O Grupo Universitário de Aquarela e Pastel (Guap) realiza, até 14 de fevereiro, a exposição Cenas potiguares: do litoral ao sertão. A mostra tem o objetivo de reafirmar a identidade cultural potiguar por meio de pinturas nas quais são utilizadas técnicas em aquarela, giz pastel e fotografia. A abertura será nesta sexta-feira, 22 de dezembro, às 19h, no Hotel Barreira Roxa, localizado na Via Costeira, em Natal. A entrada é gratuita.
A mostra é composta por 58 obras de 18 artistas, todos componentes do Guap. As obras ficarão expostas em dois pavimentos do hotel, e os hóspedes e interessados na cultura potiguar poderão visitar a exibição. “O objetivo da exposição é contar, principalmente, como estamos em um hotel, para os turistas o que é o Rio Grande do Norte a partir de imagens e paisagens”, explica Verônica Lima, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Grupo.
De acordo com a coordenadora, a exposição acontece graças ao esforço dos artistas e às parcerias. “O hotel Barreira Roxa, que é um hotel-escola, está nos apoiando bastante. Eles vão oferecer o espaço e o coquetel de abertura, além de ajudar na divulgação da exposição. O Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) também nos apoiou na logística”, conta.
Sobre o Guap
O grupo atua desde 2001, com professores e estudantes da UFRN, bem como artistas e membros da comunidade externa. É resultado de um projeto de extensão da UFRN, realizado pelo Departamento de Arquitetura (Darq) e apoiado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC). O Guap reúne artistas para a produção de artes visuais na UFRN com cursos e oficinas para ampliar a visibilidade das obras.