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Ciclistas terão espaço respeitado em “trincheira” da av. Alexandrino de Alencar

Maquete virtual de ciclovia na trincheira da Alexandrino de Alencar - Reprodução

A política de mobilidade urbana implementada pela Prefeitura de Natal visa sempre respeitar todos os envolvidos no ambiente de trânsito e transporte. A prova disso é de que, no projeto de construção da trincheira no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Salgado Filho, todos os espaços dos pedestres, ciclistas e motoristas estão sendo respeitados e garantidos. O investimento total da obra será de R$ 25 milhões.

Especificamente para os usuários de bicicleta, a obra vai garantir a construção de uma nova ciclofaixa, em nível, sem provocar qualquer prejuízo às bikes, muito pelo contrário, criando um novo espaço exclusivo que trará mais segurança e mobilidade para os usuários. Além da implementação da ciclofaixa e do túnel, todo o local será adaptado com calçadas e sinalização, garantindo a acessibilidade e segurança das pessoas que andam pelo local.

“De forma bem democrática, ouvimos todos os envolvidos nesse processo de reestruturação. A intervenção no cruzamento da Alexandrino com a Salgado Filho vai respeitar e garantir espaço, segurança e conforto para pedestres, ciclistas e motoristas. É um projeto amplo que promove a universalidade da mobilidade”, ressalta o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que a sua gestão vem implementando um arrojado plano cicloviário. Atualmente, a cidade conta com 90 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas. Até o final de 2024, após a finalização dos projetos que estão sendo executados pela Prefeitura, os ciclistas terão à disposição mais de 115 quilômetros de áreas adequadas para pedalar de forma segura.

Ciclovias

A Zona Norte da cidade concentra a maior parte dos investimentos na ampliação de espaços exclusivos para ciclistas. Na avenida Itapetinga, estão sendo construidos quatro quilômetros de ciclovia, sendo dois quilômetros em cada sentido da via. Além da Itapetinga, serão beneficiadas com o plano cicloviário as avenidas das Cirandas, Pico Cabugi, Florianópolis, Guarapes e Nosso Senhor do Bonfim. As ciclovias serão de mão dupla e vão contar com sinalização horizontal e vertical. Além disso, serão executadas melhorias no entorno das vias, para trazer mais conforto, melhorar a acessibilidade e gerar mais segurança para pedestres e ciclistas.

Na Zona Sul, a estrutura cicloviária será reforçada com a continuidade do projeto de modernização da avenida Praia de Ponta Negra. Já na Zona Leste, a avenida Rio Branco, principal corredor de mobilidade da região, também passou a contar com uma ciclovia.

Atualmente, Natal conta com ciclovias, ciclorrotas e faixas compartilhadas em todas as regiões. Existem espaços do gênero nas avenidas Prudente de Morais, Ayrton Senna, Café Filho, Omar O´Grady, no Viaduto do Baldo, Ponte Newton Navarro, seguindo pela avenida João de Deus, no bairro de Santos Reis, pela avenida Duque de Caxias e finalizando com a conexão à ciclovia existente na avenida Rafael Fernandes (também conhecida como avenida do Contorno). Além disso, a capital potiguar possui estruturas cicloviárias na avenida Dr. Solon Miranda de Galvão, interligando a avenida Roberto Freire ao Anel Viário do Campus Universitário; Capitão-Mor Gouveia; Deodoro da Fonseca; Hermes da Fonseca e Roberto Freire.

“É fundamental que as grandes cidades ofereçam diversos modais de transporte para a população. Aqui em Natal estamos executando um arrojado plano cicloviário, por considerarmos que investir em ciclovias gera saúde, qualidade de vida, preserva o meio ambiente e melhora a mobilidade urbana como um todo”, aponta Álvaro Dias, acrescentando que as bicicletas são meios de transporte acessíveis, baratos e ambientalmente sustentáveis.

Escrito por Túlio Ratto

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