Sobre ,

Multidão acompanha a abertura do Carnaval de Natal no Polo Petrópolis

Foto: Frankie Marcone

A capital potiguar está, “oficialmente”, vivendo o reinado de Momo. O prefeito Álvaro Dias entregou a chave da cidade ao rei Allan Rafael Gonzaga e à rainha da folia, Érica Priscila Costa Alves. A entrega aconteceu durante a abertura do Carnaval de Natal, na noite desta quinta-feira (8), no Polo Petrópolis, pouco antes do show de Elba Ramalho, que arrastou uma multidão para a praça Pedro Velho.

Antes da cantora paraibana subir ao palco, os foliões dançaram ao som de Valéria Valença, Lia de Itamaracá, DuGiba e Maestro Spock de Pernambuco com muito frevo. A praça ficou pequena com a chegada dos blocos: Xô Mosquito e Pediu para parar? parou! – responsáveis por mensagens sociais importantes como o combate ao mosquito da dengue e o respeito às mulheres.

“A presença popular, por ser o primeiro dia, superou todas as expectativas. Uma presença enorme de pessoas. O Polo Petrópolis completamente lotado, mostrando que o povo de Natal gosta, quer participar e quer se fazer presente”, comentou o prefeito.

O gestor acredita que haverá um “efeito cascata” e que esse será o carnaval com maior presença popular em todos os tempos. “Abrindo hoje a folia com esses shows, entregando a chave da cidade ao rei Momo, eu acredito que a participação vai ser cada vez maior”, comemorou Álvaro Dias.

O prefeito subiu ao palco e dançou ao som do frevo e também com as músicas de sucesso da cantora Elba Ramalho. “Quero estar na maioria dos blocos. Vou percorrer todos os Polos. Espero que a alegria tome conta da nossa cidade”, antecipou. Foi durante a apresentação da cantora que Álvaro Dias entregou a chave da cidade ao rei Momo.

Na abertura dos shows, Valeria Valença agradeceu o convite da Prefeitura. “Muito obrigada à Prefeitura de Natal pelo convite e pelo investimento na nossa cultura. É uma honra abrir o carnaval de Natal, principalmente nesse ano que completamos 10 anos do projeto Cores da Cidade”, festejou.

Álvaro Dias fez questão de visitar todos os camarins e confraternizar com os artistas da terra e os convidados de fora do Rio Grande do Norte. “Estamos fazendo um carnaval com mais de mil músicos. Nossa gestão é uma das que mais apoia a cultura e estamos trabalhando para investir ainda mais”, disse o prefeito em conversa com a cantora Lia de Itamaracá, que aproveitou para festejar seus 80 anos.

O secretário de cultura de Natal, Dácio Galvão disse que o carnaval de Natal começou com toda força e fez questão de lembrar a homenagem à Banda da Ribeira. “São 25 anos de uma linda trajetória e por isso entregamos a placa de mérito ao coordenador da Banda, Haroldo Maranhão. São todos esses anos associando a cultura carnavalesca ao trabalho de preservação da Ribeira e do Centro Histórico de Natal, revelou.

Foliões

Alguns foliões chegaram cedo para aproveitar a festa por completo. O funcionário público Carlos Porfiras elogiou a festa. “A festa está maravilhosa e começar com Valéria, uma das maiores vozes que eu conheço foi perfeito”, comentou.

Os shows atraíram foliões dos bairros próximos, mas também da região metropolitana de Natal. “Vim de Parnamirim para ver a abertura do Carnaval de Natal. Não podia perder e estou adorando”, testemunhou Luzia Fonseca.

Mas além de festejar, o Carnaval é um bom período para movimentar a economia da cidade, desde a área formal até os informais. O vendedor Erimário Vicente acredita que o evento será bom para seus negócios. “Estarei aqui em Petrópolis e em Ponta Negra. Com o fim da pandemia espero que tenha cada vez mais gente e que comprem”, alegra-se.

Escrito por Túlio Ratto

Famílias de 8 cidades do RN ainda não procuraram a Siga Antenado para instalação gratuita na nova parabólica digital

Bloco das Kengas realiza grande desfile no domingo de carnaval com show de Fafá de Belém