Sobre ,

Grupo Estação de Teatro apresenta o projeto “Contando A Gente Se Encontra”

Foto: Divulgação

O projeto “Contando a gente se encontra” – idealizado pelas atrizes Nara Kelly e Manu Azevedo e desenvolvido pelo Grupo Estação de Teatro – tem como foco a contação de histórias, como também a transmissão de conhecimento, vivências e valores, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. 

O grupo produziu 4 vídeos de histórias inéditas, com tradução em Libras, que farão parte da terceira temporada do Canal Estação Criança, no canal do YouTube do Grupo , que até o momento possui 9 vídeos totalizando mais de 50.000 (cinquenta mil visualizações

primeiro vídeo , que será lançado nesta quinta-feira 20/04 será “A Tartaruga e Fruta Amarela” –  um conto que remete a origem do casco da tartaruga e sua perseverança em alcançar o objetivo; na sequência semanalmente, serão lançados os vídeos “O Colecionador de Sabedorias”, “As Moedas das Estrelas” e “O Minhocão e a Minhoquinha”.

O projeto contará ainda com 2 apresentações de contação de histórias infantis e 2 ações formativas de oficinas de contação de histórias para 2 públicos-alvo diferentes: professores da rede pública do ensino e cuidadores de crianças (pais, mães, tias tios e avós), passando pelas cidades de Baía Formosa, Currais Novos, Goianinha, Ouro Branco e Natal. As oficinas, com 3h de duração, trabalham a partir dos elementos teatrais essenciais para melhorar atividades pedagógicas, utilizando de forma prática e lúdica, o instrumento corporal e vocal do contador/professor. 

O projeto “Contando a gente se encontra” tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

As contações

“1,2,3… conte outra vez” – apresentada pela contadora Nara Kelly, que através das histórias “Os pássaros”, “O sapo e a cobra”; “O pote vazio”, e “O país dos sonhos” estabelece uma relação direta com o público, que interage com a trama de forma envolvente e divertida. 

“Histórias de Uma Viajante” solo de Manu Azevedo é uma sessão de contos onde a atriz vivencia com o público uma experiência divertida com muita música, brincadeira e histórias populares. Dentre os contos escolhidos para a sessão, veremos: A Princesa da Terra e o Príncipe da Água, O Grande Rabanete e Rubinha e a Procissão dos Mortos. A escolha dos contos foi pensada para garantir a interação e a diversão do público de todas as idades.

Quem conta?

Nara Kelly (Contadora e Ministrante da Oficina) – A atriz Nara Kelly é formada em Artes Cênicas pela UFRN e atua desde 1994 no cenário teatral potiguar. É integrante do Grupo Estação de Teatro, desde sua fundação em 2009, e também atua nos espetáculos da Casa de Zoé desde 2017. O gosto pela contação de histórias se deu a partir da montagem do renomado espetáculo Fábulas, do Grupo Clowns de Shakespeare, que estreou em 2006, fruto da sua conclusão no curso de Artes na UFRN. De lá pra cá, investe em livros, oficinas e conhecimento acerca da arte da narrativa, ganhando destaque no RN por sua trajetória. Participou do projeto Arte da Palavra SESC, circuito Oralidades, com o espetáculo 1,2,3… Conto outra vez. 

Manu Azevedo (Contadora e Ministrante da Oficina) – Manu Azevedo é formada em Artes Cênicas pela UFRN e desenvolve trabalhos de teatro desde o ano de 2003.  Em  2009 fundou com outros colegas o Grupo Estação de Teatro, com o qual desenvolve trabalhos como atriz, contadora de histórias, iluminadora, produtora e assistente de direção. Como atriz, atua no espetáculo “Estação dos Contos”, que circulou no Projeto Palco Giratório Sesc 2015, Prêmio Miriam Muniz 2014, Caixa Cultural Fortaleza 2017, além de vários projetos e festivais estaduais nos últimos 10 anos. Também participa como stand-in na produtora Casa de Zoé  nos espetáculos “Meu Seridó” e “Sinapse Darwin”.  Atualmente, faz a assistência de direção do espetáculo “No Coração da Lua” e atua no espetáculo “Candeia” do Grupo Estação de Teatro.

Ficha Técnica:

Elenco: Manu Azevedo, Nara Kelly e Caio Padilha

Trilha: Caio Padilha

Direção de fotografia, Captação e Edição: Taline Freitas

Intéprete de Libras: Brígida Paiva

Produção Executiva: Talita Yohana (TAYÓ Produções)

Assistência de Produção: Claudia Mariana e Mariana Hardi

Técnicos: Janielson Silva e Sandro Paixão

Estúdio: Estúdio Hangar

Assessoria de Imprensa: Sollar Comunicação

Designer Gráfico: FilipeAnjo

Sobre o Grupo Estação: 

O Grupo Estação de Teatro atua profissionalmente no cenário teatral potiguar há treze anos. Em 2019, através do Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN, o Grupo Estação lançou o canal infantil de sucesso no Youtube intitulado “ESTAÇÃO CRIANÇA”.

Produz um conteúdo teatral com obras ao mesmo tempo lúdicas, reflexivas e educativas. Como por exemplo o espetáculo “Quintal de Luís”, inspirado no mestre Câmara Cascudo, apresentado em diversas ruas, praças e parques; o adulto Guerra, formigas e palhaços que trouxe mais visibilidade ao grupo, sendo apresentado em 15 estados brasileiros. O Grupo possui um repertório infantil composto pelo “Estação dos Contos”; “Um sonho de rabeca no reino da bicharada”, “1,2,3… Conto Outra Vez” , “Histórias de uma Viajante”, “Candeia” e  “No coração da lua”. Em sua trajetória, o Grupo vem sendo contemplado em diversos editais, com destaque para, Edital de Economia Criativa SEBRAE 2022, 2021, 2020, 2019 e 2017; Projeto Conexão Elefante Cultural 2016 e 2020, Programa Petrobrás Distribuidora 2019; Programa de Patrocínios COSERN Cultural 2018 e 2015, Edital de Seleção Pública POTIGÁS 2017 (projeto Estação Criança); Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural Fortaleza– 2017/2018; Palco Giratório Sesc 2015 – turnê em 18 estados do Brasil; Projeto Jornada Cultural 2015 – Teatro Riachuelo; Edital Natal Em Cena 2014; Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2013 e o Programa BNB de Cultura 2010, além de participações em festivais e mostras importantes.

Siga: https://www.instagram.com/grupoestacaodeteatro/

https://www.instagram.com/tayoproducoes/

Bardallo’s celebra 18 anos de resistência e arte no Centro Histórico

Após reestruturação, praça é entregue pela Prefeitura na Zona Norte