira. Seu primeiro hit, “Tô Feliz, Matei o Presidente”, foi lançado em 1993. Gabriel segue sendo o mesmo, com músicas cheias de samples, letras longas e reflexivas, além de muitos convidados. 30 anos se passaram, mas o estilo das músicas é praticamente o mesmo.